Posso instalar cinco saídas de água no mesmo furo da caixa d´água?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

23 Respostas

Respostas úteis 1
Fabio Del Ciampo
Particular - há 6 anos

Olá, Davi .

Bem vamos começar pela pergunta principal. De acordo com A NBR 5626 -rede de hidráulica fria- tem que ser feito um dimensionamento, levando em consideração 3 elementos (VAZÃO, PRESSÃO e VELOCIDADE) Esses são os problemas mais comuns dentro de um sistema hidráulico residencial. Você pode puxar 5 pontos do ramal principal, só que existe algumas situações, como já citadas pelos colegas a cima, que é preciso ser levadas em consideração! Hoje a hidráulica está muito moderna davi, não é mais ( lixar cano e colar cano ) ( barrilete de 50mm e reduz pra 25mm) esquece isso meu amigo. Um Conselho, contrate um instalador hidráulico

( ENCANADOR ) cada um no seu quadrado, se não depois voce vai ter que pagar 2 vez, macaco é macaco, Pato é Pato, pera é pera, uva é uva, sapato é sapato, pedreiro é pedreiro, pintor é pintor e INSTALADOR HIDRÁULICO não é diferente. Contrate mão de obra especializada. Sou instalador hidráulico formado pela tigre e pelo Senai. Trabalho hoje com aquecimento solar e hidráulica predial e residencial. Você está sem pressão no seu aquecedor devido 1 elemento já citado. PRESSÃO. O seu aquecer provavelmente é Um aquecedor da cardeal de passagem ou Lorenzetti . Esse tipo de aquecedor tem um exigência técnico de uma quantidade X de pressão. Então Não iria fazer "(TANTA)" diferença ir com tubo 25mm ou de 1/2mm ou 50MM, por que o diâmetro do tudo vai levar em conta 2 elementos ja citados a cima VAZÃO E VELOCIDADE. exemplo de elemento VELOCIDADE : experimenta abrir uma mangueira e por o dedo no bico dela e ir fechando aos poucos a passagem da água, o que acontece quando isso é feito? A água é arremessada mais longe, então, por diminuir o diâmetro de passagem de água ( VAZÃO ), VOCÊ ganha VELOCIDADE. Agora por tirar o dedo da mangueira totalmente você ganha VAZÃO (quantidade ), e perde VELOCIDADE. Então o seu problema não se resume a nenhum desses dois elementos. O que estou querendo dizer com essa explicação, Não faz "(TANTA)" diferença o diâmetro do tubo q está indo até a cozinha. O seu problema é de MCA (metros de coluna de água). Você Não tem esse elemento para suprir a necessidade do seu AQUECEDOR DE PASSAGEM.

Fico a disposição para maiores esclarecimento.

Segue fotos em anexo

Clodoaldo Slovak
Clodoaldo Slovak Construções Me (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Clodoaldo Slovak Construções Me - há 6 anos

Se for aquecedor de passagem eu dou uma sugestão como um pressurizador e se o problema é na casa inteira coloque um pressurizador na saída da caixa de água.

Se os ramais tiver tudo interligado junto com válvula de descarga hidra ai não pode colocar o pressurizador agora se for caixa acoplada ai não tem nenhum problema

Responder
José Olimpio de Paulo Filho
Particular - há 6 anos

Sim vc pode colocar quantas saídas quiser, desde que vc faça o dimensionamento dos pontos de utilização.

Mas atenção a válvula de descarga de fluxo automático (VFA) não importa a marca Hidra/deca, Docol, tem que ser instalada em uma instalação unica (ramal, coluna, etc).

A instalação do chuveiro, assim como a VFA, também tem que ser feita em uma instalação unica e utilizando 1,50 de MCA (Metro de Coluna de Aguá), do ponto de saída da água da caixa (base inferior) ate a entrada de água no chuveiro .

A pressão não depende diretamente de vazão de água, ou seja a pressão depende diretamente de altura ( maior altura maior pressão de água, menor altura menor pressão de água)

A vazão depende somente do diâmetro da tubulação ou conexão, ou seja maior diâmetro da tubulação ou conexão maior vazão de água.

A velocidade da água, depende somente de um estrangulamento de água dentro de uma tubulação, exemplo: - a água vem por dentro de uma tubulação de diâmetro de 50 mm, instantaneamente esta tubulação passa a ter um diâmetro de 20 mm, ou 25 mm, acontecera um estrangulamento da passagem da água dentro da tubulação de maior diâmetro para menor diâmetro, ocorrendo ai então a velocidade da passagem de água dentro do tubo.

Ai estão alguns conceitos básicos da Hidráulica, pressão, velocidade, perca de carga, vazão, dimensionamento (calculo do diâmetro das

tubulações), etc.

Fabio Del Ciampo
Particular - há 6 anos

Obs. Concordo com Rodrigo e Gustavo, em (TESE) se os pontos de consumo estiverem sendo usados simultaneamente você vai ter um problema de 1 dos elementos citas, VAZÃO, a consequência é que vai a ver desequilíbrio hidráulico. Daí é preciso fazer o que o colega Rodrigo falou, ou dispor de mais uma saída na caixa de d'água e separar os circuitos hidráulicos. Sugestão: não misture válvulas hidras com outros pontos de consumo chuveiro etc... devido golpe de Ariete e perda de vazão. Exemplo de perda de VAZÃO : estou no chuveiro tomando banho, alguém entra no banheiro e da descarga, daí o chuveiro esquenta. Problema muito frequente. Exemplo golpe de Ariete : deu descarga começa trepidar em cima da laje onde passam os canos ou dar só vos muito agressivos nas tubulações de diâmetros menores, devido serem menos resistentes em fim. Sugestão. Outra sugestão Davi, me contrate para trabalhar para você! Kkkkkkk. Se eu fosse você seguia a 2° sugestão de perto. Kkk

Gerson
Gerson Reformas E Pinturas Gerais (Poá, São Paulo) Gerson Reformas E Pinturas Gerais - há 6 anos

sim pode só precisa ter cuidado com altura da caixa para que não falte pressão nos pontos

Responder
Gustavo Arbex
Grbx Arquitetos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Grbx Arquitetos - há 6 anos

Concordo com o Rodrigo. Em princípio me parece que o ramal principal não está adequado a demanda. Ideal você consultar um eng hidráulico para te indicar um esquema adequado. Se precisar, entre em contato que minha equipe poderá ajudar.

Responder
Valtencyr Luiz Carvalho

Meu Deus, Hidráulica????

Você pode ligar sim, desde que tenha sido bem calculado conforme a NBR, descarga com válvula tem que ficar fora. Chuveiro deve respeitar a altura mínima de 1'50 abaixo da caixa se for casa ou sobrado. Os demais ramais existem o esquema de dimensionamento e a retirada de ar na ligação.

Rodrigo Faria
Eng. Rodrigo Faria (Marabá, Pará) Eng. Rodrigo Faria - há 6 anos

Olá Davi, existe muitos motivos para não esta havendo pressão, mas alguns do motivos poder ser :

Distancia muito longa de tubulação junto com muitas conexões reduz a pressão.

Pode estar perdendo pressão também devido ter iniciado a distribuição para a torneira com uma tubulação de 50mm, não há necessidade, a vazão de um tubo de 25mm é mais que o suficiente.

Se o problema estiver acontecendo quando outras distribuições estão ligadas, pode ser problema de vazão neste caso se deve aumentar o diametro do ramal principal para dispor de mais vazão.

Para um melhor aconselhamento se deve averiguar melhor o caso, buscando um profissional.

Espero ter ajudado de alguma forma

Responder
Gustavo Arbex
Grbx Arquitetos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Grbx Arquitetos - há 6 anos

Pode sim!!

Porém a pressão ficará por conta do dimensionamento correto do furo da caixa. Consulte um engenheiro hidráulico para que não tenha problemas de pressão depois de tudo pronto. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Responder
Davi
Particular - há 6 anos

O esquema hoje está como no desenho anexo. Os chuveiros e as hydras funcionam bem, mas a torneira da cozinha com o aquecedor não tem pressão. Não sei como solucionar para ter pressão na cozinha

Particular - há 6 anos

R: Voce quiz dizer ter 5 ramais ligados a saida da caixa de agua... sem problemas desde que faça a devida redução para que não perda a pressão;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de encanadores na sua região