Por que o piso de porcelanato esta oco?

Meu pedreiro acabou de instalar o piso (porcelanato 70x70) mas notei algumas pedras ocas. Estão em processo de colagem ou ele vai ter que retirar e colar de novo?

Por que o piso de porcelanato esta oco?

Meu pedreiro acabou de instalar o piso (porcelanato 70x70) mas notei algumas pedras ocas. Estão em processo de colagem ou ele vai ter que retirar e colar de novo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Falha no assentamento.. não colocando argamassa sobre toda a superficie de contato;

A disposição;

Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 6 anos

Infelizmente, tenho encontrado muitos azulejistas cometendo erros primários na execução dos pisos. O pessoal não sabe qual argamassa colante é a melhor para cada situação e nem sabem o que é tempo em aberto. A argamassa está mole, mas já passou do tempo em aberto, mas eles acham que ainda dá para utilizar.

Na casa da minha mãe aconteceu isso. Quando o carro passou por cima, tudo quebrou. Se fosse uma peça muito rara de se encontrar, ela teria que trocar tudo.

Quando uma peça tem uma área superior a 900cm² o recomendado é aplicar a argamassa no tardoz e no substrato. Conversei sobre isso com um azulejista e ele disse que era teoria. Outra coisa é o picoteamento, algo que deveria ser banido.

Responder
Junior J S Almeida
Jr Almeida Contruções (Presidente Prudente, São Paulo) Jr Almeida Contruções - há 6 anos

Boa note

Bom pela minha esperiencia tanto pose ser falha Na esecuçáo quanto no material

O recomendado nestas cituaçōes é pedir para o proficional q fez o serviço fazer o reparo e de constatado q o problema é o material de baixa qualidade entao entrance em contato cm o fabricante para q o fabricante faça o reçarcimento e arque cm os prejuisos agora se o problema for no desempenho do serviço ai quem tem q arcar cm today as dispesas é o proficional q vc contratou

A jr Almeda construçōes esta a disposição para lhe tirar qualquer duvidas ok

Responder
Lídia Guimarães
Fractal Arquitetura E Construções Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Fractal Arquitetura E Construções Ltda - há 6 anos

Patricia, existem vários fatores que levam a esta patologia.

1° Argamassa vencida

2° Argamassa que foi preparada e não utilizada no tempo de pega.

3° Local do assentamento não estava devidamente limpo e sem poeira.

4° A argamassa não foi distribuída adequadamente na peça.

5° Fixou a peça e minutos depois retirou e recolocou com a mesma argamassa.

6° Não respeitou o período mínimo de 4 horas para pisar sobre a peça recem colocada.

7° Utilizou de trafico pesado e intenso antes de fazer o rejuntamento.

9° Lavou o piso antes de 48 horas.

Espero ter ajudado.

Lídia

Responder
Alessandro Pereira Leite de Sá

Não julgo o profissional pois não o conheço. Mas esse fato as vezes acontece mesmo, mas é claro que tem que prestar atenção nesses fatos que ocorre m e deve remover a peça é recoloca_lá novamente de acordo com que a superfície pedirá. Lógico que como foi o cliente que percebeu o ocorrido deve comunicar ao profissional e ele deve fazer esses reparos sem custo adicional

Responder
Marco Akil
Intec Construções E Reformas Ltda (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Intec Construções E Reformas Ltda - há 6 anos

Trata-se de erro grosseiro e inabilidade do aplicador.

Pode ser descolamento por tempo de secagem da argamassa além do permitido pelo fabricante (fazer sempre o teste do toque)

Pode ser tb quantidade insuficiente de argamassa e não observância das normas NBR 13753 e 9817.

Vc deve EXIGIR o reparo imediato deste serviço a custo zero para vc, pois trata-se de erro ou vício construtivo.

Sou eng civil e estou à disposição para qualquer esclarecimento adicional.????

Responder
Lucas Bonissoni
Bonissoni Engenharia (Balneário Camboriú, Santa Catarina) Bonissoni Engenharia - há 6 anos

Provavelmente foi um problema de execução. A argamassa colante utilizada pode ter sido aplicada muito seca ou em quantidade abaixo do recomendado. Antes de aplicar o assentamento do porcelanato, leia com atenção as instruções e recomendações da argamassa utilizada. A embalagem das argamassas colantes geralmente vem com o traço ideal. Uma prática util seria limpar o verso da placa de porcelanato imediatamente antes de aplicar, pois a poeira e a sujeira podem fazer a peça se soltar da argamassa colante.