Posso fazer pilares sem sapata?

Olá amigos, gostaria de saber se há necessidade de colocar sapata em 4 pilares de 3 metros que servirá para montar o madeiramento do telhado de garagem. O imóvel é grande tem capacidade para 10 carros que tb cobrirei da mesma futuramente da mesma forma. O solo tem muita umidade que brota água a partir de 1 metro de escavação. É necessário sapata??

Posso fazer pilares sem sapata?

Olá amigos, gostaria de saber se há necessidade de colocar sapata em 4 pilares de 3 metros que servirá para montar o madeiramento do telhado de garagem. O imóvel é grande tem capacidade para 10 carros que tb cobrirei da mesma futuramente da mesma forma. O solo tem muita umidade que brota água a partir de 1 metro de escavação. É necessário sapata??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 4
Splenda Engenharia e Arquitetura

Olá!

Todo pilar requer uma fundação, para transmitir os esforços (cargas) para o solo. Essa fundação pode ser por sapatas ou outro tipo de fundação. Mas invariavelmente é necessária uma fundação, seja ela rasa ou profunda.

Responder
André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 1 año

Boa tarde!

É necessário sim...para fixação e distribuir das cargas ao solo.

Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

Olá. todo pilar precisa de fundação seja ela sapata ou estaca escavada com bloco de coroamento.

Um pilar sem fundação certamente vai se movimentar para os lados ou em direção ao solo... Sem uma sapata, em vez do pilar ter uma base, ele irá furar o chão ... e descer

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região