Pesquisa Universitária

Olá, sou aluno de Engenharia da PUC-RJ e estou realizando um projeto que visa a sustentabilidade de um edifício. Para melhor compreensão do funcionamento da construção do mesmo, gostaria de fazer algumas perguntas:

Qual a imagem que vocês tentam passar ao seu cliente em relação ao seu prédio?

O que é mais importante: a economia, a beleza ou a eficiência?

Qual a maior preocupação ao se construir um edifício?

Ao comprar produtos que serão utilizados no edifíco, como elevadores e bombas d’água, quais são os fatores que influenciam?

Qual o feedback recebido pelos seus clientes?

Espero que possa responder essas perguntas. Agradeço desde já pela sua atenção,

Pedro da Costa Moreira.

Pesquisa Universitária

Olá, sou aluno de Engenharia da PUC-RJ e estou realizando um projeto que visa a sustentabilidade de um edifício. Para melhor compreensão do funcionamento da construção do mesmo, gostaria de fazer algumas perguntas:

Qual a imagem que vocês tentam passar ao seu cliente em relação ao seu prédio?

O que é mais importante: a economia, a beleza ou a eficiência?

Qual a maior preocupação ao se construir um edifício?

Ao comprar produtos que serão utilizados no edifíco, como elevadores e bombas d’água, quais são os fatores que influenciam?

Qual o feedback recebido pelos seus clientes?

Espero que possa responder essas perguntas. Agradeço desde já pela sua atenção,

Pedro da Costa Moreira.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 1
Jonathas de Alencar

Olá Pedro,

Sou engenheiro civil e trabalhei em construturas de grande porte e de alto padrão construtivo, espero que com minha humilde experiencia possa te auxiliar.

1) Qual a imagem que vocês tentam passar ao seu cliente em relação ao seu prédio?

O mercado da construção civil é muito competitivo, então a "imagem " da empresa é muito trabalhada desde o impacto com a vizinhança na execução passando por práticas sustentáveis e ambientalmente corretas até ações sociais com a comunidade, isso vem se mostrando um diferencial em construtoras nos últimos anos, a busca por certificações como AQUA e LEED vem crescendo tanto pelas empresas quanto pelos consumidores.

2) O que é mais importante: a economia, a beleza ou a eficiência?

Essas certificações que eu citei acima agregam todos esses conceitos, sugiro que pesquise sobre eles.

3) Qual a maior preocupação ao se construir um edifício?

Que ele não caia.

4) Ao comprar produtos que serão utilizados no edifício, como elevadores e bombas d’água, quais são os fatores que influenciam?

Quanto aos elevadores existem vários fatores: numero de andares, qual a utilização do prédio, numero de ocupantes, existem programas na internet que calculam os elevadores necessários. Geralmente são pedidos por encomenda.Quanto as bombas basicamente altura manométrica e vazão. Mas no geral o que influencia na decisão de qual marca é inevitavelmente o preço.

5) Qual o feedback recebido pelos seus clientes?

Grandes construtoras oferecem garantias nos edifícios novos de até 5 anos, portanto isso abre um canal de comunicação direta com os clientes para feedback e estes por sua vez variam conforme padrão, local, púbico. É muito relativo.

Qualquer duvida estou a disposição,

Att.

Eng. Jonathas de Alencar

Responder
Gustavo Espírito Santo Jr

Caro Pedro,

Espero colaborar não exatamente nas respostas contidas em seu estudo, mas diretamente com você quanto à eficiência na condução de sua pesquisa, sugerindo otimização do seu tempo, essa "commodity que não se compra".

Participo deste site com objetivo de divulgação dos trabalhos realizados. Pelo que pude perceber ao longo de algum tempo, e pelas respostas que concorrem aqui neste setor, o site não congrega exatamente Construtoras; ou seja, de empresas que obrigatoriamente contam com corpo de engenheiros. O site parece reunir pequenas empresas ou até mesmo autônomos que atuam no mercado como empreiteiros; ou seja, empreendedores que efetivamente participam da construção civil, oferendo serviços de execução do que tenha sido recomendado ou projetado por engenheiros ou arquitetos, estes últimos sim; devido ao regime de competência e pressupondo regularidade de seus registros nos pertinentes conselhos de classe.

Na qualidade de aluno desta renomada instituição, você certamente conta com acesso à fontes bastante confiáveis, como por ex.: construtoras de médio e grande porte, cujos integrantes do corpo técnico reconhecendo a seriedade deste trabalho, muito possivelmente lhe disponibilizarão subsídios consistentes e confiáveis.

Ainda querendo subsidiar sua conclusão sobre insistir em buscar respostas por aqui, uma empresária conhecida minha publicou consulta para a contratação de uma obra, e das 3 empresas supostamente interessadas nenhuma delas sequer visitou o local ou deu qualquer satisfação sobre o porque em não concluir o atendimento. O site se resume a perguntar se a consulta foi atendida, e ao receber resposta negativa, fica por isto mesmo.

Sugiro uma pesquisa por conta própria nas perguntas e respostas para que tire suas próprias conclusões sobre a consistência deste mecanismo. Acredito que apenas a leitura de tantos erros de português e inconsistência nas respostas e demonstrações de pretenso conhecimento serão suficientes não obrigatoriamente para demovê-lo desta iniciativa; mas talvez para motivá-lo em alguma forma de contribuição, que é o que tento aqui há algum tempo, usando dos fundamentos de minha formação acadêmica em Administração de Empresas e gestor de negócios de uma prestadora de serviços de construção civil; onde conto com o suporte técnico de engenheiros e arquitetos contratados.

Boa sorte em seu objetivo, esperando ter de alguma forma colaborado.

At, Gustavo

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região