Posso aplica Vinílico sobre ardósia?

Boa tarde!

Minha casa tem mais ou menos uns 220 m2. Ocore que é toda com piso de pedra Ardósia, com exceção dos banheiros, graças a Deus. Minha dúvida é: Seria possível aplicar Vinilico sobre a ardósia? A minha é rustica com irregularidades naturais da pedra.

Posso aplica Vinílico sobre ardósia?

Boa tarde!

Minha casa tem mais ou menos uns 220 m2. Ocore que é toda com piso de pedra Ardósia, com exceção dos banheiros, graças a Deus. Minha dúvida é: Seria possível aplicar Vinilico sobre a ardósia? A minha é rustica com irregularidades naturais da pedra.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Respostas úteis 3
Rfr Engenharia e Representações Eireli - Me

Não é aconselhável aplicar o vinílico diretamente sobre a ardósia, o correto e mais econômico sem qualquer risco é remover todo piso em ardósia, nivelar com argamassa no traço 3:1, desempenar e aplicar o piso vinílico, mesmo assim pense duas vezes em colocar piso vinílico em toda casa, apesar da excelência do produto achamos que vai ficar meio cansativo o visual.

Responder
Francisco Construção
Francisco Construção (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Francisco Construção - há 3 anos

Bom dia não dá certo por causa das imperfeições

Responder
André Esteves Esteves

Bom dia, Chevron

Neste caso não indicado a aplicação de piso vinilico sobre a ardósia, pois as imperfeições da ardósia será mapeada e observada no acabamento. Para aplicação do piso vinilico a base deve está regularizada nivelada lisa sem imperfeições.

Att.

Eng. André Esteves

Andréa
Particular - há 3 anos

Olá!

Bem, como a intenção é renovar o piso sem quebradeira, como sugeriu a matéria, seria interessante retirar apenas as peças que estiverem soltas, lixar as demais e aplicar uma massa de nivelamento, que no caso não precisaria der tão espessa, a menos que haja declives e erros no escoamento do piso já existente.

Espero ter ajudado.

Adauri Dias de Carvalho
Shine Windows Portas e janelas em PVC (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Shine Windows Portas e janelas em PVC - há 3 anos

Olá Cleverson, bom dia!

Não se deve colocar piso vinílico sobre ardósia ou sobre qualquer outro piso. Você deverá pedir para retirar o piso atual e refazer o contrapiso para poder recebê-lo.

Espero ter contribuído um pouco com o seu processo. A notícia não foi boa, mas melhor assim!

Um abraço

Responder
Ariana
Ariana Castro Engenharia Civil (Taubaté, São Paulo) Ariana Castro Engenharia Civil - há 3 anos

Bom dia. Poderia plicar o vinílico sobre a ardósia somente se esta estivesse bem nivelada, sem imperfeições. Mas nesse caso, não é recomendável. Sugiro remover o piso existente e o contrapiso tem que ser limpo, plano, nivelado, seco e sem rachaduras. Após aplicar o vinílico.

Responder
Silmara Pereira Gomes
Silmara Gomes - Designer De Interiores (Curitiba, Paraná) Silmara Gomes - Designer De Interiores - há 3 anos

Boa tarde cleverson!

Primeiramente avalie a real necessidade e q questão financeira também pois dependendo do processo poderá ter gasto maior do que outro.

quanto a sua pergunta ... sim é possível porém tem todo em processo de lixamento e desgaste da pedra para não haver irregularidades e seria necessário um contra piso para que fique uma superfície bem lisinha para a colocação do piso vinílico pois o piso estará decalcando toda a superfície a qual está aplicado.

Responder
Milton Birman
Mbirman Engª e Construções S/c Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Mbirman Engª e Construções S/c Ltda - há 3 anos

Cleverson, a aplicação de piso vinílico diretamente em piso de ardosia, não pode ocorrer, pois para que se aplique o piso vinílico se faz necessário o piso nivelado e liso, para que não fotografe as imperfeições

Responder
Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 3 anos

Bom dia amigo não é recomendável pois a ardósia tem muitas imperfeições o correto é remover as ardosias e nivelamento do piso só após esse procedimento será feito a instalação do piso viniculo. Espero poder ajudar com as suas dúvidas.

Responder
Pedro Dias Rocca
Aplicadora Rocca (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Aplicadora Rocca - há 3 anos

É possível, desde que:

Lixe o piso até tirar toda a camada superficial da ardósia que recebeu resinas e ceras com o tempo, confirmando se não há nenhuma peça soltando. Esse lixamento deve ser feito por profissionais que possuem maquinário específicos para nivelar a ardósia. Em seguida, com a porosidade aberta, seria necessário aplicar uma primer sobre o contrapiso, para virar intermediário entre a massa de preparação, e também auxiliar na impermeabilização ou prender contra trincos... Depois disso, já estamos na parte mais tranquila! Aplicação da massa de preparação (se o piso estiver bem nivelado com o lixamento, se não, a massa deve ser autonivelante de alta espessura). Ambas devem ser de recomendação do fabricante do vinílico, cada fabricante recomenda uma! Depois desse processo, e claro, se atentando aos detalhes, lixando esta base para deixá-la completamente lisa (pois o piso vinílico "fotografa" qualquer imperfeição do contrapiso), pode ser instalado o vinílico.

Também é possível retirar a ardósia e fazer o mesmo processo. O que vai determinar isto é se a Ardósia está bem colada e aderida.

Responder
Antônio Carlos theodoro
Particular - há 3 anos

Geralmente ao longo do anos o piso recebi resina..cera sabão e outros produtos..mas se fizer a limpeza adequada removendo todo resíduos ou raspar e lixar bem então ele pode aderir bem e aceitar apricaçao de outro produto sobre ele ????

Particular - há 3 anos

R: Se fosse nivelada, diria que bastaria lixar para dar ancoragem, mas se tem irregularidades... isso com o tempa passara para o piso. indico nivelar primeiro...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Kevin Espicalski
Kevin Espicalski (Vila Velha, Espírito Santo) Kevin Espicalski - há 3 anos

O piso de Ardósia, geralmente, recebe algum tratamento de ceras ou resinas, ao longo de sua vida. Portanto, o primeiro ponto é que você faça a limpeza total desses pisos, juntamente com o lixamento das superfícies, para desgastar e deixá-las bem porosas.

Verifique se não há nenhuma peça oca ou soltando da base, caso haja, retire-a.

Posteriormente faça o nivelamento do piso com argamassa “AC-IIIE”;

Com o piso devidamente nivelado e ancorado na Ardósia, prossiga com a aplicação do piso vinílico, de acordo com as especificações do fabricante.

Ignorar este processo pode acarretar em futuras patologias no piso, e por consequência, gastos maiores em momentos emergenciais.