Que aparelhos um transformador de 5000kv aguenta?

Posso ligar um cooktop por indução e um ar condicionado num transformador de 5000kv?

Tenho cooktop por indução e um ar-condicionado de 9mil BTUs, posso usar os dois num trasformador de 5000kv?

Que aparelhos um transformador de 5000kv aguenta?

Posso ligar um cooktop por indução e um ar condicionado num transformador de 5000kv?

Tenho cooktop por indução e um ar-condicionado de 9mil BTUs, posso usar os dois num trasformador de 5000kv?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 1 año

Prezado Reginaldo,

A potência de um transformador é dada em kVA ou simplesmente VA, que é a notação para kilovolt-Amperes e Volt-Amperes, respectivamente. Portanto, você tem um transformador de 5 kVA, que é igual a 5000 VA.

Imagino que o seu transformador seja de 127 V para 220 V. Pois bem: para saber se você pode ligar os dois juntos, primeiramente você deve verificar qual é o valor da corrente nominal do cooktop e do ar condicionado. Esta informação é dada em Amperes, cujo símbolo é A, e normalmente está inscrita na placa de dados que fica atrás do equipamento. A soma das duas correntes tem que ser menor que a do transformador, considerando um fator de segurança da ordem de 10%.

Então vamos calcular, agora, qual é a corrente máxima que o transformador pode suportar, considerando o fator de segurança:

No lado de 220 V, será: (5000/220) x 0,9 = 20 A. No lado de 127 V, será: (5000/127) x 0,9 = 35 A. Em outras palavras, a soma das duas correntes não poderá exceder 20 A, se o cooktop e o ar condicionado estiverem ligados no lado de 220 V; ou não poderá exceder 35 A se estiverem ligados em 127 V.

Observe que são correntes relativamente elevadas, além do fato de que a inclusão do transformador inspira alfuns cuidados especiais. Por esta razão, a proteção contra curtos-circuitos, sobrecargas e choques elétricos depende de uma boa instalação, que deve seguir o que determina a legislação brasileira. Portanto, o dimensionamento destas proteções, fiação e forma de instalação, assim como a própria montagem e instalação, devem ser entregues a profissionais qualificados.

Neymard

Responder
Eduardo Vituri
Evec Engenharia E Comércio (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Evec Engenharia E Comércio - há 1 año

Não foi especificado a potência em Watts de cada um deles, mas se a somatória da potência total de ambos estiver apenas um pouco abaixo de 5kW, a princípio não seria recomendável ligar os dois equipamentos simultaneamente, por fazer o transformador trabalhar muito próximo do seu limite máximo de potência fazendo-o aquecer muito, pois por questão de segurança é altamente recomendável que este trabalhe sempre com uma ligeira margem de folga.

Outro fator a se observar também é a fiação e a forma como estes equipamentos serão conectados a este transformador, pois não se deve usar plugues do tipo "T" ou "benjamins" que podem aquecer muito e causar danos a instalação.

Responder
Luiz Ernesto Ernesto

Liga vc ate pode mais quais os problemas você terá essa deveria ser a sua pergunta. Tem que saber se está fiação esta preparada a ligação de aparelhos com potem dos 5ka do seu transformador pode vir a te dar muitos problemas. Tome cuidado ao ligar aparelhos com transformador de tensão...

Responder
Ezequiel Antonio
Eas Facilites (Indaiatuba, São Paulo) Eas Facilites - há 1 año

Creio que não possa, pois o que manda neste tipo de situacao é a corrente de saida do transformador, pois o mesmo pode esquentar pela demanda de um corrente alta alem de ter o risco de curto circuito. O ideal eh passar uma fiacao exclusiva para o cooktoop de induçao do quadro de disjuntor ao ponto onde ira ser instalado o cooktop. Ressalto que deve dar uma analisada nos cabos de entrada da casa, cooktop de inducao é consome e utiliza um corrente alta

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região