Posso ligar uma adega em uma tomada com fiação de 1mm?

Meu apartamento é 220v e tem uma tomada com fiação de 1mm, eu poderia ligar uma adega brastemp (12g) Consumo: 36KWh / Potência: 50W.?

Se eu ligasse o que aconteceria?

Qual a fiação (mm) ideal?

Qual os amperes ideais da tomada?

Posso ligar uma adega em uma tomada com fiação de 1mm?

Meu apartamento é 220v e tem uma tomada com fiação de 1mm, eu poderia ligar uma adega brastemp (12g) Consumo: 36KWh / Potência: 50W.?

Se eu ligasse o que aconteceria?

Qual a fiação (mm) ideal?

Qual os amperes ideais da tomada?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Almir Barros dos Santos

Boa noite Filipe, o seu aparelho tem a potência de 50w ligado a um circuito de 220v, o seu aparelho consome 0,24 amper, o fio até suporta esta corrente, mas o aconselhável você utilizar fio com bitola de 2,5 mm pois você terá margem de segurança para ligar outros aparelhos e serie prudente chamar um profissional da área para verificar sua instalação pois é perigoso se suas tomadas estiverem sendo alimentadas or fios com bitolas erradas.

Responder
Wellington Elias Santos
Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. - há 5 anos

Se você ligasse a adega na tomada com essa fiação de 1mm. O poderia acontecer aquecimento dos cabos e automaticamente o disjuntor iria desarmar toda hora. O cabo ideal seria de no mínimo 2.5mm não esquecendo que o circuito para essa tomada tem que vir direto do QDO. quadro de distribuição de circuitos. E a tomada deve ser de 20 Amperes.

Responder
Julio Sena

Olá Felipe,

Bom dia!

Vejo que já responderam sua pergunta, de acordo com NBR5410 fiação para iluminação 1,5mm2 e tomadas mínimo 2,5mm2. Aconselho a substituição, pois o dano para eventual problema é muito maior que o investimento.

Boa sorte.

Att. Julio Sena

Técnico de Elétrica

Responder
Particular - há 5 anos

R: Não, de maneira alguma... pelo menos 4 mm para ter segurança e não superaquecer...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Wagner Gomes Cruz
Particular - há 5 anos

Conforme dado do fabricante os fios devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme ABNT (NBR 5410). Esta norma NBR-5410 especifica que instalações elétricas de baixa tensão determina que a seção mínima (bitola) para tomadas de uso geral é de 2,5mm² independente do cabo ser rígido ou flexível pois possuem a mesma capacidade de condução de corrente.

O fabricante também especifica que para proteção contra sobrecorrentes, o circuito onde o produto será ligado deve estar conectado a um disjuntor termomagnético.

Juan Carlos Ferro

Caro Felipe, A seção mínima (bitola ou espessura, grossura) para as tomadas de uso geral é 2,5mm² e para os circuitos de iluminação é 1,5mm². (Norma NBR 5410)

Terá que trocar o fio desde o quadro de disjuntores até a tomada que atende a adega.

Att.

Juan

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região