Como fazer pintura de portas e batentes?

Estamos pintando as portas e batentes de casa, gostaria de saber se podemos aplicar esmalte a base de água sobre o primer que é a base de solvente.

Como fazer pintura de portas e batentes?

Estamos pintando as portas e batentes de casa, gostaria de saber se podemos aplicar esmalte a base de água sobre o primer que é a base de solvente.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Antonio Carlos

Boa noite, pra pintar uma porta e ter o bom resultado, precisamos começar aplicando um selador pra madeira ou um fundo nivelador, enseguida aplicar duas de mão de massa para madeira ou massa corrida.

após a massa secar lixar e tirar o resíduo de pó, e finalmente aplicar de 2 a 3 de mão de tinta esmalte sintético ou esmalte a base de água

Responder
Thiago L. Siqueira
Tgs Construções (Serra, Espírito Santo) Tgs Construções - há 7 anos

boa noite regiane pode sim uma vez que o primer e um fundo preparador, então vou deixar aqui uma breve explicação das diferenças entre um esmalte e o outro

Esmalte Sintético x Esmalte Base Água: Entenda a diferença

Os esmaltes são o tipo de tinta mais adequado para pintar madeiras e metais, por causa do alto nível de manuseio e resistência, formando uma camada bastante resistente por cima da superfície, que pode ser facilmente lavada. Porém, muita gente não sabe a diferença entre o Esmalte Sintético e o Esmalte Base Água, disponíveis no mercado, ficando em dúvida de qual comprar. É por isso que a gente explica tudo aqui:

Esmalte Sintético: é uma tinta que embeleza e protege a superfície. No entanto, ele não é solúvel em água, por sua formulação sintética. Para diluir este produto, é necessário o uso de Aguarrás, que é a essência da terebintina, uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos e é utilizada principalmente como solvente e também na fabricação de ceras, graxas e tintas.

Esmalte Base Água: também é uma tinta que embeleza e protege a superfície, porém, com ele fica mais agradável pintar, pois não possui cheiro. Isto ocorre por que sua formulação é a base de água e não de solventes, o que permite que sua diluição também seja feita com água. Como o cheiro forte do esmalte fica por conta dos solventes e componentes sintéticos, aqui isto não ocorre. Além disso, ele também é ecologicamente correto e agride muito menos ao meio ambiente.

Ou seja, ambos os produtos podem ser usados para o mesmo fim e o resultado continua sendo incrível, porém vai da escolha do consumidor querer usar um produto a base de água ou de solvente.