Posso instalar 2 postes bifásicos no mesmo terreno?

Meu terreno é dividido com minha irmã. Precisamos de ligar a energia bifásico para cada futura residência.

Recebi dois orçamentos para construção do padrão totalmente diferentes e caros. Fui ver o poste pronto, não tem 2 bifásicos junto, vocês podem me orienta rpor favor: Posso instalar 2 postes bifásicos no mesmo terreno?

Posso instalar 2 postes bifásicos no mesmo terreno?

Meu terreno é dividido com minha irmã. Precisamos de ligar a energia bifásico para cada futura residência.

Recebi dois orçamentos para construção do padrão totalmente diferentes e caros. Fui ver o poste pronto, não tem 2 bifásicos junto, vocês podem me orienta rpor favor: Posso instalar 2 postes bifásicos no mesmo terreno?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 1
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 3 anos

Olá Vanessa,

A concessionária tem apenas 1 ponto de entrega de energia para cada terreno.

Se no seu terreno houver mais de uma residência, você pode fazer um padrão de entrada de energia para comportar o número de residências que serão atendidos.

No seu caso, seria preciso um padrão para 2 medidores.

Na região do Espírito Santo a concessionária é a EDP, pesquise no site em central de documentos a norma PT.DT.PDN.03.14.005 (FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM TENSÃO SECUNDÁRIA EDIFICAÇÕES COLETIVAS), ela vai descrever os pré-requisitos e tramites para essa modalidade de atendimento.

Como já tem uma entrada de energia, você precisará do auxílio de um profissional para verificar se há condições para você adequar o padrão de energia existente ou se será preciso montar um padrão novo, isso vai depender da avaliação e ponderar os impactos da implantação.

Espero ter ajudado.

Responder
José Castelo Filho
Multihelp Serviços Técnicos (Vitória, Espírito Santo) Multihelp Serviços Técnicos - há 3 anos

Não, por determinação da concessionária, deve-se montar um padrão de energia agrupando as caixas polifásicas, pois você menciona que o seu medidor é bifásico, estes deverão ser montados em parede própria seguindo normas técnicas determinadas pela concessionária, isso para residências urbanas, para residências rurais, pode-se utilizar o poste pré-fabricado, grande abraço.

Responder
Particular - há 3 anos

R: procure outros fornecedores, pois o poste duplo bifasico é bem normal....

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região