Posso usar conduíte metálico dentro de uma eletrocalha?

Em um conduíte metálico com cabos CC fotovoltaicos, é possível instalar esse conduíte dentro da eletrocalha metálica já existente (com fiação de luminárias) em uma instalação comercial? Evitando dessa forma a indução eletromagnética nos cabos CC?

Posso usar conduíte metálico dentro de uma eletrocalha?

Em um conduíte metálico com cabos CC fotovoltaicos, é possível instalar esse conduíte dentro da eletrocalha metálica já existente (com fiação de luminárias) em uma instalação comercial? Evitando dessa forma a indução eletromagnética nos cabos CC?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Elétrica Célio
Elétrica Célio (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Elétrica Célio - há 1 año

Olá eu não faria essa instalação dessa forma pois a norma não nos deixa duvidas quando ela diz que não é permitido passar condutores de redes diferentes pelo mesmo local, e e dessa forma os dois estarão próximo o suficiente para termos qualquer problema possíveis.

Responder
Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 1 año

Prezado Luiz,

não vejo restrições para que a instalação seja feita. Recomendo apenas que você equalize o potencial do conduíte com o da eletrocalha. Como o condutor de aterramento do sistema CA deve estar percorrendo a eletrocalha, conecte o conduíte a ele em pontos específicos. Se o comprimento for extenso, acima de 10 metros, preveja um ponto de equalização a cada cinco metros. Esta medida evitará eventuais centelhamentos caso correntes de curto-circuito circulem por ambos, conduíte e eletrocalha.

Neymard

Responder
Luiz Florez
Particular - há 1 año

Sr. Neymard obrigado, todo sistema Fotovoltaico é equalizado no BEP da instalação, a eletrocalha já está equalizada e o conduíte será equipotencializado com o condutor de equipotencialização dos módulos FV e sua estrututra de alumínio. Muito Obrigado

Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 1 año

Boa tarde Luiz é um grande prazer em poder ajudar na dúvida referente a rede elétrica bom pode desde que está eletro calha não esteja embutido na parede e sobrecarregada porque você não usar o eletrodutos de pvc será muito mais seguro sem riscos

Responder
Luiz Florez
Particular - há 1 año

Sr. Francisco obrigado, pela NBR 16690 FV devemos evitar os possíveis laços eletromagnéticos induzidos por descargas atmosféricas indiretas e a depender da classificação de risco do local da instalação das descargas diretas (uso SPDA). No meu caso atual descarga indireta, e instalação comercial com movimento de pessoas, portanto conduíte metálico para isso. Muito obrigado.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região