Pode quebrar parede de um prédio de concreto armado?

Queria quebrar uma parede do prédio pra fazer uma porta e sei da necessidade de orientação profissional antes de fazer isso!! Busquei os documentos do prédio e só diz que são paredes de concreto armado? O que isso significa? Posso quebrar a parede ou não???

Pode quebrar parede de um prédio de concreto armado?

Queria quebrar uma parede do prédio pra fazer uma porta e sei da necessidade de orientação profissional antes de fazer isso!! Busquei os documentos do prédio e só diz que são paredes de concreto armado? O que isso significa? Posso quebrar a parede ou não???

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 5 anos

R: Se a estrutura é em concreto armado, as paredes são apenas de vedação e poderiam ser retiradas; Se for em alvenaria estrutural, as paredes fazem parte da estrutura, dessa forma não poderia ser retirada; Peça orientação junto ao conselho do condominio e peça a visita técnica de um engenheiro para emitir um laudo;

A disposição;

Gleubstone Barros

Olá Samara, tudo bem?

Hoje existe diversos tipo de sistemas construtivos para edificação, sendo os mais comuns: o convencional ( estrutura pilares vigas e lajes), alvenaria estrutural (nesse caso as paredes fazem a função da estrutura e por fim a estrutura com concreto armado ( onde as paredes são em concreto e ferragens) pela descrição acredito que seu caso seja o último.

Caso seja. E bem complicado vc conseguir tirar essa parede, porém a afirmação só e possivel com uma avaliação no local.

Valdemir Nogueira Chagas

Samara, bom dia!

Para alterar qualquer compartimento de um apartamento, o proprietário deverá contratar um Engenheiro Civil para elaboração de "Laudo Técnico" acompanhado de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), de conformidade com a NBR 16.280/2015.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

3 fotos
Responder
Adair Antonio de Faccio Junior

Primeiro é preciso verificar se a alvenaria é apenas de vedação ou se ela possui função estrutural (alvenaria estrutural).

Se for o primeiro caso você pode retirar sem problemas. Caso seja o segundo caso para executar a abertura é necessário a avaliação de um profissional (engenheiro ou arquiteto) que irá calcular as cargas atuantes na estrutura. Após estas verificações o profissional que você contratou irá determinar se você pode fazer a abertura, como deverá ser feita e o local mais adequado.

Att

Adair

Responder
Pedecon Engenharia
Projecta Serviços E Manutenção Predial (Salto, São Paulo) Projecta Serviços E Manutenção Predial - há 5 anos

Olá, Samara!

Primeiro de tudo, é necessário saber qual a concepção estrutural para lhe dar uma resposta assertiva, entretanto, podemos adiantar alguma coisa. Em residencias multifamiliares, é extremamente perigoso e proibido fazer qualquer alteração sem avaliação prévia de um profissional adequado, no seu caso, pelo que descreveste, não dá para ter certeza de que tipo de estrutura estamos falando, presumimos que seja uma parede estrutural, e sendo assim, jamais ela poderá sofrer alterações sem a avaliação de um técnico especializado, caso ela fosse apenas de vedação, seria possível, entretanto, somente um especialista poderá te afirmar e te orientar corretamente como proceder.

Espero ter exercido a contento nosso papel de orientador, saudações da PEDECON Engenharia!

Responder
Leonardo Augustus Belinciuc
L A B Engenharia Construções E Reformas (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) L A B Engenharia Construções E Reformas - há 5 anos

Prezada, para poder fazer essa alteração no seu apartamento é preciso ter os dados do projeto para verificar se a possibilidade ou não de abrir uma porta nessa parede, mas isso só pode ser feito por um Eng. Civil ,profissional habilitado e credenciado pelo CREA-SP.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região