É possível ter dois relógios na mesma residência?

Na minha casa o relógio era do lado de dentro,mas agora é direto no poste. O do lado de dentro ainda roda, mesmo que o da rua esteja ligado. Eu queria saber se isso é correto e se interfere no valor? Porque o de dentro ainda roda e o inquilino disse que a luz dele é da rua, mas quando deu problema na casa dele, ele mexeu no disjuntor do relógio de dentro, que da direto pro quintal.

É possível ter dois relógios na mesma residência?

Na minha casa o relógio era do lado de dentro,mas agora é direto no poste. O do lado de dentro ainda roda, mesmo que o da rua esteja ligado. Eu queria saber se isso é correto e se interfere no valor? Porque o de dentro ainda roda e o inquilino disse que a luz dele é da rua, mas quando deu problema na casa dele, ele mexeu no disjuntor do relógio de dentro, que da direto pro quintal.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 2
Valdemir Nogueira Chagas

Bruna, bom dia!

Se a obrigatoriedade do relógio no poste, com visor para rua, foi imposta pela Concessionária por algum motivo, a mesma ao ligar o novo relógio retira o antigo, e a ligação a partir do novo relógio até o Quadro de Distribuição é de responsabilidade do morador, que deverá atender às exigências da concessionária, como por exemplo fazer o aterramento do neutro de entrada.

Recentemente fizemos algo bem parecido aqui em São Paulo. Veja abaixo as fotos. (relógio instalado na sala, caixa instalada no muro, aterramento do neutro, ligação do muro até o quadro).

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

5 fotos
Responder
Eduardo Muzzi
CCM (Guarapari, Espírito Santo) CCM - há 2 anos

As concessionárias não entram nas residências para fazer leitura e com isso vc deve estar recebendo conta de consumo somente do medidor externo.

Não vejo problema algum.

Responder
Bruna
Particular - há 2 anos

Ou seja, as duas casa estão recebendo luz normalmente, até porque se fosse ligado direto no poste a concessionária já teria visto a irregularidade e entrado em contato ou cortado a luz, não é???

Bruna
Particular - há 2 anos

Mas o relógio de dentro ainda estaria funcionando?? Porque eu percebi que o disco de metal que tem nesses relógios ainda gira, só que está do lado de dentro

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: cada unidade tem que ter apenas um medidor; se for unidades separadas no mesmo terreno, deve ter um relogio duplo e não relogios independentes

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Bruna,

Apenas com estas informações não é possível ter uma resposta.

De uma forma geral as concessionárias permitem a instalação de mais de um medidor de energia.

Recomendo que solicite a um eletricista que avalie a sua a instalação, ele terá condições de verificar o que está acontecendo e de apontar o melhor caminho para regularizar.

Espero ter ajudado.

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 2 anos

Algumas concessionárias permitem que ajam dois medidores na mesma casa desde que ajam divisão de espaços físico, que deve ser o seu caso

Responder
Bruna
Particular - há 2 anos

Aqui não é dividido, e nem daria pra fazer isso. A pessoa fez o pedido de relógio pessoal, mas está enrolando até agora. E ainda está usando ar-condicionado, e nao quer colaborar com o valor, alegando que a luz está ligada direto no poste. Pra luz dele estar direto o poste não teria que ter um cabo direto do poste para a casa??

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região