Como identificar erosão embaixo de casa?

Fiz um furo no chão de cimento do meu pátio uns 30cm da parede e coloquei uma haste metálica para aterramento de 1.5m. O detalhe é que consegui empurrar a haste com uma mão, sem precisar de nenhuma ferramenta, sem nem me esforçar.

Devo me preocupar? É possível que um buraco esteja sendo formado debaixo da casa por causa de erosão? É um prédio de dois andares mais pesado do que o normal, já que foi projetado para ter até seis andares. O prédio foi feito pelos anos 60 e era costume do construtor fazer mais andares conforme o tempo passava. Fica em uma zona baixa de porto alegre, onde tem bastante umidade (que ficou pior nos últimos dez anos mais ou menos). Qual o primeiro passo para investigar o caso?

Como identificar erosão embaixo de casa?

Fiz um furo no chão de cimento do meu pátio uns 30cm da parede e coloquei uma haste metálica para aterramento de 1.5m. O detalhe é que consegui empurrar a haste com uma mão, sem precisar de nenhuma ferramenta, sem nem me esforçar.

Devo me preocupar? É possível que um buraco esteja sendo formado debaixo da casa por causa de erosão? É um prédio de dois andares mais pesado do que o normal, já que foi projetado para ter até seis andares. O prédio foi feito pelos anos 60 e era costume do construtor fazer mais andares conforme o tempo passava. Fica em uma zona baixa de porto alegre, onde tem bastante umidade (que ficou pior nos últimos dez anos mais ou menos). Qual o primeiro passo para investigar o caso?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

1 Respostas

Const. construções Const. construções

Uma pergunta para iniciar suba busca é, qual o tipo de solo da sua região? Após entender isso precisa buscar os registros da estrutura da sua residência para entender se estamos sobre uma fundação rasa ou profunda e existe um fluxo de água que poderia levar esse solo sobe a sua residência.

O ideal no seu caso é buscar um geotécnico para fazer a avaliação do solo da região da sua casa e buscar junto da engenharia a melhor solução.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de geólogos na sua região