Posso ligar outro aparelho na mesma tomada do cooktop a gás?

Tenho esse cooktop aqui:

Segundo o manual da Atlas, os acendedores possuem 1,7kw e 3,0kw. Porém, essa energia vai ser utilizada apenas para ligar as bocas do fogão, coisa que provavelmente leva cerca de 1 segundo ou menos. A dúvida é se, na mesma tomada, posso ligar outra coisa como chaleira elétrica, liquidificador, batedeira, torradeira etc

Posso ligar outro aparelho na mesma tomada do cooktop a gás?

Tenho esse cooktop aqui:

Segundo o manual da Atlas, os acendedores possuem 1,7kw e 3,0kw. Porém, essa energia vai ser utilizada apenas para ligar as bocas do fogão, coisa que provavelmente leva cerca de 1 segundo ou menos. A dúvida é se, na mesma tomada, posso ligar outra coisa como chaleira elétrica, liquidificador, batedeira, torradeira etc

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Paulo De Jesus Nunes
Pnunes Soluções Técnicas (Osasco, São Paulo) Pnunes Soluções Técnicas - há 2 anos

Olá Dyonatha Kramer a resposta à sua pergunta: Não pode ligar dois aparelhos juntos na mesma tomada. Quando as pessoas fazem esse tipo de ligação chamada de jeitinho brasileiro com uso de benjamins isso e muito arriscado, porque nem sempre a pessoa que está ligando exemplo a sua diarista será que ela saberá fazer esse cálculo como você fez de calcular a potência?. Com certeza não uma outra coisa uma tomada padrão com fio de 2,5 suporta até 20A pois essa e capacidade da potência projetada para a tomada, se você instalar uma nova tomada com o mesmo fio e no mesmo circuito essa tomada cai para 10ª. Considerando o uso simultâneo de ambas,

É fácil resolver isso quando falamos de tomadas que ficam na sala atrás da estante onde vão ser ligadas modens, televisores, ou equipamentos de baixa amperagem. Agora quando falamos de cozinha e outros locais que usam equipamentos de diferentes potências o correto é criar um novo ponto elétrico, instalar um novo circuito com disjuntor e instalar uma nova tomada. É por isso que não devemos instalar quadros elétricos com capacidade reduzida ou total para imóvel, todo profissional deve deixar disjuntores reservas para esse tipo de operação. O resto e jeitinho brasileiro. Boa sorte Dyonatha Kramer!

Paulo de jesus Pnunes Soluções

Ciência da computação 2 ano Faculdade Cruzeiro do Sul 2021

Sistemas da Informação e Redes Faculdade Anhanguera 2005—2008

Instalação e reparos em automação de portões 2018 Tecno ponta

Analista de Projetos e Integração

Elétrica geral e caixa de comandos

Técnico de Criação de desenvolvimento Web Pronatec 2015

Técnico de eletrônica Instituto Monitor 2009

Técnico de Telecom Telefonia predial fixa e móvel

Analista de Sistemas Pleno

Analista de Suporte Pleno

Técnico de controle de acesso

CFTV, CÂMERAS IP, ALARMES

Técnico instalador de PABX

analógico e digital e IP

Responder
Pedro Sandoval de Souza
Eletricista (Osasco, São Paulo) Eletricista - há 2 anos

Sim o consumo do acendedor é mínimo com uma tomada de uso geral pode sim usar também outro eletro doméstico

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: pelo descrito, poderia sim, mas o ideal é colocar uma tomada dupla de 10A para evitar usar adaptador, que sobrecarrega os equipamentos...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 2 anos

Boa tarde Sr Rafael é um grande prazer em poder ajudar na dúvida referente a tomadas, quanto a sua dúvida pode sim ligar no mesmo circuito porém recomendo que seja instalado uma tomada dupla pra isso terá que ser feito por um profissional da área de elétrica, se precisar de alguma coisa só procurar a minha ficha de inscrição no habitissimo que lá tem o meu contato obrigado e boa tarde.

Responder
José Roberto Silva
JR Solar Soluções. (Atibaia, São Paulo) JR Solar Soluções. - há 2 anos

Bom dia!

Vc pode ligar sim.mas no mesmo circuito . não na mesma tomada usando esses acessórios tipo Benjamim .o ideal e colocar mais uma tomada nesta caixinha .assim fica uma tomada fixa para o Cooktop e outra para ligar liquidificador ou cafeteira.

Atenção considerando que o circuito tem fiação de 2,5 mm com terra e neutro e Disjuntor do circuito que seja 16 amper.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região