Como orçar o serviço de pintura?

Bom dia! Gostaria de saber qual a melhor forma de orçar um serviço de pintura. No m² ou no famoso olhometro?

Como orçar o serviço de pintura?

Bom dia! Gostaria de saber qual a melhor forma de orçar um serviço de pintura. No m² ou no famoso olhometro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Respostas úteis 2
Jorge Luiz Da Silva Roussin
J Roussin Engenharia Civil (Belo Horizonte, Minas Gerais) J Roussin Engenharia Civil - há 7 anos

Orçamentos na área da engenharia são recomendados pelos CREA´s e ABNT, somente através de medições, dificuldades encontradas e/ou a encontrar na execução dos trabalhos, caso mão de obra, se incluir material deve-se ter orçamento de pelo menos três estabelecimentos comercial específicos para os produtos; ficando atento para a entrega dos mesmos e qualidade requerida.

Todo profissional e/ou empresa de engenharia são obrigados a emitirem uma ART-(Assinatura de Responsabilidade Técnica) para seus clientes e nela se obriga o preenchimento da UNIDADE MÉTRICA, a ser usada nos serviços, existente no campo 04 da ART; onde nele aparecem o tipo de atividade a exercer, a quantidade e a unidade métrica.

Atenciosamente, Jorge Luiz Roussin

Responder
Palco Edificações
Palco Edificações (Belo Horizonte, Minas Gerais) Palco Edificações - há 7 anos

Boa noite

O famoso "olhometro" não é recomendado em nenhuma situação. Um bom orçamento só é possível quando se sabe o tipo e quantidade de insumos que será necessário para se concluir uma obra. A melhor forma de orçar é identificar se há necessidade de reparos nas paredes, a quantidade em m2 e o tipo de tinta a utilizar, visto que os rendimentos de demão por m2 variam. O olhometro talvez possa até aproximar se houver uma grande experiência, mas corre um grande risco de lhe deixar bem longe do que realmente precisa.

Boa sorte com seu orçamento