Como pintar os azulejos do banheiro?

Tenho que lixar os azulejos e depois pinta-los?Qual tinta para parede e qual tinta para o chão? A área molhada corre o risco de soltar a tinta ou amarela-la?A tinta cobre perfeitamente os rejuntes?Quantos dias tenho que deixar a tinta secar para uma boa fixação?Quantos nos duram em média essa pintura ?Obrigada e um abraço

Como pintar os azulejos do banheiro?

Tenho que lixar os azulejos e depois pinta-los?Qual tinta para parede e qual tinta para o chão? A área molhada corre o risco de soltar a tinta ou amarela-la?A tinta cobre perfeitamente os rejuntes?Quantos dias tenho que deixar a tinta secar para uma boa fixação?Quantos nos duram em média essa pintura ?Obrigada e um abraço

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

26 Respostas

Respostas úteis 20
Romulo Ferreira
W W R Construções E Reformas Em Geral (São Paulo Zona Norte, São Paulo) W W R Construções E Reformas Em Geral - há 6 anos

Olá Débora,

Segue abaixo os passos de como realizar a pintura em azulejos:

1- Limpe bem a superfície com água e detergente neutro, até eliminar todos os vestígios de sujeira e gordura, tanto das cerâmicas quanto dos rejuntes (caso haja mofo, elimine-o também);

2- Preencha as falhas com massa acrílica.

3- Prepare a tinta seguindo à risca as recomendações do fabricante.

4- Espere a secagem da tinta e passe a segunda demão.

Espero ter ajudado :)

W W R Construções Reformas em Geral

Responder
Claudio Martins
Claudio Martins Pinturas (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Claudio Martins Pinturas - há 6 anos

Primeiro Lugar; você tem limpar todo o azulejo com detergente, e limpar muito bem os rejuntes. Depois aplique uma de mão de Tinta Epoxi (Base Solvente ou Base Água).

Após 24 Horas aplique a 2ª demão e deixe secar por 48 horas. Esta pronto. . Agora se você quiser sumir com os rejuntes, aplique massa epoxi lixe isto após aplicar uma demão de tinta.

Responder
José Amancio da Costa
Construjac (Suzano, São Paulo) Construjac - há 6 anos

Olá Débora boa noite você já tem várias resposta mas não custa nada eu dar a minha a ideia de pintar Azulejos é muito mínima mas gosto não se discute é pintar com Epóxi boa sorte essa é a minha sugestão construjac empreiteira de mão de obra de construção civil meus agradecimentos José Amancio

Responder
Cleicimária Brigatti
Particular - há 6 anos

Olá Débora,

Hoje temos variedades de marcas de tintas para azulejos, neste caso seria bom pedir ajuda aos vendedores.

Já no processo da pintura temos dois modos: Você deseja apenas tocar a cor e deixar a ondulação do azulejo ou deixar a superfície lisinha.

Com ondulação: Apenas lave bem a superfície e deixe secar bem, depois apenas aplicar a tinta (não é necessário lixar).

Para deixa-la lisa: Lave bem a superfície e deixe secar bem, depois passe massa acrílica nos vãos do rejunte, deixe secar e passe novamente se necessário apos lixe para deixar rente ao azulejo e passe a tinta.

Espero ter ajudado!

Solange
Particular - há 6 anos

Resposta mais correta, pois há necessidade de lixar caso seja o efeito parede lisa, como bem explicado pela Cleicimária. A tinta tem de ser epoxi, e se for pintar o box do banheiro ou entorno da pia da cozinha, a tinta mesmo acrílica, fatalmente descascará com o tempo (experiência própria). Para o entorno da pia da cozinha, sugiro a fórmica própria para essa área da cozinha, foi o que fiz e deu certo.

Marlon Kassinofe da Silva
Mks Pintura E Revestimentos (Diadema, São Paulo) Mks Pintura E Revestimentos - há 6 anos

Bom dia Débora Iniciado o trabalho com limpeza de detergente neutro e água tire o resíduo dá limpeza lixe o azulejo com lixa fina tire o pó dá lixa de uma boa olhada se não tiver faltando alguma massa no rejunte do azulejo se tiver preencher com massa acrílica lixe e o exesso de tire cm pano seco depois iniciar o processo de pintura com tinta acrílica espero um bom tempo de cura venha com a segunda ademao se necessário a terceira faca dependendo dá cor para o chão tinta epóxi OK abraços

Responder
Maisa SantAnna
Maisa Marques Santanna (Aracaju, Sergipe) Maisa Marques Santanna - há 6 anos

Ola Debora, existem tintas específicas para pintura de piso e de azulejos, hoje voce encontra no mercado muitas oções de cores a disposição. As especificações de uso depedem de cada marca, a melhor opção é consultar o vendedor. Todas tem uma excelente cobertura e durabilidade.

Responder
Ricardo
Jma Engenharia E Comercio Ltda (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Jma Engenharia E Comercio Ltda - há 6 anos

Bom dia .isso mesmo tem que lixar mais antes da pintura tem que passar um produto pra tinta aderir a parede se não com a água e o tempo descasca tudo.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Isso mesmo deverá lixar antes da pintura; Utilize tintas apropriadas pois poderá se danificar com facilidade; No piso terá que ter os cuidados com os produtos para a limpeza...