Posso usar transformador para dois eletrodomésticos ao mesmo tempo?

Eu tenho um ar condicionado de 12000btus que utiliza um transformador de 5000. Agora comprei um forno elétrico de 220 com a Resistência de 2000W.

Gostaria se saber se posso utilizar outro transformador de 3000 somente para esse forno. E se posso utilizar os dois transformadores ligados ao mesmo tempo?

Posso usar transformador para dois eletrodomésticos ao mesmo tempo?

Eu tenho um ar condicionado de 12000btus que utiliza um transformador de 5000. Agora comprei um forno elétrico de 220 com a Resistência de 2000W.

Gostaria se saber se posso utilizar outro transformador de 3000 somente para esse forno. E se posso utilizar os dois transformadores ligados ao mesmo tempo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Billy Anderson
Bsp Soluções (São Bernardo do Campo, São Paulo) Bsp Soluções - há 2 anos

Olá Suelen, poder usar transformador pode, eu aconselho meus clientes a usarem se for situação uma situação casual, sugiro que você procure um profissional para fazer uma análise da instalção da casa e verificar a possibilidade de incluir novos circuitos a sua instalação se for possível, mas de qualquer maneira uma boa análise vai te mostrar se é possível e também as condições da sua instalação e as correções e melhorias necessárias para te atender.

Responder
Particular - há 2 anos

R: Poder, pode, mas não é indicado

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Luciano Luconi Popi

Suelen, bom dia.

Seu AC de 12000btus deve ter 1500Watts e o Forno tem 2000Watts, somados dão 3500W então um transformador de 5000W vai suportar os 02 equipamentos, lembre de instalar as devidas proteções como disjuntores , cabos elétricos e tomadas dimensionados corretamente para não ter problemas na sua instalação e causar algum acidente.

Responder
Zilvan Molina de Oliveira

Bom dia.

Você pode ligar quantos equipamentos quiser a um único transformador, desde Que, o mesmo seja dimensionado para atender a demanda desejada.

No caso do seu transformador de 5000 teria que ver a potência do seu forno elétrico.

Mais tecnicamente te aconselho a solicitar a concessionáriade energia um aumento de carga.

Seria mais eficaz para vc.

Caso precise de mais informações estou a disposição.

Zilvan Molina

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 2 anos

Olá Suelen,

A potência elétrica do ar condicionado somada com a potência do forno deve ser menor que a do transnformador. O ideal é que essa soma não ultrapasse 4000W.

No entanto é preciso verificar se a tomada onde o transformador e o resto da instalação suporta essa carga.

Procure um profissional especializado para uma análise.

Gratos,

Elétrica Carneiro

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Suelen,

A sua instalação deve estar dimensionada para atender uma demanda de carga elétrica pensada quando a instalação foi construída, à medida que você está colocando mais equipamentos que não estavam previstos no projeto inicial, você pode ter problemas.

Minha recomendação é que você solicite a análise da sua instalação por parte de um eletricista, ele terá condições de avaliar os meios e impactos para instalar e ligar essa carga nova sem colocar em risco a instalação e a vida das pessoas.

Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região