Por que o disjuntor junto ao marcador em um PC desarma constantemente?

Minha casa trem um marcador de energia elétrica em um PC a uns 40 metros. O marcador tem um disjuntor de 50A. Esse disjuntor está sempre desarmando, com intervalo de 3 a 4 dias entre um desarme e outro. A concessionária ENEL foi chamada e trocou o disjuntor SEMA por um outro da mesma marca mas DR. Isso há uns 6 dias. Hoje o disjuntor desarmou novamente. O que pode estar provocando o problema? grato pela ajuda!

Por que o disjuntor junto ao marcador em um PC desarma constantemente?

Minha casa trem um marcador de energia elétrica em um PC a uns 40 metros. O marcador tem um disjuntor de 50A. Esse disjuntor está sempre desarmando, com intervalo de 3 a 4 dias entre um desarme e outro. A concessionária ENEL foi chamada e trocou o disjuntor SEMA por um outro da mesma marca mas DR. Isso há uns 6 dias. Hoje o disjuntor desarmou novamente. O que pode estar provocando o problema? grato pela ajuda!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Bonfim Eliano Pinheiro Pereira

Quando o assunto é segurança elétrica, é praticamente impossível não pensarmos nos disjuntores. Eles são indispensáveis para qualquer instalação elétrica, pois têm a capacidade de interromper a energia em condições anormais. Isso significa que um disjuntor desarmando pode ser um sinal de que a instalação está com problemas.

Na prática, o disjuntor atua como um dispositivo de segurança que protege os circuitos elétricos, os equipamentos e os usuários ao desativar automaticamente a distribuição de energia, quando detectado um curto-circuito ou sobrecarga. Diferente do fusível que queima nessas situações, sendo necessária a troca por uma peça nova, o disjuntor pode ser ligado novamente depois da “queda”.

Responder
Beny Pereira
Fiber Conn Soluções Tecnológicas (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Fiber Conn Soluções Tecnológicas - há 4 anos

Há vários fatores possíveis para que seu disjuntor do QDJ junto ao medidor da concessionária de energia esteja desarmando.

Fatores possíveis não excludentes entre si ou de outras possibilidades:

1 - O consumo em determinado momento seja maior que o suportado por sua rede de energia. Ou seja: Observe a quantidade de equipamentos e lâmpadas ligadas no momento em que o problema acontece. Isso também significa que provavelmente seu disjuntor no quadro de disjuntores dentro da residência não está atuando (normalmente porque a corrente (amperagem) que ele suporta é maior que a suportada pelo circuito interno) e seu cabeamento na residência ou entre o medidor e a residência estão sobreaquecendo, situação que pode gerar maior consumo de energia ou mesmo um incêndio;

2 - Mal contato nas conexões de cabeamento, gerando sobreaquecimento e outras anomalias elétricas, podendo ocorrer inclusive queima de lâmpadas e/ou equipamentos e/ou resistências de chuveiros, além do risco de incêndio;

3 - Mal contato no neutro e/ou fuga de corrente em função de instalação incorreta, problemas no cabeamento e/ou nas tomadas e/ou nos interruptores e/ou em algum equipamento;

4 - Outras possibilidades associadas;

É importante que chame um eletricista tecnicamente qualificado, não um curioso ou "faz tudo", para avaliar sua rede elétrica.

As instalações elétricas devem estar em conformidade com as normas técnicas, como por exemplo a NBR 5410. Se o eletricista não souber o que é essa norma e/ou não souber como se instala um DPS e/ou um DR/IDR, e/ou não souber dimensionar uma rede elétrica dentro da norma e/ou não souber usar um multímetro e/ou sugerir alguma gambiarra, descarte-o.

Exija sempre que o serviço seja executado por um profissional certificado, com o devido curso técnico.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Pico de tensão... oscilação na rede...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região