Posso furar viga para colocar cortina?

Posso furar viga e utilizar bucha de 8 ou 10 para pendurar cortina?

Posso furar viga para colocar cortina?

Posso furar viga e utilizar bucha de 8 ou 10 para pendurar cortina?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Antonio Valdenir Almeida Júnior

A Norma Brasileira de Concreto – NBR 6118/2003 – dispõe sobre este

assunto nos itens 21.3, 13.2.5 e 13.2.6, abordando os aspectos inerentes a furos,

aberturas e canalizações em elementos de concreto armado.

Qualquer estrutura que apresenta, em suas exigências de projeto, a

necessidade de furos ou aberturas, deverá ser projetada e detalhada para

absorverem as alterações do fluxo de tensões que ocorrem no entorno destes locais,

prevendo-se armaduras especiais para estes casos, além daquelas necessárias

para a estabilidade do elemento em função das solicitações atuantes.

Por uma questão de definição, chamam-se de ‘furos’ os espaços de pequenas

dimensões e, por outro lado, ‘aberturas’, aqueles espaços de dimensões maiores.

Um conjunto de furos muito próximos deverá ser avaliado como uma ‘abertura’.

No caso de vigas de concreto armado, devem ser observadas limitações

construtivas mínimas para a existência de aberturas paralelas à sua altura (NBR

6118/2003, item 21.3.3):

o Não devem apresentar

diâmetro superior a 1/3 da

largura da viga;

o A distância mínima do furo à

face da viga deve ser de 5

cm ou duas vezes o

cobrimento da armadura

especificado;

o No caso de vários furos,

estes devem estar

espaçados de, no mínimo, 5

cm ou o valor do diâmetro

do furo, devendo manter

p

Responder
Augusto Cesar de Almeida Santos
Augusto Cesar A. Santos Orçamentos, Obras, Planejamentos e Projetos (Belo Horizonte, Minas Gerais) Augusto Cesar A. Santos Orçamentos, Obras, Planejamentos e Projetos - há 3 anos

Olá

Ao contrario dos nobres colegas e com todo o respeito que tenho a eles, da minha parte QUALQUER estrutura de uma edificação NÃO pode em HIPOTESE alguma ser agredida... isso é norma BASICA presente em qualquer instrução da ABNT/CREA.

O furo pode ser pequeno e aparentemente sem perigo até inofensivo.. mas o concreto serve para PROTEGER a armadura contra umidade e a armadura PROMOVE a maleabilidade do concreto... Ao furar podemos agredir a armadura... em processo a longo prazo caso esse furo não esteja devidamente protegido haverá presença de umidade na estrutura...

Lembrando que para qualquer intervenção em imóvel devemos sempre ter a consulta de profissional habilitado

Espero ter ajudado

Sem mais

Augusto Cesar

Responder
Julio Castro Xavier
Particular - há 3 anos

Olá Juliana, Boa noite.

Você pode fazer sim esses furos nas vigas, porém devido a dureza do concreto é aconselhável usar uma furadeira profissional para não danificar furadeiras "Caseiras".

Estamos sempre a disposição

HTX Engenharia

Particular - há 3 anos

R: Pode sim, esses furos não comprometem a estrutura

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.