Como saber se meu piso é fraco para instalar piso de taco?

Preciso colocar meu piso de taco de ipê, o colocador disse que o piso do meu apê é fraco, e portanto será necessário comprar um endurecedor de superfícies antes da colocação.

Isso é realmente necessário? Como faço para saber se meu piso é fraco mesmo ?

Como saber se meu piso é fraco para instalar piso de taco?

Preciso colocar meu piso de taco de ipê, o colocador disse que o piso do meu apê é fraco, e portanto será necessário comprar um endurecedor de superfícies antes da colocação.

Isso é realmente necessário? Como faço para saber se meu piso é fraco mesmo ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

SQS Engenharia
SQS Engenharia - Obras Planejadas (Brasília, Distrito Federal) SQS Engenharia - Obras Planejadas - há 6 anos

Olá, Lilia,

O piso de madeira deve ser instalado sobre contrapiso de superfície plana e regular, utilizando material cimentício no traço 1:3 (uma parte de cimento e três de areia).

O processo de instalação pode ser feito também inserindo pequenas réguas de madeira maciça, onde serão fixados os parafusos, distanciadas de 30 a 40cm, conhecidos como ganzepes ou barrotes.

Caso tenha dúvidas sobre a resistência do contrapiso, você pode verificar visualmente que o mesmo não está adequado caso ele solte com facilidade após o atrito de qualquer material resistente, apresentando aspecto esfarelado, também chamado de contrapiso "farofa".

Atenciosamente,

Israel Machado Engenharia

Responder
Particular - há 6 anos

R: Se o contrapiso estiver solto ou esfarelando precisaria sim...

A disposição;

André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa tarde!

O seu instalador ao mencionar que seu piso é fraco para receber o taco, não especifica claramente qual é o real problema do seu piso e a necessidade da aplicação de um endurecedor, também não especifica qual o material que ele tem em mente para utilizar.

Todavia, para a instalação do piso de taco, assim como quaisquer outro, a superfície de aplicação deve ser devidamente preparada para que o piso atinja o nível máximo de performance.

Dessa forma, é necessário verificar se o seu piso atual está em condições satisfatórias para receber o novo piso... seja no método construtivo que for, piso sobre piso ou sobre contrapiso.

Se for no método piso sobre piso, é necessário verificar a condição de assentamento do piso atual para que possíveis problemas não sejam transferidos para o piso novo... já no método sobre contra piso, é necessário retirar o atual, reparar o contrapiso e em seguida realizar a aplicação do novo.

Havendo a necessidade de maiores esclarecimentos, favor entrar em contato.

Espero ter ajudado. Um abraço!

Responder
Evelyn Luci
Arq. Evelyn Luci (Rio Claro, São Paulo) Arq. Evelyn Luci - há 6 anos

Você precisa verificar seu o piso está solto. Se tiver, tem que repará-lo primeiro ou retirá-lo para poder colocar outro em cima. Para fazer piso sobre piso, o piso antigo deve estar em boas condições, sem avarias para receber a massa niveladora e para que o piso novo fique com a superfície perfeita e sem problemas.