Como instalar o ar-condicionado?

Olá, possuo uma condensadora de 18000 BTUs BI split, com uma evaporadora de 18000 BTUs outra de 9000 btus (Midea) mas os fios que saem do disjuntor no quadro de distribuicao ((4mm)ficaram curtos e quase nao chegam na condensadora. Neste caso, posso colocar uma tomada na condensadora, aquelas com suporte a 20a e fios de 4mm? (o manual do ar pede disjuntor de 16a, e está instalado desta forma). Obrigado!

Como instalar o ar-condicionado?

Olá, possuo uma condensadora de 18000 BTUs BI split, com uma evaporadora de 18000 BTUs outra de 9000 btus (Midea) mas os fios que saem do disjuntor no quadro de distribuicao ((4mm)ficaram curtos e quase nao chegam na condensadora. Neste caso, posso colocar uma tomada na condensadora, aquelas com suporte a 20a e fios de 4mm? (o manual do ar pede disjuntor de 16a, e está instalado desta forma). Obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 5
Guilherme de Almeida Silveira
Silver Tech Prestação De Serviços (Campinas, São Paulo) Silver Tech Prestação De Serviços - há 6 anos

Pode sim, porém não é o ideal, pois com o tempo a tomada pode deteriorar, o ideal é ter um Disjuntor para o ar-condicionado e o cabeamento ser ligado diretamente do disjuntor na alimentação do equipamento, recomendo se no caso o cabo ficou curto fazer a substituição do mesmo, conforme portaria NBR 6412

Responder
Rogerio
Particular - há 6 anos

Pode colocar sim sem problemas ou vc compra conector de porcelana e faz a emenda dos fios.

Anderson de Paula

boa tarde os seus ar condicionados a alimentaçao nao sai do evaporador se for feito a alimentaçao pelo o condensador pedise que os fius saem direto do dr de 16 do qualdro de energia e entre direto do borne do condensador pra ivitar danos a maquina vc pode perde a garantia pro nao ser uma instalaçao coreta

Rosenberg Oliveira
Brisa Ar (Taubaté, São Paulo) Brisa Ar - há 6 anos

Ola amigo Andrei, vamos ao principio, se a condensadora e de 18000 btus teria então que sr duas evaporadoras de 9000 btus, acredito que vc possa ter se confundido em relação aos aparelhos e sobre a pergunta devemos sempre respeitar as normas exigida pelo fabricante, por Ex 18000 btus disjuntor 20 Ampare fio elétrico 2,5 mm...

Responder
Andrei
Particular - há 6 anos

A condensadora de um multisplit não necessariamente precisa ter a soma das evaporadoras...a mesma distribue a carga conforme a necessidade e divide caso ambos estejam funcionando...o meu é um Midea e ela vende nesta configuração (está no manual)...condensadora de 18000, 1 evap. x 9000 e 1 evap. x 18000...

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região