Como posicionar eletrodomésticos e pia na minha cozinha?

Olá, há 4 meses atrás eu vim aqui sanar algumas dúvidas sobre minha cozinha que tem um pilar bem no meio.

O problema maior é cuba em sua posição. Minha noiva não abre mão de um tanquinho na cozinha para lavar pano de chão mesmo tendo nossa área de serviço no terraço, quer uma cuba morgana da tramontina que mede 68cm e torneira nós temos uma Docol bistrô com ducha. Ainda na cozinha queremos uma mesa de pelo menos 4 lugares e eu gostaria de uma bancada. Seguindo algumas recomendações aqui de trabalhar com ela totalmente linear, eu fiz alguns projetos com medidas reais. Lembrando que sou amador e já procurei profissionais aqui na minha cidade, mas aqui só tem engenheiros bem antigos(mais velhos que não se atualizaram). As dicas que obtive aqui foram de grande ajuda para aumentar meu conhecimento e apaixonar ainda mais por arquitetura.

Eu deixei a cozinha por ultimo, então ainda posso fazer quebra quebra.

Venho mais uma vez humilde pedir ajuda dos profissionais aqui.

segue fotos que fiz no sketchup.

Como posicionar eletrodomésticos e pia na minha cozinha?

Olá, há 4 meses atrás eu vim aqui sanar algumas dúvidas sobre minha cozinha que tem um pilar bem no meio.

O problema maior é cuba em sua posição. Minha noiva não abre mão de um tanquinho na cozinha para lavar pano de chão mesmo tendo nossa área de serviço no terraço, quer uma cuba morgana da tramontina que mede 68cm e torneira nós temos uma Docol bistrô com ducha. Ainda na cozinha queremos uma mesa de pelo menos 4 lugares e eu gostaria de uma bancada. Seguindo algumas recomendações aqui de trabalhar com ela totalmente linear, eu fiz alguns projetos com medidas reais. Lembrando que sou amador e já procurei profissionais aqui na minha cidade, mas aqui só tem engenheiros bem antigos(mais velhos que não se atualizaram). As dicas que obtive aqui foram de grande ajuda para aumentar meu conhecimento e apaixonar ainda mais por arquitetura.

Eu deixei a cozinha por ultimo, então ainda posso fazer quebra quebra.

Venho mais uma vez humilde pedir ajuda dos profissionais aqui.

segue fotos que fiz no sketchup.

6 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Eberton
Particular - há 7 anos

Ok, Eliana! irei aguardar.

Eliana Claudino de Jesus Claudino

Olá Eberton, projetei uma cozinha em uma construção existente e ao quebrar uma das paredes, ela(pilar) surgiu no meio do cominho. Meu projeto foi aproveitá-la e incluí-la como parte do mobiliário, destacando-a com uma revestimento diferente do restante da cozinha. Em minha opinião essa disposição na qual você montou o mobiliário da sua cozinha não funciona em pouco tempo estarão estressados com esse impedimento(pilar), além de não ser nada ergonômico. Precisa mudar a disposição do mobiliário, talvez trocar a mesa para o lugar da bancada e vice-versa. Vou tentar postar foto do meu projeto para você ter uma ideia do que estou falando, ok?

No seu caso a mesa pode ser maior. E esse espaço de .71 cm que deixou entre o pilar e o móvel do forno e microondas esta pequeno, nesse lado deveria ficar a mesa e rodear o pilar, ali não deve ter móvel, seria um ótimo espaço para aproveitar e fazer uma bancada ou a mesa. Também pode usar como uma simulação de ilha, fiz um pequeno desenho à mão livre e vou postar para ter ideia do seria essa simulação de ilha (4º foto).

4 fotos
Responder
Eberton
Particular - há 7 anos

Olá Eliana! Interessante esse projeto que tem um pilar, uma pena eu não ter um espaço maior que 1,33m do outro lado.

Pelo que entendi eu deixaria a passagem da entrada da porta livre e trabalharia com balcão do pilar até na janela? e a geladeira ficaria lá perto da janela mesmo? ou do lado da pia? abandono a torre de eletrodomésticos?

Eliana Claudino de Jesus Claudino

Olá Eberton, descupa a demora em responder. Em minha opinião deveria mudar o local da "torre de eletrodomésticos". Repense a questão da necessidade de mesa e bancada para refeições na cozinha, caso possa optar, retire um desses mobiliários, só insista de for de estrema necessidade. Caso você possa esperar por uns 10 dias, já terei terminado o ano letivo na escola e assim poderei te ajudar melhor. Mas repense as prioridades, lembre-se num projeto "menos é mais", deixe o necessário e não tudo que querem, vc poderá ter uma cozinha moderna, bonita e acima de tudo confortável, isso mesmo que leu, é necessário conforto em todos ambientes da casa, inclusive cozinha, pois é o local onde preparamos nossa fonte de vida. Até breve!

Elisangela Nobre Nobre
Elis Nobre Design & Engenharia. (Vila Velha, Espírito Santo) Elis Nobre Design & Engenharia. - há 7 anos

Boa Tarde, Eberton.

Me interessei pelo seu projeto e o que posso adiantar é que, apesar do pilar que fica bem no meio caminho e atrapalha um pouco o funcionamento da cozinha, vejo que ainda temos possibilidade de conseguir chegar ao que vocês desejam. Existe algum outro ponto de água, sem ser o que já seria para a cuba da cozinha? Vocês poderiam instalar o tanque em outro local, como eu pude ver no seu projeto, tem outros espaços que podem servir de local para o tanque. Existem tanques de inox bem pequenos no mercado, que serviriam muito bem para o que querem. Mas, como você falou que não existem profissionais na sua cidade, podemos conversar melhor em desenvolver um bom projeto de marcenaria e ambientação da sua cozinha e tentar resolver todos os problemas e manter a funcionalidade. Segue as algumas fotos de cozinhas que eu já projetei. Por favor, fique a vontade para entrar em contato e conversamos mais sobre o seu caso.

5 fotos
Responder
Eberton
Particular - há 7 anos

olá Elisangela!

sobre os pontos de água, ainda não tem, deixei por último esse ambiente pois tem muitas dúvidas. eu deixei passar alguns fios da parte elétrica com possibilidades ainda de acrescentar tomadas em outro local, caso seja necessário.

Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 7 anos

Sugiro que voce procure uma loja especializada em cozinhas planejadas e peça um projeto. Se voce não puder arcar com o preço da loja pelo menos terá um projeto para se guiar. Não é uma coisa bacana de se fazer, mas como voce disse que não encontrou nenhum profissional que te atendesse essa seria uma saida.

Responder
Eberton
Particular - há 7 anos

Olá! Aqui na cidade tem loja de planejados, o projeto e de móveis e na caneta mesmo. Eu uso o promob e fica até melhor. Quanto a isso não tenho problema, o que preciso de ajuda de um olhar mais especialista de posicionamento dessa pia e geladeira

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região