Como proceder com a construção em um terreno com planta para 2 casas?

Num terreno com planta para 2 casas e escritura aprovada pela prefeitura, pode-se construir as casas separadamente (no caso, construir em meio lote) e o futuro proprietário construir a outra parte no outro meio lote ou é necessário construir as 2 casa simultaneamente aproveitando a planta que já está aprovada?

Como proceder com a construção em um terreno com planta para 2 casas?

Num terreno com planta para 2 casas e escritura aprovada pela prefeitura, pode-se construir as casas separadamente (no caso, construir em meio lote) e o futuro proprietário construir a outra parte no outro meio lote ou é necessário construir as 2 casa simultaneamente aproveitando a planta que já está aprovada?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

36 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Celio, bom dia!

Se o projeto já foi aprovado pela Prefeitura e consequentemente expedido o Alvará de Licença para construção, a certidão do "HABITE-SE" só será expedida após a conclusão das duas casas, assim como a Escritura no Registro de Imóveis, só será lavrada com a apresentação do "Habite-se". Concluindo, você pode construir apenas uma, mas só regularizará juridicamente após a conclusão da outra.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Gabriela Aragão Ferreira Ferreira

Bom dia, Célio.

Depende muito do município, mas no Rio de Janeiro eu te recomendaria aprovar apenas o que vai construir agora, por questões de custo de licença, visto que varia de acordo com a área de construção aprovada e tempo de construção. Aí você tira o habite-se desta residência e, posteriormente, quando for construir a segunda residência, você aprova um projeto de acréscimo.

De todo modo, o ideal é que ambos os projetos sejam pensados como um só, para garantir que não sejam gerados problemas de afastamentos entre as edificações.

Outra alternativa, se interessar, é verificar se não é possível fazer o desmembramento do terreno. Tem que ver qual é a categoria mínima (área e testada) do lote para o zoneamento da área e ver se é possível.

Espero ter ajudado!

Responder
Eliete Candida do Carmo Pereira
Régis Construções E Reformas (Contagem, Minas Gerais) Régis Construções E Reformas - há 7 anos

Boa noite. Você poderá construir primeiro uma casa e depois a outra. Depende de cidade para cidade. Assim você poderá pedir o habite-se parcial, se assim desejar possuir o Habite-se da residência construída. Se te interessar entre em contato comigo que farei um orçamento separado apa você desta construção.

att: Eng: Eliete

Responder
Ivair Santos
Obras De Alvenarias (Guarulhos, São Paulo) Obras De Alvenarias - há 7 anos

Olá,boa tarde Célio. Em meu parecer, á respostas que tem o lado correto de sua pergunta, no entanto estou de acordo com a resposta do Vital, pois independente de construir uma casa primeiro outra depois, germinada ou não, isto vai conforme o gosto do cliente e suas condições financeira, não se esquecendo que, poderás ter problemas futuro como; Escrituras e outros. Att; N.M nova manhãc.r

Responder
Vital
Plena Obras (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Plena Obras - há 7 anos

Célio Souza,

Suas dúvidas devem considerar dois aspectos:

a) Construtivo: não há problema em executar 50% do projeto, desde que tome as precauções para uma futura continuação;

b) Jurídico: normalmente, projeto de casas geminadas subentendem divisão do lote em dois novos lotes para gerar 2 contribuintes, 2 IPTU e 2 escrituras mediante expedição do "Habite-se" referente às duas unidades. Portanto, você não conseguirá o "Habite-se" se não concluir o projeto para o qual foi concedido o Alvará de Construção.

Se precisar de mais esclarecimentos, pode me procurar.

Anexo algumas obras para suas impressões sobre meu perfil profissional.

Espero ter elucidado.

10 fotos
Responder
APARECIDA VIEIRA DE SOUSA SILVA
Particular - há 7 anos

na minha opiniaõ na vejo poblema algum des que você construa na divisa certa do seu vizinho ou de comum acordo constru uma casa germinada depois de contruida e so fazer o desmenbramento

Celso Vicente
Construville Projetos E Construções Ltda Epp (São José dos Campos, São Paulo) Construville Projetos E Construções Ltda Epp - há 7 anos

O problema de legislação pode ser facilmente esclarecido na Prefeitura de sua cidade. O importante a ser analisado é que construindo as duas simultaneamente o custo terá uma boa redução. Se necessitar de uma empresa que trabalha com qualidade e seriedade, nos procure.

Responder
José Victor
Ottep Engenharia (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Ottep Engenharia - há 7 anos

Pode construir uma casa e depois a outra. Porém, vai ter que dar entrada novamente na Prefeitura para realizar o desdobro, visto que a sua planta esta com as duas casas. Fazer as duas casas ao mesmo tempo, reduziria bastante o custo de cada casa.

Qualquer dúvida.

Responder
Thiago Charles Alcantara da Silva

Se vc quer fazer duas casas e melhor vc já aproveitar a planta pq se vc deixar pra fazer uma e fazer a outra vc terá que fazer divisão do terreno na prefeitura aí já é outra burocracia mas o certo é vc ter certeza do que vc quer fazer é ter um profissional ao seu lado para melhores orientações

Responder
Thiago Charles Alcantara da Silva

Se vc quer fazer duas casas e melhor vc já aproveitar a planta pq se vc deixar pra fazer uma e fazer a outra vc terá que fazer divisão do terreno na prefeitura aí já é outra burocracia mas o certo é vc ter certeza do que vc quer fazer é ter um profissional ao seu lado para melhores orientações

Responder
Edson Seiji Morigaki

Normalmente não há restrição para construir separadamente as duas casas, porém é necessário ir até a prefeitura para ver se o alvará do projeto ainda está no prazo de validade para iniciar a construção. Acho interessante conversar com o pessoal que faz a aprovação na prefeitura (onde está localizado seu lote) sobre as suas dúvidas. E por fim, contrate um profissional (engenheiro civil ou arquiteto) de sua confiança, para te orientar na construção e na regularização da obra.

Responder
William Martins
William Martins Engenharia Ltda. (Caraguatatuba, São Paulo) William Martins Engenharia Ltda. - há 7 anos

As prefeituras de cada município, estabelecem as regras do seu código de obras, mas em geral, se existe planta e alvará de licença para construção, voce só precisa seguir o projeto, podendo ser executadas separadamente.

Responder
Rogerio Moraes Ribeiro
Moraes & Moraes Engenharia Construçoes Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Moraes & Moraes Engenharia Construçoes Ltda - há 7 anos

Célio, acredito que as respostas anteriores o deixaram com muito mais dúvidas.

Não faça nenhum procedimento se não tiver a ajuda de um profissional.

Abraço

Responder
Melchior Gregório Pereira
Eterno Engenharia (Atibaia, São Paulo) Eterno Engenharia - há 7 anos

Bom dia Celio.

O ideal é antes de começar a obra ir na prefeitura e verificar o modo que foi aprovado a planta. Acredito que não tem problema em executar uma casa e depois a outra, desde que o tempo não seja muito longo.

Mas podemos ir na prefeitura levar seu projeto e verificar junto à prefeitura o melhor método.

Eng° Melchior Gregório

Responder
Adriano
Adriano-reformas E Construções (Diadema, São Paulo) Adriano-reformas E Construções - há 7 anos

Celio, você pode construir a sua casa tranquilamente, quando o dono da outra parte do terreno resolver construir ele também pode fazer sem problema nenhum, estou na região de São Paulo zona sul, precisando de um profissional estou a disposição

Responder
Agnes Botaccini
Agnes Botaccini - Arquitetura (São Caetano do Sul, São Paulo) Agnes Botaccini - Arquitetura - há 7 anos

Bom dia Célio

Quando um projeto é aprovado o inicio da obra tem um tempo determinado e caso não seja iniciado deve-se comunicar à prefeitura Também existe um tempo, prazo, para se fazer toda a parte estrutural da obra e comunicar à prefeitura do andamento.

O acabamento não tem prazo.

Para se construir parte do projeto aprovado você deve ir à prefeitura e verificar o procedimento pois pelo que falou não será do mesmo proprietário, então o ideal seria separa os projetos.

Mas o importante é ver como foi feita a aprovação.

*Agnes Botaccini

Arquiteta Urbanista . Paisagista. Design

Responder
Oldair José  Augusto
M& Camp Elétrica E Hidráulica (Monte Mor, São Paulo) M& Camp Elétrica E Hidráulica - há 7 anos

Pode ser construída uma e depois a outra, desde que não haja alteração conforme a planta, o outro proprietário terá que construí-la conforme projeto, ou o mesmo não terá valor, então terá que ser feito alteração no projeto.

Responder
Rogerio Paula
RCP Empreiteira (Medina, Minas Gerais) RCP Empreiteira - há 7 anos

2 casa num terreno pode ser germinada tambem

Responder
Rubens Fernandes

Bom Dia Amigo

Na verdade vc tem que fazer a construção das 2 por que em verificação da prefeitura de lote você poderá ter problema e tem mais você já realizou todos os procedimentos para construção de 2 casas vc pode fazer a Base de uma e construir a outra por que terá inicio e aos poucos realizando os serviços das outras.

Felipe Rodrigues Navarro
Pedreiro Felipe (Penápolis, São Paulo) Pedreiro Felipe - há 7 anos

Vc pode construir 1 e dps a outra ou as 2 junta de umas vez nao tem nenhum tipo de regra em questao de construir juntas ou separadas

Responder
Robson Evangelista
Rapi10 Construções E Reformas (Suzano, São Paulo) Rapi10 Construções E Reformas - há 7 anos

Neste caso você não pode pois a planta que você já possui esta feita com uma metragem,de área construída.

Responder
Fábio José de Sousa
JS Empreiteira (Campinas, São Paulo) JS Empreiteira - há 7 anos

Bom dia nesse caso vc deverá construí na sua parte pertencente .vc irá erguer a parede no exato ponta da divisa do tereno .sendo que o terreno do vizinho deverá manter as mesmas medidas que consta na escritura para não ter fura dor de cabeça .qual quer dúvida entre em contato Fábio

Leandro Scachetti
Engenharia E Incorporação Ltda. (Indaiatuba, São Paulo) Engenharia E Incorporação Ltda. - há 7 anos

Vamos lá Celio. Bom se a Prefeitura aprovou o projeto considerando 02 casas, você pode fazer a primeira e depois a segunda, lembrando-se do prazo do alvará que algumas Prefeituras determinada.

Você concluiu sobre um futuro proprietário construir a outra casa, neste caso você é o legítimo dono do terreno e terá fração total das 02 casas, em terrenos que não podem ser desmembrados, mas que permitam a construção de mais de uma construção, você pode instituir condomínio junto ao cartório de registro, onde após alguns documentos, é possível individualizar as construções num mesmo terreno e surgir matrículas separadas, para aliena-las (negociá-las), separadamente.

Espero ter ajudado.

Sigo a disposição!!

Eng Leandro Scachetti

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região