Posso construir sobrado sem pilares no segundo andar?

Posso construir um sobrado sem pilares no segundo andar, fazer apenas somente a cinta? Gostaria de saber o iten de norma NBR para base sobre o assunto.

Obrigada

Posso construir sobrado sem pilares no segundo andar?

Posso construir um sobrado sem pilares no segundo andar, fazer apenas somente a cinta? Gostaria de saber o iten de norma NBR para base sobre o assunto.

Obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 1
Ana Carolina de Oliveira
Particular - há 6 anos

Bom dia Cris. A unica forma de construir o pavimento superior sem pilares seria em alvenaria estrutural. Não é recomendado construção convencionais sem pilares devido cargas de cobertura e lajes.

Ricardina Ullrich
Particular - há 4 anos

Minha irmã e eu estamos construindo uma casa embaixo e outra em cima... (será como sobrado, porem 2 casas independentes) e o pedreiro construiu a casa fez a sapata, fez baldrami, fez colunasem todas as paredes, porem só fez a cinta de amarração na volta da casa, não fez nenhuma viga a não ser a amarração em volta da casa, bateu a laje, e iniciou a construção da casa de cima... será que está correto?

Paulo Cesar Moreira Pererira
Castro Construções (São Luís, Maranhão) Castro Construções - há 6 anos

Bom dia.

A unica forma de construir o pavimento superior sem pilares, é utilizando alvenaria estrutural.

Mas existem algumas opções de pilares, como metálicos.

Uma construção sem pilares, é como um ser humano sem os ossos.

Entre em contato conosco, que lhe daremos uma solução.

Responder
Realds Engenharia
Realds Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Realds Engenharia - há 6 anos

você pode construir sem pilares, no segundo pavimento desde que tenha outro elemento que suporte a carga, ou seja o peso da laje, telhado,etc.Seu projeto deve ser calculado por profissional habilitado, entre em contato com profissionais da realds. teremos enorme satisfação

em esclarecer suas dúvidas.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Sem pilares não... pode fazer com alvenaria estrutural, com estruturas metálicas, etc... traga seu projeto

A disposição;

Gomes Consultoria e Engenharia

Boa noite Cris, tudo irá depender de uma análise do aporte da estrutura existente, a dimensão do vão livre e método construtivo ser empregado no segundo pavimento. Utilizando tecnologias de construção a seco você obtém um alcance maior de vãos livres, e com ótimo acabamento. Mas sugiro que contrate um profissional calculista (Eng. Civil ou Arquiteto) que atue na área da construção a seco, assim você terá um projeto adequado a sua edificação existente, atendendo os padrões das normas vigentes, que serão diversas neste tipo de edificação por utilizar métodos construtivos mistos, mas deverão se enquadrar principalmente as NBR 6120, NBR 16280, NBR 8681, NBR 15575, ainda plano diretor, código de obras do município entre outras.

Espero de alguma forma ter contribuído para solucionar suas dúvidas.

Att.

Edmilson Oliveira

Responder
André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa tarde!

A resposta a sua pergunta é depende...

Principalmente do estado da estrutura existente e também do método construtivo.

De toda forma a partir de uma avaliação de um engenheiro, pode vir a ser viável a construção.

Um abraço!

Responder
Julio Cesar Sant' Anna
Ams Sistemas Em Drywall (Sorocaba, São Paulo) Ams Sistemas Em Drywall - há 6 anos

Boa noite Cris, tudo irá depender de uma análise do aporte da estrutura existente, a dimensão do vão livre e método construtivo ser empregado no segundo pavimento. Utilizando tecnologias de construção a seco você obtém um alcance maior de vãos livres, e com ótimo acabamento. Mas sugiro que contrate um profissional calculista (Eng. Civil ou Arquiteto) que atue na área da construção a seco, assim você terá um projeto adequado a sua edificação existente, atendendo os padrões das normas vigentes, que serão diversas neste tipo de edificação por utilizar métodos construtivos mistos, mas deverão se enquadrar principalmente as NBR 6120, NBR 16280, NBR 8681, NBR 15575, ainda plano diretor, código de obras do município entre outras.

Espero de alguma forma ter contribuído para solucionar suas dúvidas.

Att.

Eng. Julio Sant' Anna.

Responder
Thiago Moreira Branco
Thiago Moreira Branco (Osasco, São Paulo) Thiago Moreira Branco - há 6 anos

Cris Ribeiro, boa tarde!

Pode mas não deve!

Para elimar qualquer dúvidas é necessário avaliar a construção existente, para saber claramente oq a obra suporta e assim definir o melhor método construtivo para obra do nível superior.

Iremos construir para durar 10 ou 100 anos? Muitas vezes certas economias saem muito caro.

Estamos a disposição para orientar a melhor decisão, visando o conforto, qualidade e economia sem comprometer a segurança da sua família!

Respeitosamente,

Tec. Moreira

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Cris, bom dia!

A função dos pilares numa construção é transmitir a carga recebida das vigas, que por sua vez recebe das lajes, para fundação.

Então se você construir sem os pilares, na parte superior, o que é possível com alvenaria estrutural, ocorrerá que esse aumento de carga será absorvido pela estrutura do pavimento inferior, e aí surge a questão: estará essa estrutura inferior dimensionada para receber essa carga? ou seja: as lajes, as vigas, os pilares e a fundação.

Veja bem, mesmo que você construa com pilares isso vai ocorrer.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil