Posso trocar janelas e portas de casa sem colunas?

Olá! Compramos essa casa fazem 16 anos e descobrimos recentemente que ela não tem colunas (também não tem aterramento mesmo sendo da caixa), as janelas e portas são de ferro e estão velhas. A porta da sala está agarrando no chão pra fechar pois o moço que consertou o vidro dela soldou errado. Quero trocar a janela e porta da cozinha e a da sala também. Posso fazer isso ou tem algum perigo? A casa não tem nenhuma rachadura, só tive prblema de mofo na parede que divide o quarto e o banheiro mas nenhum rachamento na estrutura. Posso trocar as janelas/portas? Se sim, posso usar espuma expansível e a janela de alumínio ou precisa ser de ferro para desempenhar algum papel eatrutural?

Desde já agradeço.

Posso trocar janelas e portas de casa sem colunas?

Olá! Compramos essa casa fazem 16 anos e descobrimos recentemente que ela não tem colunas (também não tem aterramento mesmo sendo da caixa), as janelas e portas são de ferro e estão velhas. A porta da sala está agarrando no chão pra fechar pois o moço que consertou o vidro dela soldou errado. Quero trocar a janela e porta da cozinha e a da sala também. Posso fazer isso ou tem algum perigo? A casa não tem nenhuma rachadura, só tive prblema de mofo na parede que divide o quarto e o banheiro mas nenhum rachamento na estrutura. Posso trocar as janelas/portas? Se sim, posso usar espuma expansível e a janela de alumínio ou precisa ser de ferro para desempenhar algum papel eatrutural?

Desde já agradeço.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Kevin Espicalski
Kevin Espicalski (Vila Velha, Espírito Santo) Kevin Espicalski - há 3 anos

Pelas informações passadas, parece que a casa é de alvenaria estrutural. Ou seja, não é recomendado que se abra novos cortes nas paredes. Mas pode sim trocar os elementos das esquadrias, desde que mantenha-se as medidas originas da abertura já existente.

Quanto ao uso da espuma expansiva. Pode sim ser feito a fixação com ela. Eu mesmo já fixei minha porta de madeira maciça, com 1,20m x 2,10m, há mais de 5 anos, e até hoje não apresentou nenhum problema se quer.

Responder
Rodrigo Martins Neves
RM7 Engenharia (Joinville, Santa Catarina) RM7 Engenharia - há 3 anos

Tudo bem, Raphaela? Então, sabes dizer se sua casa é de alvenaria estrutural? Considerando a idade de construção eo fato de não haver rachaduras, é bem provável que seja.

Sobre as porta e janelas, pode trocar sim! Só tome cuidado quanto esse quesito. Se possível, veja se foi feito a verga e contra-verga das portas e janelas, senão, a estrutura permitindo, faça para que não haja fissuras nas quinas. Qualquer coisa, meu contato é 47 -98833 7849. Se quiser mandar fotos, ou tirar alguma dúvida, pode ficar a vontade pra entrar em contato. Até mais!

Responder
Particular - há 3 anos

R: Se somente substituir, sem mexer na estrutura lateral e superior das portas e janelas... não há problema

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.