Como deve ser a construção de uma laje para suportar o peso de uma piscina?

Ola srs. pretendo construir uma laje sobre uma garagem,e esta deverá suportar o peso de uma piscina de fibra de 8,00x4,00,sendo que não gostaria de colocar uma coluna por baixo,apenas nas laterais.alguém poderia me dar uma luz a respeito da espessura dessa laje,o tipo de ferragem e quantas colunas ou vigas usarei??

Como deve ser a construção de uma laje para suportar o peso de uma piscina?

Ola srs. pretendo construir uma laje sobre uma garagem,e esta deverá suportar o peso de uma piscina de fibra de 8,00x4,00,sendo que não gostaria de colocar uma coluna por baixo,apenas nas laterais.alguém poderia me dar uma luz a respeito da espessura dessa laje,o tipo de ferragem e quantas colunas ou vigas usarei??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

27 Respostas

Respostas úteis 3
Luciana Quadros Villagra
Particular - há 7 anos

É interessante pensares primeiro em um projeto estrutural e geotecnico(fundações), depois se preocupe com a execução. Um engenheiro civil, da área de estruturas, pode te auxiliar. Abraço

Pedro Paulo Lucas
De Lucas Construtora ME (Bebedouro, São Paulo) De Lucas Construtora ME - há 7 anos

Paulo, boa tarde;

a melhor laja para sustentar uma piscina é uma laje estrutural, porem se posso aconselhar-te digo: procure antes um engenheiro experiente e com conhecimento em calculo, pois não é simplesmente o fazer a laje, mas, o peso que a piscina terá quando cheia, a pressão que haverá quando ocupada por pessoas, para quantas pessoas serão, quantas pessoas estarão sobre a laje, se andando, correndo, dançando, etc,

para isso é necessário calcular a estrutura necessária para receber e suportar com folga o peso calculado, e assim não haja risco de vida para os que estarão sobre e sob a laje.

Responder
Sueli Lopes / Angelito
Construção (São Roque, São Paulo) Construção - há 7 anos

Toda obra começa primeiro em um projeto. No seu caso, você precisa de um projeto estrutural que definirá qual o tipo de estrutura mais adequada para o seu caso, considerando o tipo de solo, se será necessário um reforço na estrutura da sua garagem existente, par então dimensionar pilares, vigas e lajes. porem se ja o fez ,a estrutura swria

2 fotos
Responder
Francisco de Assis
AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME (São Paulo Zona Norte, São Paulo) AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME - há 7 anos

BOA NOITE SR PAULO,SIM EM VOLTA DA PISCINA REALMENTE SERÁ CONSTRUÍDA A ALVENARIA COM TIJOLOS DE CONCRETO ESTRUTURAL,MAS PRA MELHOR GARANTIA EU NÃO FARIA DIFERENTE,NO CASO SOLICITE UM ENG.ESTRUTURAL OK?BOA SORTE

Responder
Francisco de Assis
AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME (São Paulo Zona Norte, São Paulo) AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME - há 7 anos

SR PAULO BOA NOITE,OLHA SÓ PRA RECEBER UMA PISCINA DE 8.00X4.00 A GARAGEM É AMPLA CERTO,VOU TE PASSAR COMO FOI EXECUTADO O MESMO QUE O SR ESTÁ SOLICITANDO OK?EM 2010 EXECUTAMOS UMA GRANDE REFORMA E AMPLIAÇÃO DE UMA RESIDENCIA ANTIGA NA AV.ZUMKELLER BAIRRO DO MANDAQUI-SP-CAPITAL,O PROCEDIMENTO FOI ESTE.FUNDAÇÃO SAPATAS 70X1.20X50X6 FERRO DE 1/2-AS VIGAS BALDRAMES DE 50X30X6 FERRO DE 1/2-OS PILARES 50X30X6 FERRO DE 1/2-AS VIGAS RESPALDE DE 50X20X6 FERRO DE 1/2 MAIS CAVALETES EM TODAS AS VIGAS.A LAJE H-24 COM VIGAS NERVURADAS NO ESPAÇO DE 1.50 COM FERRO DE 1/2.OBEDECENDO A CURA DO CONCRETO,CONSTRUÍMOS A PISCINA COM BLOCO DE CONCRETO E OS DEMAIS MATERIAIS QUE É PRECISO PARA A PISCINA.BOA SORTE.

Responder
Paulo Braga
Particular - há 7 anos

de fato foi uma obra e tanto,mas essa a que me refiro acredito ser mais leve,porque a piscina será de fibra,porém,terá outra sobrecarga além de pessoas e água,terá que ser feito uma parede a seu redor para encher de areia,não é msm??

Jose Elias Azevedo
Jea Construções E Reformas Ltda (Guarulhos, São Paulo) Jea Construções E Reformas Ltda - há 7 anos

Bom dia Paulo.

Você vai precisar de uma boa fundação e colunas com ferros de 1/2 ou 5/8 estribados a cada 15 cm com estribo de 1/4 e sua lage devera ser uma H 18 ou H 24 com nervuras a cado 2 metros e mais alguns detalhes te passarei com o maior prazer se for executar ok .

Abraço e fique c om DEUS.

Responder
Paulo Schiavon Carneiro

É um trabalho que exige calculo estrutural. Não pode ser feito empiricamente, pois a carga envolvida é grande e necessariamente terá de envolver o estudo das fundações que irão suportar a estrutura, as dimensões de pilares e sua localicação, as dimensões de vigas e lajes. NÃO EXECUTE O SERVIÇO SEM O CALCULO ESTRUTURAL. Os riscos da ausência do projeto não compensam sua ausência.

Responder
Patrícia
Patricia Viegas | Interior And More (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Patricia Viegas | Interior And More - há 7 anos

Boa tarde Paulo, tudo bem ?

Toda obra começa primeiro em um projeto. No seu caso, você precisa de um projeto estrutural que definirá qual o tipo de estrutura mais adequada para o seu caso, considerando o tipo de solo, se será necessário um reforço na estrutura da sua garagem existente, par então dimensionar pilares, vigas e lajes.

Não improvise ! Um erro pode ser fatal.

Contrate um profissional para auxiliá-lo na sua obra. O que pode parecer um custo a mais (a contratação do profissional) resultará em segurança de obra, custo e prazos adequados.

Espero ter te ajudado !

Responder
Mauricio Benazzi
Lajes Vigotas Protendidas (Jacareí, São Paulo) Lajes Vigotas Protendidas - há 7 anos

E preciso contratar um Engº Civil , pois pelas dimensões da piscina a carga em cima dessa laje é quase 40 toneladas, é preciso um calculo estrutural e o acompanhamento de um profissional

Responder
Alex Sandro Neves
Particular - há 7 anos

Sugiro que procure um especialista Engenheiro Civil calculista para

fazer o dimensionamento de toda parte estrutural e o mesmo poderá fornecer uma ART do projeto e memorial de calculo possibilitando uma construção segura .

Nosso escritório esta a disposição.

Afonso Tang Mamolli
Construção E Reforma (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Construção E Reforma - há 7 anos

Solicite a um especialista que calcule as vigas que suportarão a laje onde ficara a piscina, pelo tamanho do vão não haverá necessidade de pilar no meio da piscina, mas a laje as vigas e os pilares devem ser bem dimensionados.

Responder
Antonio Jose Sobrinho
KSS Serviços Técnicos (Taboão da Serra, São Paulo) KSS Serviços Técnicos - há 7 anos

Devera ser feito uma visita ao local. Estudar o tipo de solo. Pra saber como dimensionar pilares vigas e espessura de lage. Não adianta você fazer pilares e vigas grossas se vc não tiv erre r um solo firme. So mesmo apos uma visita..

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região