Posso trocar cerca por muro em casa geminada?

Moro em uma entre 5 casa geminadas. Sou da casa 2, portanto divido cerca com a casa 1 e 3. Entretanto, tenho tido problemas com o vizinho da casa 3, o qual se mudou recentemente e tem feito reclamações sobre meu cachorro. Gostaria de saber se posso trocar a cerca que divide nossas casas por um muro, para evitar mais conflitos? Estou disposta a arcar com todos os custos. Caso seja possível, para quem devo pedir autorização: somente para este vizinho, para todos os 4 outros vizinhos, para a prefeitura?

Posso trocar cerca por muro em casa geminada?

Moro em uma entre 5 casa geminadas. Sou da casa 2, portanto divido cerca com a casa 1 e 3. Entretanto, tenho tido problemas com o vizinho da casa 3, o qual se mudou recentemente e tem feito reclamações sobre meu cachorro. Gostaria de saber se posso trocar a cerca que divide nossas casas por um muro, para evitar mais conflitos? Estou disposta a arcar com todos os custos. Caso seja possível, para quem devo pedir autorização: somente para este vizinho, para todos os 4 outros vizinhos, para a prefeitura?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: o ideal é verificar no regimento interno se é permitido, visto que irá alterará as caracteristicas frontal das casas; seu sindico poderá lhe informar melhor...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Aliancon Construção & Reformas -Limpeza de Conndomínios

Iohana Boa Tarde tudo Bem esperamos que sim .Vamos lá

Primeiro vc mora em condomínio? Se sim promeiro pedir autorização da ADMINSTRADORA se não vc pode sim mas dendro do seu terreno sem invadir a do vizinho ok ms antes converce com ele a respeito lembrando que este muro so de ate 2,5metros de altura ok Abraços e Boa Sorte

Responder
José Maria
Construtor José Maria (Porangaba, São Paulo) Construtor José Maria - há 2 anos

ola Iohana tudo bem pode sim principalmente se seu vizinho e charope igual os meus voce nao vailivrar do barulho mas das cara deles tem serteza que voce nao vai ver amenos que queira e tambem voce pode passar uma parede de fora a fora dentro de casa pra reforça mais a acustica e direito seu

Responder
Luiz Roberto
Empreiteira Lrj (Itapeva, São Paulo) Empreiteira Lrj - há 2 anos

Há na lei o artigo 1305 do Código Civil(Direito de Construir) que prega:" O confinante que primeiro construir, pode assentar a parede divisória até meia espessura no terreno contiguo, sem perder por isso o direito a haver meio valor dela se o vizinho a travejar...". Ou seja, vc pode fazer o muro, mas se por acaso o seu vizinho precisar usá-lo, vc poderá exigir que ele reembolse a metade do que vc pagou, portanto, guarde todas as provas do que foi gasto para a construção do muro.

Por outro lado, pode acontecer que seu vizinho não o ajudou por não poder dispor do dinheiro. Mas isso não impede de se um dia ele precisar usufruir dos benefícios do muro ter que rembolsar a metade do que foi gasto para sua construção.

Responder
Valdir Tavares
Tavares Construção e Reforma (Atibaia, São Paulo) Tavares Construção e Reforma - há 2 anos

Olá Sra Iohana

O ideal para não ter nenhum problema é verificar junto a administração do condomínio se é possível a construção do muro,uma vez autorizado vc pode sim construir o seu muro dentro do limite do seu terreno.

Espero assim ter sanado sua dúvida.

QQ coisa estou a disposição, trabalho com reforma em geral, construção de muro, instalação elétrica, etc.

Responder
Jeferson maurrique

Olá Sra Iohana, feliz 2022..

O certo é perguntar para os gestores do seu condomínio, síndico ou zelador, se não tem nenhuma regra do condomínio impedindo a construção desse muro, pode fazer, principalmente porque pelo seu relato o seu vizinho certamente também será favorável...

Esse muro que vc vai levantar será seu e seu vizinho poderá também no futuro levantar um pra ele se desejar, lembrando de fazer seu muro dentro da área física do seu terreno ok...

Respeitando assim as medidas das plantas de cada terreno..

No mais, se não houver nenhum impedimento do condomínio ou dos vizinhos , vai em frente...

Sucesso e ótimo 2022

Responder
Daniel  Quille
Quille Engenharia e Construções (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Quille Engenharia e Construções - há 2 anos

Se vc vai arcar com os custos total, vc pode notificar os vizinhos que fazem divisa com sua casa e construir o muro , sem problemas, não precisa notificar a prefeitura. Caso decidir fazer, entre em contato comigo, espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção muros na sua região