Porta externa (apartamento)

Moro em apartamento e possuo uma porta externa semi-oca, por isso ouço tudo o que se passa no corredor externo, e vice-versa. Gostaria de saber se uma porta de madeira (maciça) reduziria esse problema em níveis aceitáveis (atenuaria o ruído a tênues murmúrios, por exemplo). Qual seria o profissional ideal para fabricar tal porta, visto que terei que manter o padrão estético do prédio. Grato...

Porta externa (apartamento)

Moro em apartamento e possuo uma porta externa semi-oca, por isso ouço tudo o que se passa no corredor externo, e vice-versa. Gostaria de saber se uma porta de madeira (maciça) reduziria esse problema em níveis aceitáveis (atenuaria o ruído a tênues murmúrios, por exemplo). Qual seria o profissional ideal para fabricar tal porta, visto que terei que manter o padrão estético do prédio. Grato...

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Eng  Júlio César Fredes da Silveira
Particular - há 5 anos

pessoal é proibido porta semi oca instaladas em condomínios porque a lei de incêndio exige que a porta tenha resistência ao fogo com minimo de 30 minutos de fogo...a porta principal de um apto tem que ser maçica e claro colocar vedações contra barulho, vento e bichos. cuidado aqui no RS teve incêndio em apto com porta semi oca e o seguro não paga pois não atende a lei de incêndio e código de obras. a maioria de empresas que fabricam não sabem de legislação municipal e estadual.

Lucas Simas
Simas Isolamento e Tratamento Acústico (Belo Horizonte, Minas Gerais) Simas Isolamento e Tratamento Acústico - há 8 anos

Um bom marceneiro te atenderia bem, e além da porta maciça você também deverá adicionar um batente na parte inferior da porta e e m seguida fazer a vedação com borrachas.

Estes são alguns dos modelos que fabrico aqui em BH, batente duplo nas extremidades acabamento personalizável, tanto para porta quanto para ferragens.

3 fotos
Responder
Pablo Serrano
Pablo Serrano - Soluções Acústicas (Florianópolis, Santa Catarina) Pablo Serrano - Soluções Acústicas - há 8 anos

Olá colega, conheço boas portas acústicas de uma empresa do Paraná com laudo de ensaio de perda de transmissão (isolamento acústico) feitos em Portugal. Ela não é muito cara e o segredo é ela ser mais pesada, com estruturas internas com metal, lãs minerais e MDF além de ter uma boa vedação nas laterais.