O eletricista disse que isso é normal. Alguém poderia me auxiliar?

Ponto de lampada continua passando corrente mesmo desligado

Boa tarde,

Fiz uma reforma no meu AP com um pedreiro "faz tudo", inclusive a parte elétrica. Um tempo depois que a obra foi entregue, noite que a lampada do meu quarto continua levemente acesa mesmo após desliga, usei um multímetro e detectei 50 volts, se trata de um interruptor paralelo. O eletricista disse que isso é normal. Alguém poderia me auxiliar?

O eletricista disse que isso é normal. Alguém poderia me auxiliar?

Ponto de lampada continua passando corrente mesmo desligado

Boa tarde,

Fiz uma reforma no meu AP com um pedreiro "faz tudo", inclusive a parte elétrica. Um tempo depois que a obra foi entregue, noite que a lampada do meu quarto continua levemente acesa mesmo após desliga, usei um multímetro e detectei 50 volts, se trata de um interruptor paralelo. O eletricista disse que isso é normal. Alguém poderia me auxiliar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

35 Respostas

Respostas úteis 3
Cândido Piva Netto
Piva Eletricista (Valinhos, São Paulo) Piva Eletricista - há 3 anos

Pode estar ocorrendo vários problemas,os mais prováveis, instalação incorreta onde interrompe o neutro ao invés da fase, indução eletromagnética onde no mesmo eletroduto existem vários cabos, de circuitos de iluminacao tomadas,ao ligar equipamentos na tomadas,a corrente elétrica que circula no cabo,acaba induzindo um nível de tensão que e baixo no retorno da lâmpada,mais o suficiente pra fazer a lâmpada pisca mesmo desligada, receptáculo com defeito, lâmpadas mal colocadas,deve contratar um profissional pra avaliar blz

Responder
Carlos Rodrigues Brandão Brandão
Carlos Brandão: Eletricista (Limeira, São Paulo) Carlos Brandão: Eletricista - há 3 anos

Provavelmente é a fase ligada direto no receptáculo da lampada, se ainda não resolveu esse problema contrate um dos profissionais desta plataforma o mais rápido possível, corre-se o risco de choque elétrico se tocar no bocal da lampada.

Responder
Antonio Aparecido
Antonio Eletricista Residencial/predial (Betim, Minas Gerais) Antonio Eletricista Residencial/predial - há 3 anos

Boa tarde,e bem provavel que a fase esteja ligada no receptaculo da lampada,o que e errado,e tambem pode ser que nao tem um quadro de separaçao de fases ,iluminaçao,tomadas,chuveiro,contrate um profissional do ramo,estamos a sua disposiçao,grato

Responder
Manoel Barbosa
Nel Barbosa (Ferraz de Vasconcelos, São Paulo) Nel Barbosa - há 3 anos

Oi bom dia

Os fios estão invertido provável o eletricista colocou o fio faz direto na lâmpada e o fio neutro ele colocou no interruptor. Por isso esta acontecendo este problema sem dúvida

Espero ter te ajudado

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 3 anos

Olá Lucas! Infelizmente isso que aconteceu é "normal" tendo em vista que o serviço não foi executado por um profissional qualificado.

A parte elétrica normalmente não representa 10% do custo de uma obra. No entanto ela é frequentemente negligenciada e executada por pedreiros, gesseiros, etc.

Aconselho a procurar alguém especializado para resolver isso. Parece ser um problema de fácil solução.

Abraço.

Marcio

Elétrica Carneiro

Responder
Ricardo Finotelli
Reformadora 2000 (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Reformadora 2000 - há 3 anos

Bom dia o caso aí deve ser inversão de polaridade peguei um caso semana retrasada que o neutro estava descarregando na ferragem da casa se eu for eliminar esse problema que voltou ao normal mas no seu caso aí deve ser inversão de fases ok qualquer novidade é só solicitar toda a região do Jabaquara

Responder
Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 3 anos

Bom dia não tem nada correto você precisa chamar um profissional de sua confiança e que seja honesto pra solucionar o problema definitivamente não pode continuar assim pode ocorrer risco de incêndio na sua instalação elétrica isso é urgente, espero ter te ajudado com as dúvidas bom dia Lucas.

Responder
Job Viana de Oliveira

Tbem não é para acontecer incêndio. Apenas o serviço não foi feito por um profissional da area de eletrica. Com certeza inverteo a ligação. Ligando o fase na lampada e o neutro no interruptor. Isso acontece na maioria das vezes com lampadas de led. Sem assustar as pesoas assim, meu caro. Vc tbem deve ser um desses curioso.

José Roberto Silva
JR Solar Soluções. (Atibaia, São Paulo) JR Solar Soluções. - há 3 anos

Este fato não é normal .provavelmente a Instalação está inadequada. Não esta com a polaridade correta .quero dizer que está tendo um retorno .o interruptor tem que ser alimentado pela fase e não pelo neutro.o neutro não pode ser interrompido em epotcie alguma.no caso pelo interruptor.

Responder
Ricardo Finotelli
Reformadora 2000 (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Reformadora 2000 - há 3 anos

Bom dia a todos realmente eu peguei um fato desses dias uma o neutro estava descarregando na própria ferragem da casa então questão de inversão e eliminação desse curto desfazer e refazer novamente serviço espero ter ajudado sou da região do Jabaquara se quiser solicitar é só chamar

Eletrônica D
Eletronica D (Santo André, São Paulo) Eletronica D - há 3 anos

Isso não é normal!!! Somos da Eletrônica D e temos o prazer em lhe ajudar!

1° Verifique seu interruptor: já pegamos problemas semelhantes onde o interruptor era o causador desse problema.

2° Verifique a caixa de passagem: Já pegamos diversos problemas onde a caixa de passagem estava úmida, e como a água contém íons, a lâmpada acabava ficando acesa por conta dessa umidade!

3° se nada disso resolver chame um profissional para realizar uma verificação na parte elétrica de sua residência.

Esperamos ter lhe ajudado, qualquer dúvida a ser esclarecida estaremos a disposição. Att. Eletrônica D

Responder
Flávio Santos

Qual a tensão da lâmpada?

Caso seja 220v verifique se os interruptores são bipolares (próprio pra 220v)

Se for 127v provavelmente o interruptor deve estar alimentado com neutro e a fase ligada direta na lâmpada ficará sempre com tensão mesmo com o interruptor desligado

Responder
Paulo santos calado

É interessante como já peguei vários problema semelhante.

1, Existe dois tipo de ligação paralela, um é o certo o outro é o errado eram usado muito antigamente, o certo seria chamar um Eletricista para verificar.

2, As Luminária de Led usa um Driver eletrônico qualquer tensão que passe para esse Driver vai gerar uma Carga nós Capacitor eletrolíticos isso faz com que a lâmpada fique dando aquelas piscada mais não consegue acender, nesse tem que corrigir a instalação do interruptor o fio Neutro (Azul) nunca deve se ligado no interruptor ele deve ser ligado na luminária.

Para disculbrir chame um Eletricista proficional.

Responder
Janiel
Jann (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Jann - há 3 anos

É provável que esta tendo fuga de corrente vindo de algum interruptor paralelo,fios mal apertado dentro do bornie do interruptor, aconselho chamar um eletricista de confiança porque zé faisca esta cheio,e pode por sua instalação em risco e pequenos incendios nos fios.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Não é normal, provavelmente esta com curto no neutro; Chame um eletricista para resolver esse problema

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Kevin Espicalski
Kevin Espicalski (Vila Velha, Espírito Santo) Kevin Espicalski - há 3 anos

O ideal é contratar um eletricista capacitado para avaliar a situação. Pois além do incômodo, você pode estar perdendo dinheiro na conta de energia. Mas seria interessante avaliar alguns pontos:

- Se a lâmpada está ligada em 110V ou 220V. Se for em 220 deve-se cortar as 2 fases da luminária sempre.

- O interruptor está cortando a fase e não o neutro para o retorno da luminária. Caso esteja cortando o neutro deve corrigir neutro. Lembre-se que o terra não se interrompe.

- Pode estar havendo fuga de alguma emenda dentro da tubulação, caso haja muitos fios dentro dela. Principalmente se for região marítima, a maresia pode agravar nesse processo;

- Outro ponto, mas não menos importante é a qualidade da luminária e do próprio interruptor. Veja se são certificados e se as instalações estão seguindo às indicações do manual.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região