Quais as possiveis causas para o piso da área externar da minha casa ceder?

Olá, meu sobrado foi construído em uma área aterrada e, após cerca de três anos da construção, o piso da área externa afundou em determinado ponto, perto da boca de lobo. A arquiteta responsável retirou o piso, colocou pedras e recolocou o paver. Não passou um mês e o problema voltou. Então ela cobriu a área com cimento e sobre ele dispôs os pavers. Agora o piso afundou em outro local (segue foto). Há uma solução definitiva para o caso? O que pode estar provocando o problema?

Quais as possiveis causas para o piso da área externar da minha casa ceder?

Olá, meu sobrado foi construído em uma área aterrada e, após cerca de três anos da construção, o piso da área externa afundou em determinado ponto, perto da boca de lobo. A arquiteta responsável retirou o piso, colocou pedras e recolocou o paver. Não passou um mês e o problema voltou. Então ela cobriu a área com cimento e sobre ele dispôs os pavers. Agora o piso afundou em outro local (segue foto). Há uma solução definitiva para o caso? O que pode estar provocando o problema?

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 1
Catiucha Rehbein
Particular - há 2 anos

O recalque do solo é muito comum, principalmente em aterros. Ele permanecerá ocorrendo até que o solo se acomode de fato. Poderá levar décadas. O problema está em o recalque ser diferencial, ou seja, está acontecendo em um ponto e em outro não. Provavelmente suas fundações são sapatas (é muito comum). É preciso reforçar o elemento de fundação onde o recalque está ocorrendo e compactar adequadamente o solo. Para uma melhor análise e para não gastar dinheiro a toa, SEMPRE contate um engenheiro.

Particular - há 4 anos

R: Isso é falta de compactação da base ou mesmo vazamentos por debaixo do alicerce, o ideal é analisar no local. contrate um engenheiro

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Nelson Vieira
Particular - há 4 anos

Tenho esse mesmo tipo de problema. Só que o aterro foi feito a mais de 20 anos, e sobre ele colocado uma lage de concreto armado, não existe vazamentos, todas as casas ao lado não tem esse problema a piscina colocada nunca cedeu nem possui vazamentos, mas o terreno continua a ceder progressivamente. +/- 0,5 cm ao ano o que aos poucos compromete o piso que coloco. Alguma ideia??

Nelson Vieira
Particular - há 4 anos

Tenho esse mesmo tipo de problema. Só que o aterro foi feito a mais de 20 anos, e sobre ele colocado uma lage de concreto armado, não existe vazamentos, todas as casas ao lado não tem esse problema a piscina colocada nunca cedeu nem possui vazamentos, mas o terreno continua a ceder progressivamente. +/- 0,5 cm ao ano o que aos poucos compromete o piso que coloco. Alguma ideia??

Ilson Marcos
Projetos E Consultoria (Guarapuava, Paraná) Projetos E Consultoria - há 7 anos

Boa tarde Sra. Marcela, olha essa ocorrência, é gerada devido a vários fatores, dentre eles, movimentação do solo, infiltração de água através da rede de abastecimento ou coletora, erosão quando próximo a rios ou valas, mas também pode ser mal apiloamento ou abalo na estrutura quando mal feita, mas para verificar a causa mais provável, seria necessário um analise pessoalmente, caso tenha interesse posso ir fazer uma visita técnica pelo valor de 300,00, particularmente eu aconselho a Sra. a fazer um laudo tecnico, para eventuais problemas futuros (quando o imovel é financiado, ou adquirido de terceiros bem como pode ser do terreno vizinho) fico a disposição para qualquer duvida. Ilson Marcos Técnico em Edificações

Responder
APARECIDA VIEIRA DE SOUSA SILVA
Particular - há 7 anos

como o colega respondeu o atrro tem que ser bem compaquitado pra futuamente não ha ver poblema oque deve sr feito e retirar todo o piso verificar se ha algum vazamento se naõ houver aterrar novamente compactatr bem todo o local para que futuramente não haja tambem rachadura na casa

André Bevilacqua
Arquiteto André Bevilacqua (Maringá, Paraná) Arquiteto André Bevilacqua - há 7 anos

como vc mesma falou , tem aterro... este aterro não deve ter sido compactado corretamente, o revestimento cedeu.... com isso ocorreu a infiltração junto ao rodapé e a água esta minando pela parte inferior ao revestimento, contudo necessita de um profissional da área para avaliar os danos e as maneiras para que isso se resolva.

Responder
João Paulino da Silva
JP Construção e Reforma (Piraquara, Paraná) JP Construção e Reforma - há 7 anos

bom dia com certeza esta ocorrendo infiltraçao ou vazamento de algum encanamento proximo a esta area seja rede fluvial ou ate esgoto,,deve se abrir achar o vazamento consertao o mesmo aterrar novamente compactando o aterrro e so apos fazer o acabamento,,,,,,