Porcelanato ou Mármore?

Qual piso escolho para colocar na sala, porcelanato ou mármore?

Obrigada!

Porcelanato ou Mármore?

Qual piso escolho para colocar na sala, porcelanato ou mármore?

Obrigada!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 4
Realds Engenharia
Realds Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Realds Engenharia - há 9 anos

Olá Tânia,, Se não tiver problemas com preço escolha o Mármore que deverá ser de primeira qualidade, e muito bem instalado. ou Prefira porcelanato, se optar pelo meio ambiente e também pela economia, Na classificação geral o Mármore é mais rico

Responder
ROSANA MEIRELLES
Rosana Meirelles - Arquitetura e Construção (Salvador, Bahia) Rosana Meirelles - Arquitetura e Construção - há 9 anos

Tanto o porcelanato quanto o mármore tem muitas variantes. Existem mármores mais ou menos porosos, que podem absorver impurezas ou manchar. Por sua vez, o porcelanato deve ser de boa qualidade para ter um bom desempenho. De forma geral, o porcelanato tem preço mais baixo que o mármore e é mais rápido e fácil de assentar. Existe uma infinidade de acabamentos como padrão madeira, em réguas ou placas, cimento queimado que está muito em moda, padrão mármore, anti-derrapante, fosco ou polido. Encontramos também em vários tamanhos.

A manutenção do porcelanato é mais fácil também.

O porcelanato então, ao meu ver, é mais viável.

Responder
Junior
Particular - há 5 anos

O porcelanato não mancha, facil de limpar e não acomula bacterias, já o Marmore ou o Granito mancha e suas manchas são impossíveis de remover, absorve agua e gordura, não é tão facil de limpar pois acomula sujeiras e bacterias e ao menos uma vez por mes é necessario fazer uma limpeza com esponja agua e sabao para que a peça não fique tão grossa de sujeira...

Por todos esses motivos eu prefiro porcelanato sem falar que tem muito mais cores disponivel no mercado, o preço é menor e são peças que tem mais brilho e seu brilho dura muito mais tempo...

Junior
Particular - há 5 anos

O porcelanato não mancha, facil de limpar e não acomula bacterias, já o Marmore ou o Granito mancha e suas manchas são impossíveis de remover, absorve agua e gordura, não é tão facil de limpar pois acomula sujeiras e bacterias e ao menos uma vez por mes é necessario fazer uma limpeza com esponja agua e sabao para que a peça não fique tão grossa de sujeira...

Por todos esses motivos eu prefiro porcelanato sem falar que tem muito mais cores disponivel no mercado, o preço é menor e são peças que tem mais brilho e seu brilho dura muito mais tempo...

Felipe Moraes
Cirurgião Plástico Dos Pisos (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Cirurgião Plástico Dos Pisos - há 9 anos

Prezada Tania...

Tanto o mármores (listado por você) como granitos e porcelanatos são excelentes escolhas da qual vc pode estar fazendo para o revestimento de sua sala... Se você procura produtos de excelente qualidade os custos em relação aos porcelanatos podem sim ser bem maiores do que as pedras naturais no caso da escolha por porcelanatos importados como os italianos onde existem placas de até 3 X 1,50 metros. Estes necessitam de mão de obra especializada com serras diamantadas também importadas (alemãs e italianas) para a realização de cortes perfeitos e iguais aos de fábrica (serviço realizado por nós). Lembramos que a indústria nacional nos dias de hoje se desenvolveu muito produzindo também bons porcelanatos (Portobello e Eliane) em diferentes tons imitando também as pedras naturais a preços bem mais acessíveis do que as pedras naturais ou os porcelanatos importados (italiano). Aqueles ao meu ver (porcelanatos) se destacam pela maior praticidade em relação a limpeza, não absorvem água (algumas pedras naturais como o mármore e granito podem absorver um pouco de umidade além de apresentar desgastes com o tempo) além de outras praticidades já citadas pelos outros colegas.

Minha resposta à sua pergunta seria a escolha pelos porcelanatos pois tenho certeza que não se arrependerá. E necessitando de ajuda com mais dúvidas me ponho a sua disposição para esclarecê-las prontamente ok... Vale a pena também consultar um blog bem interessante chamado "reformar e revestir".

E uma dica importante: após sua escolha procure bem por pessoas habilitadas para uma excelente colocação das peças. Neste quesito garanto a você uma instalação perfeita em todos os detalhes.

Responder
Luciana de León
JN Exclusive Business (Itajaí, Santa Catarina) JN Exclusive Business - há 9 anos

Olá Tânia, hoje em dia os porcelanatos diferenciados trazem a mesma beleza do mármore com vantagens como preço inferior e e praticamente sem porosidade, não manchando nem absorvendo sujeira. Importamos e comercializamos, logo temos os melhores preços. Abraço Luciana.

Responder
Eduardo Medeiros
Eduardo Medeiros Arquitetura E Design (Goiânia, Goiás) Eduardo Medeiros Arquitetura E Design - há 9 anos

O mármore é um material muito nobre, porém caro. Caso prefira escolhê-lo, pense nos tons da sua residência. Se o bege predominar, opte pelo bege bahia ou pelo travertino romano polido, caso o branco e preto predominem, utilize o mármore branco moura ou carrara.

O porcelanato também é uma ótima opção, além de ser bem mais barato. Opte por formatos maiores, como 80x80cm ou 90x90cm, eles darão grandiosidade ao ambiente.

Responder
Elizabeth Quintella
Elizabeth Quintella Arquitetura & Design (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Elizabeth Quintella Arquitetura & Design - há 9 anos

Sim Tania tentarei ajudar. Bem o mármore era usado nas casas de antigamente em cores nobres, hj, é quase sempre usado o granito mais para comercial no piso por exemplo e o porcelanato muito em moda pela praticidade e não absorção de agua, como ocorre com alguns granito.Que tb sofre descarte, perde o brilho, fica poroso com anos.

Mas tudo depende do projeto, do local, do uso para lhe responder acertadamente. Cordialmente grata.

Responder
Ouro Arquitetura e Engenharia A&E

Olá Tania, ó mármore é um material nobre, porem não é renovável. Em tempos de sustentabilidade você estaria indo contra a corrente. Se você tem essa consciência ambiental opte sempre por produtos renováveis e tecnologias de reuso. Tenho certeza que você estará economizando e o planeta agradece. #ficaadica

Responder
Adriana Alves

Prezada, boa tarde!

Porcelanato contem inúmeros modelos e tamanhos, são frios mais trazem uma beleza e brilho a sala, pode ser brilhante ou fosco como o cimento queimado.

Já o mármore e frágil, mais indicado seria granito, nobre de qualidade superior, preço também superior, variedades nacionais e importado. Dura uma vida inteira e traz para sua casa um tom de nobreza, friobe combina bem com madeira.

Responder
Zaldini Hernandes
Particular - há 9 anos

Tania,

Algumas variáveis contribuem para definir essa escolha. Vou fazer uma lista de algumas para orientar você:

- Preocupação com preço: Porcelanato.

- Preocupação com manchas de água ou bebidas: Porcelanato (dá para impermeabilizar o mármore, mas na vida real as pessoas relaxam na manutenção depois de 1 ou 2 anos).

- Ambientes pequenos ou piso escondido por muita mobília: Porcelanato (já que não faz sentido gastar muito dinheiro para o mármore ficar escondido debaixo do tapete).

Avise se precisar de mais orientações.

Att.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região