Posso instalar um forgão por indução sem o fio terra pois não tenho o mesmo em minha residencia?

não tenho aterramento em minha casa.

Jefferson
Jefferson perguntou sobre
Eletricistas
Há 13 dias

Posso instalar um forgão por indução sem o fio terra pois não tenho o mesmo em minha residencia?

não tenho aterramento em minha casa.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

35 Respostas

Respostas úteis 8
Jocelino  alves
Jocelino alves respondeu... Jocelino Alves (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Jocelino Alves - há 11 dias

Você pode até ligar porém pode ser que te passe choque por conta das resitências indutivas

Ariberto Nasto Rodrigues Prado prado

Bom dia o certo e corrigir a casa toda comforme NBR 5410 todos os equipamentos dever ser feito aterramento e ter dispositivos de seguranca no quadro de distribuicao como Drs. Por outro lado pode ser estudados outros meios também obrigado pela pergunta

Sinésio José  Ferramola
Sinésio José Ferramola replicou... Instalações Eletricas (Santo André, São Paulo) Instalações Eletricas - há 10 dias

Bom dia Jefferson. Sim, é necessário instalar o fio terra no equipamento por dois motivos. Primeiro para segurança do usuário pois a possibilidade de choque elétrico é inexistente.e segundo é para poder manter a garantia do equipamento caso ele de problema. Instalar o equipamento não observando o manual de instruções acarreta a perda de garantia do produto. Espero que tenha ajudado. .Estou à sua disposição. Abs

Adriano dornelas
Adriano dornelas respondeu... Elétrica (Ribeirão Preto, São Paulo) Elétrica - há 11 dias

Bom dia

O aterramento serve para que vc não receba a descarga diretamente ,como foi relatado acima ,uma vez que o equipamento tenha uma resistência uma ignição a chance de passar corrente é muito grande independente da voltagem embrando que qualquer descarga elétrica pode ser prejudicial para qualquer pessoa uma vês que a descarga passa pelo coração ...e esse trabalho não é complicado de se fazer e vc terá bons resultados não só para o fogão mais sim para outros equipamentos que também precisa do aterramento ..em uma possível descarga de raios o seu equipamento tem uma grande chance de não vir a queimar ou danificar placas eletrônicas ...att. Adriano Dornelas

Wellington Vieira
Wellington Vieira respondeu... Koreano Elétrica (Monte Alto, São Paulo) Koreano Elétrica - há 11 dias

Não, você não pode... Afinal segurança vem em primeiro lugar, ainda mais se tratando de eletricidade, se você tem amor a sua família faça o serviço correto ou chame um profissional para fazer o trabalho, não custa nada você bater uma haste para poder aterrar o equipamento e garantir a segurança sua e da sua família, e de preferência instante um DR para garantir ainda mais segurança. Lembrando não é recomendado instalar nenhum equipamento sem aterramento, procure sempre um profissional capacitado para a execução do serviço... Abraço

Emerson Da Silva Reis
Emerson Da Silva Reis respondeu... Silva Reis Engenharia E Construção (Taubaté, São Paulo) Silva Reis Engenharia E Construção - há 11 dias

Não, não instale o fogão por indução sem o fio de aterramento. Contrate um eletricista na sua região, ele fará o serviço para você. Peça um revisão completa da instalação elétrica da sua casa, quadros de disjuntores, tomadas, poste padrão de entrada, chuveiros elétricos, bombas e motores. Instale tudo conforme a norma NBR 5410 que especifica os padrões para a instalação elétrica de baixa tensão. Instale disjuntores residuais DR, instale DPS, faça um quadro de disjuntores conforme padrões de norma, separe os circuitos, faça uma revisão na bitola do fios, faça tudo para evitar tudo para evitar surtos, choque elétrico e curtos circuitos que podem ocasionar incêndios.

Busque um eletricista na sua região, ele o orientará como fazer a coisa certa.

Fabricio
Fabricio respondeu... Manutec (Salto, São Paulo) Manutec - há 11 dias

Poder não pode,mas no fogão por indicação nem você nem a panela tem contato com o indutor pois o vidro faz essa isolação,mas o risco de choque existe,pode ser que ferva e transborde algum líquido ou mesmo na hora da limpeza possa entrar algum líquido pela bordo e entrar por baixo do fogão,ainda mais que na maioria das vezes esses fogões ficam embutidos na pia.

Fernando Tenan
Fernando Tenan respondeu... Fernando (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Fernando - há 11 dias

Não faça isso meu amigo ,a sua vida e a da sua família sempre em primeiro lugar lembre-se disso.

Chame um proficional com certificado para olhar a sua instalação e te orientar evite choques elétricos isso é muito perigoso .

Instale uma aste de aterramento e puxe para todas as tugs ,tues e lâmpadas da sua residência.

Pense nisso Jeferson .um grande abraço Jeferson fica com Deus

Osvaldo
Osvaldo respondeu... Casa De Davi,comércio, Construções E Reformas (Praia Grande, São Paulo) Casa De Davi,comércio, Construções E Reformas - há 11 dias

Amigo, vc deve ter percebido que as respostas foram sempre iguais, ou seja a única preocupação dos rrtratantes foi com o choque. Mas a realidade, não existe nenhuma complicação se vc simplesmente isolar o fio terra, e pronto, nada de anormal irá acontecer.Faca a instalação, e isole o fio terra do aparelho.

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Crie um terra dedicado... é seguro

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Marcos João Amadio

Vamos por partes:

1º) Se instalar sem o fio terra, funciona? Sim, funciona normalmente.

2º) Instalar sem o fio terra, é seguro? NÃO! O aterramento, cujo nome oficial é Proteção Equipotencial garante que a carcaça do equipamento esteja no mesmo potencial do solo, ou, em outras palavras, tem a função de evitar que surjam tensões entre a carcaça (ou qualquer parte passível de contato) do aparelho e o piso. Em condições normais de funcionamento, ele estará inerte, ou seja, não terá função imediata. Porém, um equipamento pode apresentar um defeito, mesmo daqui a alguns anos. Ele não avisa. Se, de alguma forma, um condutor elétrico tiver contato com alguma parte exposta do equipamento, podem surgir uma tensão perigosa para o usuário. Nessa situação, o fio terra garante que essa tensão seja desviada diretamente para o solo, minimizando a tensão entre o piso e o equipamento. Se a corrente for suficientemente alta, desarma o disjuntor. Se a instalação possuir DR (diferencial residual), qualquer corrente acima de 30mA o desarma, protegendo o usuário. Nessa condição, o usuário não sofre o choque, pois o acionamento do dispositivo é extremamente rápido, muito mais rápido que um disjuntor.

3º) Posso usar o neutro como terra? Sim, caso o neutro esteja bem aterrado na entrada de energia do imóvel, mas atente para a bitola do condutor, que deve ser compatível com a do equipamento instalado. Além disso, é preferível que o condutor venha diretamente do quadro de distribuição de energia, ou seja, deve ser exclusivo para essa função.

4º) Dá para fazer um aterramento individual? Sim. É evidente que essa solução não é possível em apartamentos. Mas, numa casa, pode-se colocar uma haste de aterramento próximo ao equipamento instalado. Como exige alguns cuidados, é conveniente contar com a ajuda de um profissional habilitado. Se a haste for colocada num local em que o solo não seja bom condutor, este deverá ser corrigido, pois caso contrário o aterramento ficará comprometido.

Espero ter ajudado.

Deixe sua resposta

Para escrever uma resposta você deve estar registrado. Não está permitido incluir telefones de contato, e-mails ou links externos nesta seção, dito conteúdo utilizado será moderado e eliminado.

Peça orçamentos de eletricistas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Você é um profissional e quer encontrar novos clientes?

Contate imediatamente empresas e pessoas que solicitam serviços de construção, reformas, instalações na sua região.

Cadastre-se grátis