Posso reforçar a laje com vigas de ferro?

Estou construindo minha casa na parte de cima da casa da minha mãe, acontece que as paredes de divisão dos cômodos e corredor foram levantadas em cima da laje sem que eu soubesse. Enfim, quero saber se posso reforçar a laje da minha mãe com vigas de ferro? Observe: a laje debaixo está em sentido horizontal, duas paredes estão acompanhando o mesmo sentindo e outra não. Segue em anexo um desenho explicativo:

Posso reforçar a laje com vigas de ferro?

Estou construindo minha casa na parte de cima da casa da minha mãe, acontece que as paredes de divisão dos cômodos e corredor foram levantadas em cima da laje sem que eu soubesse. Enfim, quero saber se posso reforçar a laje da minha mãe com vigas de ferro? Observe: a laje debaixo está em sentido horizontal, duas paredes estão acompanhando o mesmo sentindo e outra não. Segue em anexo um desenho explicativo:

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Josoé Gandra
J Gandra - Tecnologia E Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) J Gandra - Tecnologia E Construções - há 2 anos

Boa tarde! seria muito bom você chamar um engenheiro. porque assim pelo que eu entendi você esta fazendo uma ampliação e a laje que ja existe parece ter uma caracteristica exclusiva de cobertura e não pode receber mais carga (piso, paredes ou moveis por exemplo). melhor você contratar um engenheiro para analisar a laje, as armaduras e verificar qual reforço pode ser realizado! sou engenheiro civil e realizo esse trabalho, qualquer duvida pode entrar em contato

Responder
Cristiane Rodrigues
Particular - há 2 anos

Olá, boa noite!

Muito obrigada por responder. Então, até onde sei, a estrutura debaixo tem todos os requisitos para ampliação(Fundação), os cômodos foram construídos com tijolos de cimento, vigas, cintas e a laje manualmente com lajotas.

As paredes em cima dessa laje são de tijolo baiano e a casa coberta por telha brasilit.

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Indico contratar uma vistoria técnica de um engenheiro especialista para analisar a situação e lhe dar soluções. O custo de uma visita técnica com laudo e ART é de cerca de 1500 reais

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Ricardo Barreto

Prezada;

Uma edificação é dimensionada com um conjunto de elementos pra ter estabilidade estrutural. Existem várias cargas atuantes na estrutura, e somente com um pré dimensionamento será possível avaliar as novas cargas impostas a estrutura existente. Numa linguagem bem simples, existe uma transferência de cargas das lajes para as vigas, das vigas para os pilares, dos pilares para a fundação. Desta forma a simples utilização de um perfil metálico tem muita grande chance de contribuir negativamente, criando uma falsa impressão de ter solucionado a flexão (barriga) da laje, mas em contrapartida estar adicionando "peso" a estrutura, afetando assim o restante da estrutura. Sugiro contratar um engenheiro civil.

Responder
Cristiane Rodrigues
Particular - há 2 anos

Olá, boa noite!

Muito obrigada por responder. Compreendi a sua explicação, mas até o momento não houve flexão da laje, ela está intacta. Porém agora sei que a construção de paredes sob laje não é indicada.

André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 2 anos

Bom dia!

O ideal é que seja feita a visita técnica por um engenheiro estrutural para avaliar e fazer um laudo técnico.

Se for no RJ posso fazer para você por um valor acessível...

Sou engenheiro estrutural.

Responder
Everaldo Araújo - Arquitetura e Construção

Esperamos poder lhe ajudar na sua solicitação de orientação!

Resposta: O ideal é você contratar a consultoria de um engenheiro para poder dimensionar as cargas e ver se a estrutura existente suportará o sobrepeso, já quanto a posição de paredes, elas não precisam ser exatamente como no andar inferior, mas a estrutura sim deve ter um caminho de cargas único e que descarregue nas fundações para transmitir ao solo!

A nossa especialidade é a elaboração de projetos, obras e reformas de alto padrão, onde fornecemos desde serviços de Consultoria e Assessoria em Orçamentos e composições de custos finalizando com o planejamento e gerenciamento de obras, entre em contato e nosso corpo de arquitetos e engenheiros poderá lhe ajudar nas suas necessidades!

Esperamos poder ter lhe ajudado Cristiane;

Araújo Correia – Assessoria e Construção

Responder
Caio Cesar Costa dos Santos

Quando você insere cargas de alvenaria numa laje existente sem um pré dimensionamento pode levar a laje ao colapso, como você mesmo disse. É preciso realizar uma análise mais aprofundada sobre o que está ocorrendo, posso ajudar, sou engenheiro estrutural.