Posso colocar a condensadora do Ar-Condicionado no banheiro?

Olá! Gostaria de saber se posso comprar um ar-condicionado de parede e instalá-lo em meu quarto, com a parte que libera o calor virada para um banheiro. Esse banheiro ficaria com a porta sempre fechada (enquanto em funcionamento). O banheiro possui uma janela de banheiro (comum), que pensei ser possível para que o calor escape. Essa instalação é viável? Posso estragar o aparelho? Técnicos, me ajudem, por favor!!

Posso colocar a condensadora do Ar-Condicionado no banheiro?

Olá! Gostaria de saber se posso comprar um ar-condicionado de parede e instalá-lo em meu quarto, com a parte que libera o calor virada para um banheiro. Esse banheiro ficaria com a porta sempre fechada (enquanto em funcionamento). O banheiro possui uma janela de banheiro (comum), que pensei ser possível para que o calor escape. Essa instalação é viável? Posso estragar o aparelho? Técnicos, me ajudem, por favor!!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Patricia
Particular - há 4 anos

Olá, a instalação do meu ar foi realizada embaixo da janela do quarto, e após isso eu notei uma diferençazinha no peso da janela ao abrir(ficou um pouso pesado numa parte) isso significa algum risco de estrutura por conta da vibração do ar na parede? Fiquei preocupada.

Alexandre
Particular - há 4 anos

Acho que ninguém tem dúvidas que não é uma forma adequada. Por outro lado, presumo que a pessoa não faria a pergunta se houvesse outras alternativas. A questão, como eu convivo também, é que parece que não existe outra alternativa. Eu tenho um quarto de empregada, com banheiro, que foi reformado e mobiliado como quarto de hóspedes, porém não tem alternativa de instalação.

Acredito, como no meu caso, que poderia ser instalada uma tubulação de entrada de ar frio e saída do ar quente, usando a janela do banheiro.

ELISEU GONÇALVES
CONSTRUTORA INCORPORADORA GONÇALVES (São Paulo Zona Norte, São Paulo) CONSTRUTORA INCORPORADORA GONÇALVES - há 7 anos

Ar condicionado é um aparelho que 'trata' o ar em espaços fechados, ... Já a condensadora deve ser instalada na área externa, em local bem arejado NÃO E ACONSELHÁVEL INSTALAR NO BANHEIRO MESMO A VENDO ESPAÇO

Responder
JÚLIO CÉSAR MARQUES SANTOS
Ar Puro Assistência Técnica (Nova Lima, Minas Gerais) Ar Puro Assistência Técnica - há 7 anos

Boa tarde, sou proprietário da ar puro assistência técnica, há mais de seis ano no mercado em instalação e manutenção em ar condicionados e outro, jamais aconselharia um cliente fazer isso a condensadora ela tem que fazer a troca do calor, com certeza ela irá trabalhar sobre carregada e danificara a vida útil do seu aparelho, já que vc esta com este problema de espaço instale um ACJ com certeza vai mudar e muito sua vida, boa sorte estou a disposição para lhe atender.

Responder
Filipe Izaito Dutra
Lp - Serviços (Belo Horizonte, Minas Gerais) Lp - Serviços - há 7 anos

Olá, Bom dia

Você até pode fazer isto só que estará encurtando a vida útil do aparelho. O condessador, é responsável pela troca de temperatura e carece de um lugar de boa circulação de ar e se no compartimento o aparelho fica confinado sem que haja uma troca de calor capaz de lhe permitir uma boa produção, ele vai perdendo capacidade dia a dia. Quanto ao dreno, é secundário e não é de fundamental importância para o trabalho do aparelho.

Responder
Palmer Marques

A diversas formas de resolver esta questão, o local sempre deve ser avaliado por um especialista. Banheiro não é dos mais indicados por ser ambiente fechado, com pouca circulação de ar. A questão não se resume somente a descarga, pois em ambientes fechados não há circulação, o equipamento precisa admitir o ar, para fazer a troca de calor, descarregar ar quente. Se essa troca feita dentro de um banheiro, pode criar um bolsão de calor, sendo prejudicado o funcionamento, perdendo rendimento, aumentando consumo energético.

Responder
Edilson Gomes Silva
Pedreiro Piso E Revestimento Diversos (Limeira, São Paulo) Pedreiro Piso E Revestimento Diversos - há 7 anos

não entendi muito bem quando vc se refere a ar condicionado de parede se é o de janela ou o split, mas independente do modelo da pra colocar se o banheiro tiver uma boa ventilação, outra forma seria vc mandar fazer um duto de ar e colocar na janela ou vitro para que o ar quente da condensadora seja liberado para fora do banheiro.

Responder
Komfort Tec Ar Condicionado
Komfort Tec Ar Condicionado (Sete Lagoas, Minas Gerais) Komfort Tec Ar Condicionado - há 7 anos

Bom dia!

Comungo com a resposta do Daniel Lucas, da Elétrica MOC, afinal de contas, a descarga de ar da condensadora gira em torno de 40ºC e acrescento que qualquer fabricante iria recusar a garantia do equipamento em caso de defeito.

Sugiro pedir a um profissional para que possa fazer a avaliação do local para poder identificar outra alternativa.

Responder
Vagner Magalhães
Emanuel Eletrica (Extrema, Minas Gerais) Emanuel Eletrica - há 7 anos

Bom dia não há problemas desde de que tenho como o ar quente ser liberado, se a janela ficar aberta e tiver boa ventilação muito obrigado

Responder
Daniel Lucas
Elétrica Moc (Montes Claros, Minas Gerais) Elétrica Moc - há 7 anos

Bom dia ! Colocar uma condensadora de de ar condicionado em um banheiro nao é viável, pois a falta de circulação de ar e o pouco espaco dentro do banheiro contribuiriam para o aumento da corrente eletrica e aumento da pressao do gas de funcionamento que traria agumas consequencias como consumo excessivo de energia e com o aumento da pressao nao teria um resfriamento adequado dentro do quarto, pois o valor da pressao é inversamente proporcional a temperatura ambiente do quarto.!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região