Quem é responsável pela manutenção e pós-obra de um empreendimento construído por administração?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

SQS Engenharia
SQS Engenharia - Obras Planejadas (Brasília, Distrito Federal) SQS Engenharia - Obras Planejadas - há 6 anos

Boa tarde,

Uma contratação para execução de obra por empresa ou profissional de qualidade estará baseada em Contrato especificando, entre outros termos, a garantia para cada um dos serviços realizados na obra.

O prazo e requisitos de garantia para cada serviço - como pintura, instalações elétricas, hidrossanitárias, entre outros - segue recomendações de Norma de Desempenho e Manuais de Garantia elaborado por Sindicatos de Construção dos estados (SINDUSCON).As garantias são aplicadas desde que não seja comprovado o mal uso, falta de manutenção ou negligência do contratante.

Importante observar, também, se a origem do problema está relacionada a falha no processo de instalação ou a alguma característica intrínseca do material; constatado o segundo caso, deve-se buscar as condições de garantia do material diretamente com o fabricante.

A existência de Termo de Garantia no Contrato oferece uma segurança ao cliente para resolução de problemas pós-obra.

Atenciosamente,

Israel Machado Engenharia

Responder
SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Atsushi.

Tudo bem?

A responsabilidade direta é de quem executa, porém há as responsabilidades solidárias e outras definições que dependerão dos contratos firmados, como a administração, incorporação etc.

Caso queira saber também os prazos de garantia, na norma NBR 15.575, parte 1, anexo D, você os encontrará como também as respectivas falhas.

Espero tê-lo ajudado!

Responder
Adelson Lemos de Oliveira
Rp Obras Obras Construções E Reformas (Ribeirão Preto, São Paulo) Rp Obras Obras Construções E Reformas - há 6 anos

Atsushi Bom dia! A manutenção preventiva e corretiva geralmente fica a cargo de uma uma empresa especializada, neste caso nós fazemos estes tipos de trabalho.

Porque somos uma empresa especializada nesta questão, qualquer coisa entre em contato conosco e faremos uma visita em loco e podemos sim fazer estes tipos de trabalhos, pois já fazemos isso no banco Santander a mais de 20 anos.

Responder
Adelson Lemos de Oliveira
Rp Obras Obras Construções E Reformas (Ribeirão Preto, São Paulo) Rp Obras Obras Construções E Reformas - há 6 anos

Atsushi Bom dia! A manutenção corretiva e corretiva geralmente fica a cargo de uma uma empresa especializada, neste caso nós fazemos estes tipos de trabalho.

Porque somos uma empresa especializada nesta questão, qualquer coisa entre em contato conosco e faremos uma visita em loco e podemos sim fazer estes tipos de trabalhos, pois já fazemos isso no banco Santander a mais de 20 anos.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Nestes casos cada conjunto de profissionais deveriam ser responsaveis pelo executado.... mas na verdade não é bem assim; Procure o profissional que assinou pela responsabilidade técnica da obra e veja como proceder...

A disposição;

Gustavo Arbex
Grbx Arquitetos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Grbx Arquitetos - há 6 anos

Atsushi, bom dia.

Pelo código de obras, o responsável pela obra tem obrigações como garantia por até 5 anos dependendo do material. Manutenção por uso já não faz parte de suas obrigações, a não ser que os itens danificados não estejam respondendo a expectativa de suas garantias. Qualquer dúvida, entre em contato.