Posso ligar um equipamento de 1600W numa tomada de 10A? A voltagem aqui é 110V.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

80 Respostas

Respostas úteis 5
Lenio Eletricista

Bom dia Alexandra;

Um equipamento de 1600W ligado em uma tomada de 110V (que pode ser uma tomada que forneça entre 108 e 127V), estaria no limite, em torno de 14.54 Amperes (A). Mas, esta é só uma parte do que precisa ser observado ok ? pois a sua tomada embora seja de 10 Amperes, o condutor (fio) precisa ser de pelo menos 2.5 mm²; uma outra observação; Precisa também verificar se a fiação desta tomada não possui extensão para que não use juto com outros aparelhos e sobrecarregue a fiação desarmando o disjuntor (que também precisa estar dimensionado corretamente ok ?) Qualquer dúvida maior pode me enviar mensagem !

Responder
Ivo Ferreira Peixinho
Peixinho (Guarulhos, São Paulo) Peixinho - há 5 anos

Certo e uma tomada 20 amperes

Responder
Cleiton das Dores Batista
Batista Eletricista (Guarulhos, São Paulo) Batista Eletricista - há 5 anos

nao nescessario instalaçao de uma tomada de 20 amperes e fazer calculo de potencia deste circuito para ver se a nescessidade de trocar tambem o seu disjuntor

Responder
Luiz Procasa Reformas e Construção
Particular - há 5 anos

Não pode!, O requisito mínimo para sua configuração é: tomada 10A, Disjuntor 20A e cabos de 2,5mm².

Alexandre de Sousa CAmilo
Pai E Filhos (Barueri, São Paulo) Pai E Filhos - há 5 anos

sim so vai muda que a maquina vai ter menas potencia

Responder
Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 5 anos

Boa tarde sra. Alexandra!

Conforme foi recomendado pelos colegas o ideal é uma tomada de 20A. Porém outros fatores também precisam serem levados em conta, tipo de equipamento, tempo em média de utilização, bitola da fiação, dimensionamento do disjuntor, etc. Consulte um profissional eletricista de sua confiança. Boa sorte!

Responder
Particular - há 5 anos

R: O ideal é instalar uma tomada de 20A... não economize em segurança..

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Edilson
Eletricista (Mairiporã, São Paulo) Eletricista - há 5 anos

Ola Alexandra, não basta ver somente tomada, é preciso rever a bitola (diâmetro) dos fios utilizados, mas com certeza 10A não é suficiente para seu equipamento. A disposição...!!!

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 5 anos

A corrente elétrica a qual o seu aparelho pucha está entre 14 e 15A então tem que ser no mínimo de 20A.

Responder
Washington
Clínico Geral Do Imóvel (Santos, São Paulo) Clínico Geral Do Imóvel - há 5 anos

O certo é mudar para uma der 20A

Responder
Sollar Serviços Eletricista Residencial e Predial em Pirassununga,sp

Boa tarde a corrente é alta para 10 AMPERES Melhor usar de 20.Amperes

Responder
Erik Hebert Garcia
Ehg Engenharia (Mogi das Cruzes, São Paulo) Ehg Engenharia - há 5 anos

Boa tarde,

Não pode, pois a correte será de 14,54 A.

Você no minimo utilizar uma tomada de 20A.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Responder
Thiago Coelho
Tc Reforma E Manutenção (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Tc Reforma E Manutenção - há 5 anos

olá amigo,

Você deve instalar o equipamento em uma tomada de 20A, e deve verificar se sua fiação e de 2,5mm e se nesse circuito o disjuntor é no máximo 20A(amperes). assim você estará seguro pra vida inteira.

Espero ter ajudado, um abraço.

Responder
Júlio Gonçalves
Júlio Serviços Elétricos (Franca, São Paulo) Júlio Serviços Elétricos - há 5 anos

Não... pela razão que haverá um superaquecimento da sua fiação e com o passar do tempo ela (torrará)... 1,600/110 = 14,5 amperes, 1,600/127 = 12,5 amperes. O certo é fazer um circuito exclusivo para essa tomada, tomada de 20 a, disjuntor mono 20 a, e cabo de 2,5 mm. Qualquer dúvida estou a disposição. Júlio serviços elétricos.

Responder
Egidio
Eletrica Franklin (Mococa, São Paulo) Eletrica Franklin - há 5 anos

circuito individual para o equipamento a ser instalado saindo do painel de distribuiçao com disjuntor de proteçao + aterramento

tomada 2p+t--20a

disj unip 20a din

obs(verificar a distancia do circuito ate painel para analisar queda tensao)

qual equipamento seria(RESISTIVO ,INDUTIVO FAZ TODA DIFERENÇA.

Responder
Marco Antonio Pereira

Equipamentos de 1600W ligado em uma tomada de 110V (que pode ser uma tomada que forneça entre 108 e 127V), estaria no limite, em torno de 14.54 ou 15 Amperes (A), uma parte do que precisa ser observado ok ? pois a sua tomada embora seja de 10 Amperes, o condutor (fio) precisa ser de pelo menos 2.5 mm²; uma outra observação; Precisa também verificar se a fiação desta tomada não possui extensão para que não use junto com outros aparelhos e sobrecarregue a fiação desarmando o disjuntor (que também precisa estar dimensionado corretamente ok ?) 20 A é mais Adequado !!!

Responder
Adilton Santana
Rackio - Instalações & Manutenções (Salvador, Bahia) Rackio - Instalações & Manutenções - há 5 anos

Não a capacidade de corrente já ultrapassou o limite tem que ser uma de 20A

Responder
Marco Antonio Pereira

O Correto é uma Tomada com Dijuntor de 20 A ou 16 A , mas para se ter uma Margem se Segurança do Aparelhor ....melhor em 20 A ....mais seguro !!!

Responder
Fabricio Cesar
Microservice (Tatuí, São Paulo) Microservice - há 5 anos

o melhor seria usar tomada e femea da parede de 20 amperes e juntamente para ficar com folga usar fio 4mm

Responder
Vlacir Toledo
Hidraulica E Manutençao (Bauru, São Paulo) Hidraulica E Manutençao - há 5 anos

Não, vc tem que usar uma de 20A.

Responder
Alexandre Coelho Cotta

Não. Fica no limite tem que instalar na tomada de 20A

Responder
Sergio Luiz de Oliveira
Vs Manutençao Volante (Mesquita, Rio de Janeiro) Vs Manutençao Volante - há 5 anos

A orientaçao correta e procure um especialista para verificar as suas instalaçoes eletricas e depois o mesmo ira dar um laudo, pois existe vários fatores a ser visto, secçao condutora do cabo da tomada, se a tomada esta em um circuito independente, para determinar qual capacidade de ruptura do disjuntor, revisao no quadro eletrico, etc....

Responder
Fábio Marques
Lf Manutenção (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Lf Manutenção - há 5 anos

O correto é liga numa tomada de 20am na de 10am pode ocorrer problema

Responder
Emerson
Prismatecc (Jundiaí, São Paulo) Prismatecc - há 5 anos

Não, pelo menos um djuntor de 15 Amperes

Responder
Kauê  Mainente
Mainente Projetos (Arujá, São Paulo) Mainente Projetos - há 5 anos

Não é possível desta forma, o correto seria você instalar o equipamento em um circuito que o disjuntor seja 20A (amperes) e a tomada seja também para 20A e os condutos (fios) de 2,5 mm. Espero ter ajudado

Responder
Miguel Luzia Freire
Elev Station Com. E Manutenção De Elevadores (São José dos Campos, São Paulo) Elev Station Com. E Manutenção De Elevadores - há 5 anos

Se a sua fiação for de 2,5 m², basta substituir a tomada para 20 Amperes, porém necessita verificar se a alimentação mestre não está sobrecarregada.

Responder
Afonso Tang Mamolli
Construção E Reforma (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Construção E Reforma - há 5 anos

se o equipamento de 1600 watts for 110 , você só vai precisar trocar a tomada pra uma de 20 A, caso não faça isso a sua tomada irá derreter, pois um equipamento de 1600 watts puxa uma corrente de 15A.

Responder
Larjan
LARJAN Instalações Elétricas (Francisco Morato, São Paulo) LARJAN Instalações Elétricas - há 5 anos

Bom dia Alexandra !

Não pode ! Pois a corrente que vai passar pelo circuito é acima de 10 amperes. Use uma tomada de 20A, disjuntor de 20A e cabo 2,5mm² .

Responder
Edmilson Aparecido de Melo
Claeeletricaemontagem (São Carlos, São Paulo) Claeeletricaemontagem - há 5 anos

1600 watts baixar 14,5 amperes em um rede de 110volts.

Ideal instalar uma tomada de 20 amperes.

Responder
Arthur Neves
Ns Construcoes (Franco da Rocha, São Paulo) Ns Construcoes - há 5 anos

Bom dia. Só instalar uma dotada de 20 pode não ser suficiente. Depende muito da potência instalada e a quantidade de tomada no mesmo circuito.... se ja estiver outros equipamentos ligados no mesmo circuito ai vc ali vá e troca a tomada de 10 por uma de 20 e liga um equipamento de 1600 e pode da problemas futuro

Alexandre Vasconcelos
Alexandre Soluções (Taboão da Serra, São Paulo) Alexandre Soluções - há 5 anos

Boa tarde nao e recomendado fazer a instalaçao do equipamento 1600w em uma tomada de 10A o certo sera usar uma tomada de 20A pois se vc pegar 1600we dividir por 127V vc tera 12,5 A mais ou menos entao o certo e tomada de 20A qualquer duvidas estou a disposiçao alexandre vasconcelos

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região