Corro algum risco de choque por ficar com os pés imersos em água embaixo do chuveiro?

Com o intuito de poupar água planejei por uma piscina infantil embaixo do meu chuveiro para a água ficar retida. Corro algum risco de choque por ficar com os pés imersos?

Corro algum risco de choque por ficar com os pés imersos em água embaixo do chuveiro?

Com o intuito de poupar água planejei por uma piscina infantil embaixo do meu chuveiro para a água ficar retida. Corro algum risco de choque por ficar com os pés imersos?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Fabiano Barbosa
Particular - há 7 anos

O risco é o mesmo que há sem a piscina, basta estar molhado, mas se estiver com o aterramento bem instalado, não corre risco algum.

Mas é bom ter um DR pra prevenir qualquer acidente.

Gledson Lima
Mantec Instalações Manutenção E Consultoria Eletrica (Capela do Alto, São Paulo) Mantec Instalações Manutenção E Consultoria Eletrica - há 7 anos

Não meu amigo, se o chuveiro estiver em boas condições e instalado a uma altura correta do piso isso é pouco provavel que aconteça, pois o sistema de esguichamento de água não permite que se formem jatos de agua assim nao transmitindo corrente para o banhista, pense assim, o INMETRO não liberaria um produto que causa-se danos físicos ou a saúde de seus usuários, porem sempre é bom ser prudente e pensar que todo o sistema por mais perfeito que seja pode falhar. Para e quando isso acontecer é que são instalados cabos de aterramento e disjuntores Drs nas áreas humidas das residencias ou onde haja necessidade por detalhamento técnico.

Sempre é bom se proteger, mais nenhum sistema é totalmente seguro se construído inadequadamente.

Sempre consulte um especialista antes de realizar qualquer reparo ou instalação elétrica.

Responder
José Luiz Favero de Lemos

Para melhor explicar: O dispositivo DR (Diferencial Residual) protege as pessoas e os animais contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto (causado por fuga de corrente). Ao detectar uma fuga de corrente na instalação, o Dispositivo DR desliga o circuito imediatamente. Aliado a este DR, deve-se fazer um aterramento adequado usando hastes de cobre aterradas e conectadas a um fio de no mínimo 6 mm o qual é ligado ao fio terra(verde) do chuveiro. Nunca ligue o fio terra no Neutro da Rede.

Responder
Sandro Rangel Rick
Sr Instalações Eletrícas, Residencial, Predial E Industrial (Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul) Sr Instalações Eletrícas, Residencial, Predial E Industrial - há 7 anos

Se instalação tiver equipamentos de segurança, ex: DR. A instalação deve ser feita dentro das normas de segurança, ABNT. Agua é condutora de eletricidade.

Responder
Lauro ou  Ana
Lauro A Martins & Cia Ltda (Santa Maria, Rio Grande do Sul) Lauro A Martins & Cia Ltda - há 7 anos

Para isto é que existe e serve o aterramento.Porém se colocares um dispositivo DR, ficará mais seguro ainda. Ele é justamente para estes casos ou seja aterramento completo e disjuntores calculados para cada rede e suas funções.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região