Posso ligar um transformador de 3.000va numa tomada dupla que já tenha uma geladeira conectada a ela?

Quero ligar uma lavadora no transformador. Tem algum problema? Tem risco de prejudicar o desempenho da geladeira?

Posso ligar um transformador de 3.000va numa tomada dupla que já tenha uma geladeira conectada a ela?

Quero ligar uma lavadora no transformador. Tem algum problema? Tem risco de prejudicar o desempenho da geladeira?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 1
Ana Átman
Particular - há 8 anos

Jorge, Vc não fez a pergunta de forma correta. Vc perguntou sobre dar tilts na geladeira, se vc conectasse tudo junto. Então, depois de todos os comentários, se vc pensou em apenas substituir a tomada pra resolver a questão, saiba que solução não é tão simples assim, mesmo! Amigo, se sua máquina tem um plug de 20A, significa que ela vai precisar de reforço não só na tomada, mas em todo o caminho dessa tomada até o disjuntor. Não fique tentando fazer coisa que vc não sabe, pq vc só vai colocar a sua casa em risco, gastar mais e irritar sua mulher. Se vc judiar muito dela, cuide que ela pode se apaixonar pelo eletricista. ,

Jorge luis freitas
Particular - há 8 anos

Pelas respostas que conferi aqui nessa postagem, to percebendo que a questão não é tão simples quanto eu pensava. Então decidi que minha mulher vai ter que esperar um pouquinho mais pra ligar a máquina nova dela, até eu comprar uma tomada de 20 ampères pra substituir a de dez da área de serviço. Não vou arriscar. Apesar de já ter usado a máquina com o transformador uma vez nessa tomada da cozinha, (mas tirei a tomada da geladeira, e ela descongelou..rs), seria um contratempo muito grande toda vez que fosse lavar roupa. Queria agradecer a todos profissionais que dedicaram um tempinho pra esclarecer minha dúvida, Fernando silva, Paulo Rogerio, Maurício Guilherme, Adson Santos e Sérgio. Continuem assim , com a atenção e boa vontade que todo cliente merece. O site com certeza, permanecerá excelente com a contribuição de vocês na prestação desses serviços.

Fernando Silva
Eletrosilva (Juatuba, Minas Gerais) Eletrosilva - há 8 anos

Jorge

O fato de ligar a uma tomada dupla não e o problema

Recomendo que você vá ao quadro de distribuição da sua casa e desligue o disjuntor correspondente a essa tomada , provalvepmente terás outras tomadas no mesmo circuito (vai notar q deligaram juntas com a da geladeira)

Ae teria q caulcular não só a tomada em questão, maos tudo que estiver ligado a esse circuito e vê se os valores vão estar de acordo com cabos usados e disjuntor

Normalmente o circuito da cozinha e 1 para todas as tomadas se for o seu caso e tiver por exemplo 1 microondas ligado quando usar a maquina de lavar com certeza ira desarmar desjuntor podendo prejudicar suas instalações

Quanto ao funcionamento da geladeira não e afetado pois a carga entra na sua rede conforme uso sendo q se suas instalações estiverem de acordo a emergia da conssecionaria e suficiente para manter tudo funcionando sem grandes oscilações

Responder
Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 8 anos

Amigo.

É um conjunto de fatores.

3000VA em 110V terá uma corrente de até 28A. Se a fiação é padrão de 2.5mm2 não suportará tal corrente. Além do que a potência somada dos dois equipamentos, geladeira e máquina de lavar, não podem superar esses 3000VAs. Uma visita de um eletricista qualificado para verificar e fazer os cálculos é fundamental.

Responder
Mauricio Guilherme Andrade

Seria ótimo se vc colocar em outra tomada pois iria fica separo com Mena carga .mas vc pode por e verificar se os componentes iram esquentar o transformador vai esquentar um pouco mas a fiação não poderá muito ai vc terá que retirar ,mas como não vai usar muito por ser uma lavadora não vai prejudicar

Responder
Jorge luis freitas
Particular - há 8 anos

Valeu Sérgio, agora deixa eu ver se eu entendi: então eu posso ligar o transformador na tomada dupla em que tambem está a geladeira conectada que não haverá problema nenhum pra ela quanto a oscilação de energia, desde que eu não use nenhum adaptador do tipo "T". É isso???

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região