Posso fazer beiral após a laje feita?

A minha casa foi construída em 2 etapas, e por esse fato acabou que na frente um lado tem beiral(varanda) e outro não(parde do quarto).Isso aconteceu por descuido do pedreiro, já que eu não residia ainda no imóvel e faltava tempo pra fiscalizarmos a obra.

Agora estamos para fazer o terraço e vejo que o beiral faz esteticamente toda diferença. Principalmente sendo na frente da casa.

Eu posso fazer o beiral na parte que não tem, mesmo com a laje já pronta?

Anexei foto

Posso fazer beiral após a laje feita?

A minha casa foi construída em 2 etapas, e por esse fato acabou que na frente um lado tem beiral(varanda) e outro não(parde do quarto).Isso aconteceu por descuido do pedreiro, já que eu não residia ainda no imóvel e faltava tempo pra fiscalizarmos a obra.

Agora estamos para fazer o terraço e vejo que o beiral faz esteticamente toda diferença. Principalmente sendo na frente da casa.

Eu posso fazer o beiral na parte que não tem, mesmo com a laje já pronta?

Anexei foto

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 6 anos

Executar uma marquise em uma edificação onde não foi previsto esse acréscimo não é recomendável. Porém não é impossivel. Deve contratar um engenheiro civil com capacitação adequada e solicitar um projeto. Com esse projeto e um profissional adequado execute então conforme descrito. Não faça com curiosos ou aventureiros.

Responder
André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa tarde!

É possível sim, desde que realizado de forma correta e de preferência sob orientação de um engenheiro, o qual deverá apresentar o método construtivo para que o resultado fique seguro.

É isso... Havendo a necessidade de maiores esclarecimentos, favor entrar em contato.

Um abraço!

Responder
AJA - Arquitetura e Construções ltda Arqtº Juliano

Bom dia Kátia.

Esclarecendo alguns pontos: Neste caso faltou foi o projeto, e um profissional devidamente credenciado para o projeto e fiscalizar o que estava sendo executado. O pedreiro não pode ser responsabilizado, eles, nas suas atribuições não podem decidir sobre essas questões, e simplemente realizar o que está definido.

Quanto a questão do beiral, na verdade Você precisa pelo que descreve de uma laje que avance para fazer cobertura sobre sua sacada. Pois bem, você deve contratar um profissional habilitado para tanto, inicialmente lhe afirmo que é possível ainda que sua laje já esteja pronta, e o maior problema nesse caso é fazer o novo acréscimo ser incorporado a laje principal, funciona como uma marquise os ferros devem avançar sobre a laje da parte da casa ao menos 1.00m , preferencialmente no bitola de 3/8 - 10 mm aço carbono CA 60 e trabalhar sempre da linha neutra para cima. O profissional habilitado saberá definir. Deve-se também fazer uma escariamento do concreto existe, outra solução é fazer uso de perfis metálicos (mais prático). Ou optar por fazer o beiral estendido com madeira e telhas.

Espero te lhe ajudado.

Boa Sorte!

Responder
Marcelo Brito
Mbm Imobiliária E Engenharia (Montes Claros, Minas Gerais) Mbm Imobiliária E Engenharia - há 6 anos

Bom dia! Sou engenheiro civil. Você está dizendo sobre a platibanda ou beiral, mesmo? Se for beiral, tange ao telhado, por isso, não vejo problema. Você deve se atentar a dilatação dos materiais. O seu pedreiro deverá deixar uma curta fresta, de 0,5cm mais ou menos, para evitar problemas, já que trata-se de uma estrutura única