É possível instalar uma piscina na lage? Qual o melhor material?

Eu posso colocar piscina na Lage, qual a melhor,fibra ou vinil, a lage tem 5 de largura e 8 de comprimento, eu quero fazer também uma churrasqueira e balcão e um banheiro também ,usar o espaço pra fazer tudo isso

É possível instalar uma piscina na lage? Qual o melhor material?

Eu posso colocar piscina na Lage, qual a melhor,fibra ou vinil, a lage tem 5 de largura e 8 de comprimento, eu quero fazer também uma churrasqueira e balcão e um banheiro também ,usar o espaço pra fazer tudo isso

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

S4 Arquitetura e Interiores

Sim Rub é possível desde que seja feita um reforço na estrutura existente para suportar o peso da água. Não necessariamente você precisa utilizar o vinil ou fibra se for feito o reforço correto.

Segue imagem de um projeto que realizamos na Praia Grande - SP onde a área de lazer foi feita em cima da edícula.

2 fotos
Responder
Agnaldo Pedrosa Filho
Particular - há 7 anos

Caro Sr. Rub. Toda e qualquer carga que for acrescida em uma laje, muro ou parede primeiramente deve ser efetuado um calculo estrutural da base. No seu caso além de ser uma piscina haverá também outra carga que são as pessoas, e isso leva muito em conta também. No seu caso existem duas possibilidades sendo: Reforço estrutural ou execução de outra laje sobre a já existente em estrutura metálica, sendo essa calculada para suportar centenas de quilos por metro quadrado. No nosso ponto de vista, para que não ocorra patologias futuramente em sua edificação já construída, aconselhamos a execução de nova estrutura sobre a já existente, mas tudo isso dependerá do espaço disponível. De qualquer jeito caberá ao profissional efetuar uma visita técnica. Como se trata de uma carga muito grande sobre uma já existente nem sempre a economia fala mais alto e sim a segurança do ser humano. Fibra ou Vinil. Em qualquer das duas opções haverá a necessidade de se executar uma alvenaria externa. No caso da Fibra a alvenaria externa seria somente para deixar a piscina com um acabamento melhor, ou seja, tirando aquele visual de vibra ondulada, rústico, no lado externo. No caso de Vinil deverá ser construído um muro reforçado para suportar a pressão da água. Caso opte por uma nova construção ( estrutura metálica ) poderá ser feito, sobre a laje nova, até piscina de concreto.

Reforçamos, que no seu caso, a segurança venha em primeiro lugar.

Minelart
Minelart (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Minelart - há 7 anos

Depende de como foi estruturada a laje, sua espessura, do tipo de concreto utilizado e da armadura. Para cada metro de profundidade da piscina a carga é de 1000 kg por metro quadrado só pelo peso da água. Depois é necessário verificar as condições de apoio da laje e a descarga nos pilares se houver. Calcular estruturas adicionais de apoio caso seja necessário. A primeira necessidade é ter em mãos o projeto estrutural da construção para uma análise técnica mais confiável. Boa sorte.

Responder
William Pereira
Kanay Engenharia (Barueri, São Paulo) Kanay Engenharia - há 7 anos

Bom dia Rub, Sim mais para realizar está instalação será necessário um projeto de cálculo estrutural atestando que a sua laje suporta essa carga, caso será necessário um reforço estrutural, nesse caso vale apena agenda uma vistoria com um engenheiro da kanay projetos e engenharia, para uma verificação no local.

Responder
Daniel Silveira Ferreira
Ecoplanta Ecossistemas (Campinas, São Paulo) Ecoplanta Ecossistemas - há 7 anos

Sim é possível, com análise estrutural, sugiro aplicação de estrutura de contenção o mais leve possível e impermeabilização com vinil apesar de pouca durabilidade, prefiro PVC.

Daniel Ferreira

Ecoplanta Ecossistemas lagos ornamentais e piscinas biológicas.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Rub, bom dia!

Sim é possível, desde que haja uma avaliação estrutural por um engenheiro civil. Fiz algo parecido em 1995, usando vinil e em sua volta deck de madeira. A CKS Consultores poderá dá uma assessoria técnica.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Juliano De lima da silva
Pous Engenharia E Projetos (Riacho Fundo, Distrito Federal) Pous Engenharia E Projetos - há 7 anos

para avaliar a possibilidade é necessário realizar uma vistoria técnica na estrutura, analisando a segurança e a estabilidade para a sua reforma, podendo até ser necessário realizar um reforço estrutural antes da instalação da piscina. Para maiores informações entre em contato

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região