Como construir um pilar no beiral da lage?

Bati uma laje premoldada deixando um beiral de 1m. Agora vou cercar de parede para fazer um terraço, quero levantar mais o menos 6 fiadas de tijolo e continuar com os pilares para cintar na altura do telhado. A distancia é 10m de compr, minha dúvida é se posso nascer dois pilares na ponta da vigota sendo q ja tem um em cada quina q vem desde o chao, essas vigotas onde pretendo nascer os pilare s estao reforçadas com dois ferros de 12mm cada uma, sendo q cortei eles com 2,2m deixando 1m no beiral e o outro pra dentro da laje, posso ou não nascer os pilares nas pontas destas vigotas?

Como construir um pilar no beiral da lage?

Bati uma laje premoldada deixando um beiral de 1m. Agora vou cercar de parede para fazer um terraço, quero levantar mais o menos 6 fiadas de tijolo e continuar com os pilares para cintar na altura do telhado. A distancia é 10m de compr, minha dúvida é se posso nascer dois pilares na ponta da vigota sendo q ja tem um em cada quina q vem desde o chao, essas vigotas onde pretendo nascer os pilare s estao reforçadas com dois ferros de 12mm cada uma, sendo q cortei eles com 2,2m deixando 1m no beiral e o outro pra dentro da laje, posso ou não nascer os pilares nas pontas destas vigotas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Sebastião Ary Rios Vieira

Bom dia João,

Pelo que entendi vc quer levantar uma platibanda no perímetro da laje e vc acha que o beiral não suportaria o peso . Muito bem, vc não precisa construir pilares de reforço, pois os mesmos não poderiam "escorar" diretamente na laje, seria necessario uma viga der apoio para os pilares.

CONCLUSÃO: Caso a laje não tenha uma ferragem negativa suficiente para suportar tal carga, aconselho vc a fazer uma platibanda mais leve ou construi-la em cima das paredes de sustentação da laje. Outra opção(mais cara) seria reforçar o balanço com uma nova camada de concreto armado com ferragem negativa dimencionada para sobrecarga prevista.

Obrigado pela consulta.

Responder
Murilo Henrique de Souza e Silva

Olá João,

As informações que apresentou não são suficientes para te concluir se é possível ou não o sustentamento do pilar pela vigota em balanço. Para concluir, falta, no mínimo as informações:

Quais as dimensões e armadura da vigota?

Qual a espessura do cobrimento de concreto que ira sobre as barras de 12,5mm?

O que (qual a carga) esses pilares estão suportando?

O que você chama de terraço, seria uma sacada (com acesso de pessoas) ou um beiral (sem o acesso de pessoas)?

A posição desse reforço na sua seção.

Além disso, seria bom saber quais os revestimentos das paredes e do contra piso.

Apenas com essas informações bem definidas seria possível te responder.

Mais uma observação: O reforço que colocou de 12,5mm, ancorando 1,2m para dentro da laje, é uma bitola muito grande. Bem provavelmente (dependendo da carga, do cobrimento e do fck do concreto) terá problemas de fissuração do concreto na sua ancoragem. O que pode levar a infiltrações, corrosão de armadura e, mais adiante, comprometimento da estrutura.

Favor, verificar esse sistema.

Obrigado