Qual é a responsabilidade de cada profissional em uma obra?

Quem é o responsável pela placa da obra?

O engenheiro?

O arquiteto?

O dono da obra?

Qual é a responsabilidade de cada profissional em uma obra?

Quem é o responsável pela placa da obra?

O engenheiro?

O arquiteto?

O dono da obra?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
João Barbosa Ramos
Jgs Serviço E Reformas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Jgs Serviço E Reformas - há 5 anos

Na verdade quem faz o projeto nao tem responsabilidade e sim o dona da obra pq o projeto e feito de acordo que o dono está pedindo e para construir a responsabilidade e do engenheiro arquiteta o quem está fazendo a casa o predeiro..

Responder
Particular - há 5 anos

R: Traga seu projeto

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Particular - há 5 anos

R: O engenheiro é responsavel pela parte estrutural, desde que seja seguido da integra suas orientações / projetos e dimensionamentos; O arquiteto pelo projeto, geralmente a regularização e o acompanhamento (mas isso pode ser feito pelo engenheiro também); e o dono da obra de que seja feito como projetado e combinado entre as partes, além das medidas legais sobre irregularidades;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Valdemir Nogueira Chagas

William, bom dia!

Primeiro você deve saber a finalidade da placa de obra, ou seja, serve para que uma eventual fiscalização da Prefeitura Municipal saiba que sua obra está devidamente legalizada, pois ali deve constar o número do Processo, endereço e se possível o número cadastral do terreno, o autor do projeto e o responsável técnico pela construção (engenheiro civil ou arquiteto) com as respectivas ART (Anotação de Responsabilidade Técnica, do CREA) ou/e RRT (Registro de Responsabilidade Técnica, do CAU).

Assim sendo, o responsável administrativamente falando (judicial) é o proprietário, pois qualquer irregularidade na obra ele será o primeiro a ser acionado.

Cabe, então, prioritariamente ao proprietário a confecção e instalação da placa de obra, devidamente orientado pelos profissionais acima mencionados.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Thomas Duque
Arquiteto Thomas Duque (Américo Brasiliense, São Paulo) Arquiteto Thomas Duque - há 5 anos

Olá, William

Se a dúvida for em relação à placa somente: qualquer um dos três, dependendo do acordado entre as partes, alguém deverá produzir a placa e arcará com os custos, etc.

Se na obra existem arquiteto e engenheiro, sem sombra de dúvidas deverá ser implantada a placa de ambos.

atenciosamente,

Arquiteto Thomas B. Duque

CAU 160032-0

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região