Posso colocar cerâmica sobre piso de concreto?

Fiz um concreto usinado no meu quintal, tendo sido feita a manta de ferragem, concreto de 6 cm, com juntas de dilatação. Vou revestir com piso de cerâmica antiaderrapante, direto sobre o concreto, sem contrapiso - o concreto está bem nivelado. Minha dúvida é : as juntas de assentamento da cerâmica têm que coincidir com as juntas de dilatação do concreto? Ou não tem nada a ver? Posso fazer o assentamento seguindo a disposição que sempre se segue ao colocar piso de cerâmica? Porque, se tiver que seguir as juntas de dilatação, o acabamento vai ficar feio, cheio de recorte. Posso correr risco de ter fissura no piso de cerâmica?

Posso colocar cerâmica sobre piso de concreto?

Fiz um concreto usinado no meu quintal, tendo sido feita a manta de ferragem, concreto de 6 cm, com juntas de dilatação. Vou revestir com piso de cerâmica antiaderrapante, direto sobre o concreto, sem contrapiso - o concreto está bem nivelado. Minha dúvida é : as juntas de assentamento da cerâmica têm que coincidir com as juntas de dilatação do concreto? Ou não tem nada a ver? Posso fazer o assentamento seguindo a disposição que sempre se segue ao colocar piso de cerâmica? Porque, se tiver que seguir as juntas de dilatação, o acabamento vai ficar feio, cheio de recorte. Posso correr risco de ter fissura no piso de cerâmica?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 3
Jorge Alex Assis
Jmg Reformas E Construção Em Geral (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Jmg Reformas E Construção Em Geral - há 3 anos

Bom dia ! Pode sim . Desde que esteja nívelado e com aderência. Quanto a junta de dilatação o bom é seria fecha - la com uma nata de cimento depedendo da espessura.

Responder
Ernani Oliveira
Particular - há 3 anos

Bom dia as juntas são justamente para direcionar as tensões e assim evitar as fissuras, dependendo da área ( espaços entre elas tem que seguir, mas se for espaços pequenos como por exemplo 3 X 3 ou 4 X 4 não há necessidade).

Se for o caso você pode fazer uma paginação com pisos em tamanhos adequados ou fazer uns mosaicos.

Everaldo
Executar Comercio E Serviços (Macaé, Rio de Janeiro) Executar Comercio E Serviços - há 3 anos

bom dia , se o piso de concreto estiver nivelado e tiver aderencia para fixar o piso ceramica , pode colocar sim mas se as juntas de delataçãofor de madeira aconselho retirar as juntas e aplicar massa com cimento nos espaços ok.

Responder
Luiz Ribeiro
Particular - há 3 anos

Oi boa tarde meu nome é Luiz olha sem problema pode sim mas que seja uma cerâmica de qualidade ok não pode ser qualquer cerâmica então usa uma boa cerâmica e uma argamassa da quartzolit ok externa aí pode ficar tranquilo ok

Rogério  de Oliveira Lisboa

Bom dia!ideal limpar as juntas colar piso, com ac3 é deixar uma fenda acompanhado as juntas de 3mm a 5mm depois preencher as juntas com espuma expansiva, limpar é depois rejuntar. As fendas onde acompanha a dilatação devem ser feita com cilicone a base de Pu .

Responder
Particular - há 3 anos

R: Se as juntas de dilatação não forem em panos grandes, pode assentar sem problemas, agora se for em panos grandes, tem maior dilatação e poderá trincar seu piso

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Isnal Miguel de Lima
Arqui Piso Isnal (Saquarema, Rio de Janeiro) Arqui Piso Isnal - há 3 anos

Premeiramente vamos ver se o nível do piso em concreto está no limite dos encontros com um outro pavimento . Segundo as juntas podem ser de retração, concretagem , perímetro e todas trabalham promovendo pequenos deslocamentos o que evidentemente traria para o revestimento patologias de trincas e fissuras.

O fechamento das juntas com resinas a base de epóxi iria minorar os problemas trincas , ou então formar as mesmas formas geométricas da paginação das juntas do concreto

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de pedreiros na sua região