Como pintar parede com cal?

posso pintar com cal paredes que estão pintadas com tintas comerciais , incluindo pintura acetina com um pouco de brilho e a chamada pintura lavavel?

Como pintar parede com cal?

posso pintar com cal paredes que estão pintadas com tintas comerciais , incluindo pintura acetina com um pouco de brilho e a chamada pintura lavavel?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Michel Henrique Soares Félix

Aqui está um manual passo a passo de como pintar uma parede com cal:

Materiais necessários:

Cal hidratada em pó

Água

Balde

Colher de pedreiro

Peneira

Escova de cerdas duras

Pincel largo

Rolo de pintura de textura (opcional)

Luvas de proteção

Proteção para os olhos

Roupas velhas

Passo 1: Preparação da superfície

Antes de começar a pintar com cal, é importante preparar a superfície corretamente. Siga estes passos:

Limpe a parede de sujeira, poeira, teias de aranha e qualquer outra imperfeição. Use uma escova de cerdas duras para esfregar áreas difíceis.

Se houver mofo ou manchas de umidade, trate-as com um removedor de mofo apropriado e espere secar completamente.

Caso haja descascamento da pintura anterior, remova-a completamente antes de prosseguir.

Passo 2: Preparação da cal

Use uma peneira para despejar a cal hidratada em um balde limpo.

Adicione água aos poucos e mexa com uma colher de pedreiro até obter uma mistura homogênea. A consistência deve ser semelhante a uma pasta de dente grossa.

Passo 3: Proteção pessoal

Antes de continuar, coloque suas luvas de proteção e óculos de segurança para evitar irritações na pele e nos olhos.

Passo 4: Aplicação da cal

Molhe levemente a parede com água, o que ajuda na aderência da cal.

Com um pincel largo ou rolo de textura, aplique uma camada fina da mistura de cal na parede. Trabalhe em pequenas seções, mantendo uma borda molhada úmida para que a cal adira bem.

Aplique uma segunda camada após a primeira secar. Duas ou três camadas geralmente são suficientes para obter um acabamento sólido.

Deixe a cal secar completamente entre as camadas. Isso pode levar algumas horas, dependendo da umidade ambiente.

Se desejar uma textura mais pronunciada, você pode usar um rolo de pintura de textura para criar padrões antes que a cal seque completamente.

Passo 5: Limpeza

Após a conclusão da pintura, limpe cuidadosamente os materiais utilizados com água antes que a cal seque completamente.

Dicas adicionais:

É importante garantir uma boa ventilação durante o processo, pois a cal pode emitir vapores fortes.

A cal tende a clarear à medida que seca, então esteja preparado para uma mudança de cor sutil após a secagem completa.

Se desejar uma cor específica, você pode adicionar pigmentos naturais à mistura de cal antes da aplicação.

Lembre-se de que a pintura com cal é uma técnica tradicional e requer paciência e cuidado. Siga este manual passo a passo para obter uma parede com um acabamento rústico e duradouro.

Responder
Leandro Coutinho
JC REFORMAS (Maricá, Rio de Janeiro) JC REFORMAS - há 7 meses

Para que o cal tenha mais aderência e preciso lixa bem a parede e logo em seguida aplica hum selado e depois aplica uma massa corrida, a lixa tem que ser a 120 para retirada total da tinta acetinada

Responder
Michel Henrique Soares Félix

Aqui está um manual passo a passo de como pintar uma parede com cal:

Materiais necessários:

Cal hidratada em pó

Água

Balde

Colher de pedreiro

Peneira

Escova de cerdas duras

Pincel largo

Rolo de pintura de textura (opcional)

Luvas de proteção

Proteção para os olhos

Roupas velhas

Passo 1: Preparação da superfície

Antes de começar a pintar com cal, é importante preparar a superfície corretamente. Siga estes passos:

Limpe a parede de sujeira, poeira, teias de aranha e qualquer outra imperfeição. Use uma escova de cerdas duras para esfregar áreas difíceis.

Se houver mofo ou manchas de umidade, trate-as com um removedor de mofo apropriado e espere secar completamente.

Caso haja descascamento da pintura anterior, remova-a completamente antes de prosseguir.

Passo 2: Preparação da cal

Use uma peneira para despejar a cal hidratada em um balde limpo.

Adicione água aos poucos e mexa com uma colher de pedreiro até obter uma mistura homogênea. A consistência deve ser semelhante a uma pasta de dente grossa.

Passo 3: Proteção pessoal

Antes de continuar, coloque suas luvas de proteção e óculos de segurança para evitar irritações na pele e nos olhos.

Passo 4: Aplicação da cal

Molhe levemente a parede com água, o que ajuda na aderência da cal.

Com um pincel largo ou rolo de textura, aplique uma camada fina da mistura de cal na parede. Trabalhe em pequenas seções, mantendo uma borda molhada úmida para que a cal adira bem.

Aplique uma segunda camada após a primeira secar. Duas ou três camadas geralmente são suficientes para obter um acabamento sólido.

Deixe a cal secar completamente entre as camadas. Isso pode levar algumas horas, dependendo da umidade ambiente.

Se desejar uma textura mais pronunciada, você pode usar um rolo de pintura de textura para criar padrões antes que a cal seque completamente.

Passo 5: Limpeza

Após a conclusão da pintura, limpe cuidadosamente os materiais utilizados com água antes que a cal seque completamente.

Dicas adicionais:

É importante garantir uma boa ventilação durante o processo, pois a cal pode emitir vapores fortes.

A cal tende a clarear à medida que seca, então esteja preparado para uma mudança de cor sutil após a secagem completa.

Se desejar uma cor específica, você pode adicionar pigmentos naturais à mistura de cal antes da aplicação.

Lembre-se de que a pintura com cal é uma técnica tradicional e requer paciência e cuidado. Siga este manual passo a passo para obter uma parede com um acabamento rústico e duradouro.

José Luiz Rodrigues da Silva Marques

É necessário LIXAR bem a parede para receber o cal.

Responder
Marcelo Carvalho
Carvalho Pinturas (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Carvalho Pinturas - há 7 meses

O ideal é preparar o local para receber o cal, pois para a fixação dele seja bem aderente a parede com uma tinta comercial.

1 - Lixar com uma lixa fina.

2 - selador.

3 - Uma camada fina de massa corria, pois dessa forma você assegura que o tempo não deixa o cal esfarelar quando vc passa a mão.