Posso colocar a geladeira na frente do registro de gás se eu não usá-lo?

Boa tarde! No apartamento tem registro de gás, mas não vou usar pq tenho fogão de indução, então o registro permanecerá desligado a todo momento. O espaço em que ele se encontra é perfeito para colocar minha geladeira. Mesmo desligado, há algum perigo?

Posso colocar a geladeira na frente do registro de gás se eu não usá-lo?

Boa tarde! No apartamento tem registro de gás, mas não vou usar pq tenho fogão de indução, então o registro permanecerá desligado a todo momento. O espaço em que ele se encontra é perfeito para colocar minha geladeira. Mesmo desligado, há algum perigo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 1 mês

Prezada Ana,

Não, não pode. A primeira razão é que o registro, naturalmente, é um ponto onde poderia haver um vazamento. Se isto ocorrer, o gás se acumulará na parte mais baixa e, portanto, mais próximo dos dispositivos elétricos da geladeira, onde a probabilidade de centelhamentos é mais elevada.

A segunda razão é que o registro de gás é um dipositivo de controle e o acesso a ele não deve ser obstruído, de forma a permitir que as manobras sejam feitas com rapidez e que os testes de estanqueidade sejam facilitados. Tanto as formas de acesso quanto os testes são regidos pelas Normas Técnicas Brasileiras (NBRs 15.526, 15.358 e 13.523), do Corpo de Bombeiros e do próprio Condomínio, se este tiver algo mais específico a considerar. Portanto, infringir tais Normas poderia resultar em penalidades cível e criminal.

Eng. Neymard Silva

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região