Porque o piso do meu banheiro aquece?

Boa noite,

Tenho percebido que o piso do meu banheiro está aquecendo em determinados horários do dia. Tenho porcelanato no apartamento, ou seja, um piso frio, mas no banheiro ele está ficando aquecido. Não tenho ideia do que possa ser, se algum problema no apartamento de baixo ou não. Moro no segundo andar, e meu prédio tem seis andares.

O que pode ser ?

Porque o piso do meu banheiro aquece?

Boa noite,

Tenho percebido que o piso do meu banheiro está aquecendo em determinados horários do dia. Tenho porcelanato no apartamento, ou seja, um piso frio, mas no banheiro ele está ficando aquecido. Não tenho ideia do que possa ser, se algum problema no apartamento de baixo ou não. Moro no segundo andar, e meu prédio tem seis andares.

O que pode ser ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Enio Pablo de Souza
Reta & Curva (Itajaí, Santa Catarina) Reta & Curva - há 7 anos

Boa tarde, como muito bem descreveu o Eng. Cabral existe a possibilidade de um cabo em curto estar aquecendo. Porém, para aquecer uma pedra de porcelanato mais o contrapiso o calor deveria ser realmente intenso e prolongado, o que em tese já levaria a uma pane elétrica no quadro de distribuição do apartamento. Mas não dá para descartar a hipótese. Podemos, também, ter algum vazamento de água quente (já tive um caso assim) ou mesmo ser oriundo de tubulação de água quente com problemas no isolamento (isso causa danos futuros e é de responsabilidade do construtor o reparo) Se você quiser podemos estudar melhor o caso com um Termógrafo (equipamento apropriado para identificar calor). Coloco-me a disposição.

Responder
Eng Eletricista Eduardo Chaves Cabral

Pode passar por alI uma fiação em sobre-carga (o cabo suporta até 70°C) o que pode aquecer demais cabos passando no mesmo eletroduto... acima dessa temperatura o cabo pode "pegar fogo" ou seja aquecer o material plástico isolante derretendo e derretendo posteriormente o eletroduto que o envolve que é um plástico geralmente "anti-chama" mas ele derrete e aquece...

OBS. ISSO PODE ESTAR ACONTECENDO EM UM CIRCUITO DO APARTAMENTO ABAIXO.