Qual a altura minima de um porão?

Aqui è o Altimar e gostaria de saber qual a altura minima do porão para não fazer parte na hora de fazer o habita -se

Qual a altura minima de um porão?

Aqui è o Altimar e gostaria de saber qual a altura minima do porão para não fazer parte na hora de fazer o habita -se

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
Bruno Almeida
Cimbriare Serviços De Construção E Reforma (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Cimbriare Serviços De Construção E Reforma - há 6 anos

A altura mínima para um porão, depende do tipo de utilização do ambiente. Devemos pensar sempre no conforto e mesmo sendo um porão, uma altura mínima de 2,20m acho razoável, visto que uma porta normalmente tem 2,10m de altura. Considerando a instalação de iluminação e outras utilidades, 2,20m... eu acho razoável.

Responder
Karla Meireles
Koluna Engenharia (São João da Barra, Rio de Janeiro) Koluna Engenharia - há 6 anos

Para se definir a profundidade da escavação de uma casa deve-se inicialmente definir qual será o nível do piso acabado do imóvel com relação à rua ou passeio. A partir daí, deve-se considerar os seguintes parâmetros: 0,15m da espessura da laje de piso da casa, mais a espessura do acabamento do piso, depois uma altura mínima de 2,50m como pé-direito do porão (se essa altura for menor, pode-se ter problemas de ventilação e iluminação) e mais 0,12m da espessura da laje de piso com acabamento do porão e, finalmente, a altura necessária para execução da fundação (cintas e blocos de fundação e outras estruturas necessárias).