Como fazer a distribuição de pilares de uma casa?

Bom dia. Estou fazendo uma casa térrea e preciso saber como faço a distribuição de pilares, bem como dimensão desses pilares e dimensão de vigas. Que tipo de ferro uso, o espaçamento de estribos em pilares e vigas e que tipo de estribos uso? A casa será com laje, que tipo de laje uso?

Como fazer a distribuição de pilares de uma casa?

Bom dia. Estou fazendo uma casa térrea e preciso saber como faço a distribuição de pilares, bem como dimensão desses pilares e dimensão de vigas. Que tipo de ferro uso, o espaçamento de estribos em pilares e vigas e que tipo de estribos uso? A casa será com laje, que tipo de laje uso?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 2
Valdemir Nogueira Chagas

Michele, bom dia!

Você pode até nem usar pilares, construindo paredes autoportantes. Mas falar para você como deve ser feito os elementos estruturais, incluindo aí as paredes autoportantes, seria leviano de minha parte, pois os elementos estruturais formam um sistema de sustentação da edificação, são eles: fundação, pilares, vigas e lajes. Esses elementos são calculados levando em consideração vários fatores: sondagem do solo (capacidade de suporte do mesmo), distância entre os pilares e peso distribuído nas lajes, além do que os materiais, tais como, aço e concreto têm classificação de uso. A CKS Consultores executa projeto estrutural, bem como de instalações elétricas, hidráulicas e outras de interesse do cliente.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Ajaxpol Garcia
Particular - há 7 anos

Prezada Michele, boa tarde.

O que a srta está necessitando é de um estudo de solo e um projeto estrutural completo. Para isto é necessário contratar um engenheiro com experiência em cálculo estrutural e fundações. Mesmo pára uma residência simples, o projeto estrutural é, além de ser obrigatório a responsabilidade técnica para este tipo de obra, um investimento com custo baixo e benefício alto. Tanto pela segurança da obra quanto pelo custo exato nas quantidades do aço nas armaduras, qu

antidade de concreto, etc...

Odone Borchert Pischke
Odone Borchert Engenharia (Alvorada, Rio Grande do Sul) Odone Borchert Engenharia - há 7 anos

Olá Michele. Só com a planta baixa não posso te dizer com certeza qual a melhor solução. Tem que analisar diversos fatores que você não descreveu, como: tipo de fundações, local do reservatório, tipo de telhado (? telha, altura). Lembrando que para você construir deve contratar um responsável técnico para elaboração do seu projeto estrutural. Fico a disposição para um futuro orçamento.

Responder
Leandro
Roof - Construções E Reformas (Viamão, Rio Grande do Sul) Roof - Construções E Reformas - há 7 anos

Olá Michele, td bem? Olhando a sua planta não é muito difícil não de diagnosticar o que vc necessita, mas temos que saber como é o solo e se vc pretende construir sobre a laje futuramente.

Se desejar nossa opinião e serviços retorne o contato.

Leandro - Roof - Construções e reformas.

Responder
Leandro
Roof - Construções E Reformas (Viamão, Rio Grande do Sul) Roof - Construções E Reformas - há 7 anos

Olá Michele, td bem? Olhando a sua planta não é muito difícil não de diagnosticar o que vc necessita, mas temos que saber como é o solo e se vc pretende construir sobre a laje futuramente.

Se desejar nossa opinião e serviços retorne o contato.

Leandro - Roof - Construções e reformas.

Simone Tomas Rosa
Tomas Rosa Engenharia E Arquitetura (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Tomas Rosa Engenharia E Arquitetura - há 7 anos

Michele,

Concordo plenamente com a explicação do colega. Deves em primeiro lugar, contratar um especialista na área, seja um arquiteto ou engenheiro, que poderá lhe dar os subsídios de segurança necessários, que são o conjunto de projetos.

A Tomás Rosa engenharia e Arquitetura, (homeofficebrasil), poderá lhe auxiliar com os projetos para executares a sua residência com excelência.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região