Utilizar porcelanato na pia da cozinha é viável??

Boa noite, estamos em obras e muita dúvida se uso o granito nas bancadas da pia ou porcelanato?? por favor me ajudem

Utilizar porcelanato na pia da cozinha é viável??

Boa noite, estamos em obras e muita dúvida se uso o granito nas bancadas da pia ou porcelanato?? por favor me ajudem

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Respostas úteis 9
Trevo Projetos Consultoria e Planejamento Messias

Bom dia Luiza,

É perfeitamente possível fazer bancadas com o revestimento em porcelanato. Alguns pontos devem ser observado:

I. Os granitos, mármores e materiais sintéticos (stones) são autoportantes. Eles conseguem ser a estrutura e o acabamento ao mesmo tempo. No caso do porcelanato em uma bancada de cozinha ele deve ser colado em uma estrutura que dependendo do tamanho vai ser de um granito menos nobre e com custo menor, uma estrutura metálica, etc.

II. Nos ambientes com bancadas menores como banheiros até conseguimos fazer as bancadas só com porcelanato. Colamos uma peça na outra e estruturamos as bancadas. No caso da cozinha teríamos que verificar o tamanho e modelo da bancada, mas sempre as bancadas são maiores.

III. Outro ponto são as quinas. As emendas devem ser feitas com meia esquadria o que deixa esse local bem frágil, sem resistente a ação mecânica. Assim qualquer pancada pode danificar e em pouco tempo vocês vão ter uma bancada com defeitos.

IV. A realização desse serviço deve ser feito por profissional com experiência pois exige um acabamento muito bom para termos um resultado satisfatório.

V. Recomendo procurar uma loja especializada ou um profissional para verificar a viabilidade em função das dimensões e modelo da sua bancada.

Espero ter ajudado e no mais estamos à disposição.

Sucesso com a reforma.

Responder
Isabela
Particular - há 1 año

Boa tarde! gostei da sua informação... levando em consideração que o porcelanato fica fragil, e o material industrializado é poroso e pode manchar, indica algum outro material na cor branca que segue essa linha, mas com menos fragilidade?

Daniel Sinimbú
Dsinimbú Arquitetura (Taguatinga, Distrito Federal) Dsinimbú Arquitetura - há 4 anos

Bom dia Luiza,

O Porcelanato é um material bem menos resistente quando comparado ao granito ou mármore. Em contra partida as bancadas de porcelanato agregam as melhores características desses dois materiais, e sem o custo tão alto das pedras industrializadas.

A bancada de porcelanato, possui baixa porosidade, facilitando a limpeza. Sua aparência é moderna e de fácil manutenção.

Para serem usados em bancadas de cozinha, é importante que o porcelanato seja de boa qualidade, para resistirem a impactos constantes e altas temperaturas. Isso faz com que seu custo não seja dos menores, porém ainda assim a relação custo-benefício continua satisfatória.

Responder
Paulo Ricardo Paludo
Paludo Engenharia (Lago Norte, Distrito Federal) Paludo Engenharia - há 4 anos

Cara Luíza, funcionalmente o porcelanato nas quinas ( poderia mandar fazer cortes meia esquadria para melhor acabamento) irá ficar muito frágil, se for pia banheiro , sem problemas, se for bancada cozinha fica vulnerável, a grande vantagem do porcelanato, tem baixa absorção, ou seja, menos poroso, não mancha tão fácil, e tem mais opções de padronagem, esteticamente pode ficar melhor.

Responder
David Nacci
Lda-inbrasil (Ipatinga, Minas Gerais) Lda-inbrasil - há 4 anos

Olá Luíza! O granito é tecnicamente um ótimo material, mas todo mundo cansou esteticamente!! O porcelanato pode ser uma solução, mas o desempenho técnico não vai ser o mesmo (menos resistente). Sugiro o uso de pedras diferentes do granito (de massa mas homogênea) ou de cimento queimado (que pessoalmente adoro!), mas para essa ultima solução precisa de profissionais especialistas nisso

3 fotos
Responder
Arnaldo Barros
Novo Nome Construtora (Brasília, Distrito Federal) Novo Nome Construtora - há 4 anos

Olá luiza..granito seria o produto certo para ser usado pela resistência .

Mas existem outras pedras a serem usado.

Não vou lhe indicar o porcelanato para esta atea não acho que seja bom e confiavel.

Ate mesmo porque ainda não vi sendo usado nesta area.

Att arnaldo barro novo nome

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Sim, é viavel, mas dê preferencia a peças unicas, pois com emendas sempre dá problemas nas juntas

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Responder
Sara
Particular - há 2 anos

Boa tarde,

O porcelanato jamais terá a mesma resistência que as pedras industrializadas, para tampos de cozinha, como a superfície de Quartzo (silestone, Caesarstone, Tenace, Premiunstone, Vulcana0 e o Dekton (chapas 320x160cm espessura 20mm). O granito é uma excelente opção custo x benefício para cozinha, porém tem índice alto de absorção, então sempre recomendamos os escuros, além de terem poucas opções de cores lisas.

Os materiais industrializados possuem uma vasta gama de tonalidades, incluindo os que possuem veios como o mármore.

Valdinei Alves Brito
Isabella Porcelanato ,bancada De Cozinha Lavatórios Nichos Etc (Toledo, Paraná) Isabella Porcelanato ,bancada De Cozinha Lavatórios Nichos Etc - há 2 anos

Ola sou marmorista a 16 anos e agora estou trabalhando apenas com porcelanato quanto a resistência não vejo muita diferença pois dependendo do granito quebra muito fácil o porcelanato e mais seco porem mais difícil de quebrar

Responder
Joao
Particular - há 3 anos

bom dia depois de pronta uma bancada de porcelanato fica resistente sim e outra coisa nao perde o brilho como o granito e o marmore

Joao
Particular - há 3 anos

bom dia depois de pronta uma bancada de porcelanato fica resistente sim e outra coisa nao perde o brilho como o granito e o marmore

4 fotos
Diego Marinho
Particular - há 3 anos

Queria saber como foi feito para ficar o mesmo acabamento nas testeiras do porcelanato como vemos nessa última foto a parte mais baixa da parte molhada e fica aparente a testeira da parte seca?

Leonardo Ribeiro
Leonardo Ribeiro
Particular - há 3 anos

João, boa noite! Pretendo colocar a bancada sobre o armário planejado da minha cozinha, porém preciso de uma bancada meio 'comprida' (rs) que tem aproximadamente 2,80 x 0,60 metros. Minha dúvida é como fica a 'junta' do porcelanato. Já fez essa bancada com porcelanato comprida? Como fica? Obrigado.

Antonio Cézar Souza
Acsprojetos (Samambaia, Distrito Federal) Acsprojetos - há 4 anos

Olá Luíza,

Na arquitetura moderna e com a versatilidade dos materiais, Unidos a estética e segurança. Na minha opinião o mais viável para bancada tanto para pia ou para lavatório e o granito ou mármore.

As adaptações quanto a fixação das pedras, e acorrencias de troca de calores e a continuidade de unidades favorecem as mesmas, além de serem fabricados sobe medidas, podem ser mais espessas e com formato variado e um ótimo acabamento.

No entanto o porcelanato

tem a resistência reduzida

a impacto, e propícia a mancha na troca de valores e na utilização de líquidos químicos.

Aconselho procurar uma empresa/profissional no ramo de pedras e revestimentos à fazer avaliações in-loco.

Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de arquitetos na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.