Posso utilizar fios de 1.5mm2 para a instalação de um ar split de 18000?

Segundo meus cálculos utilizando a ficha da unidade seria viável, porém achei o fio muito fino para tal propósito.

Posso utilizar fios de 1.5mm2 para a instalação de um ar split de 18000?

Segundo meus cálculos utilizando a ficha da unidade seria viável, porém achei o fio muito fino para tal propósito.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Victor Navarro
Particular - há 4 anos

Prezado, por Norma (NBR 5.410) a fiação de 1.5 serve apenas para iluminação, se o circuito tiver tomadas, já muda para 2.5. Ar condicionado e outros equipamentos que necessitam de TUE (Tomada de Uso Específico), precisam ser calculados individualmente, considerando a distância do quadro de distribuição de energia até o equipamento, quantidade de fios por conduíte, entre outros.

Provavelmente o mais seguro seria um fio de 10 mm², e somente este circuito passando no conduíte específico para ele.

Caso não caiba no conduíte, há tamanhos maiores no mercado.

Na Norma você encontrará tabelas informando o básico (como bitolas mínimas e quantidade máxima de fios por conduíte).

De qualquer forma, acredito que o melhor é contratar um profissional habilitado para solucionar, pois caso instale errado poderá causar um incêndio, ou queimar o equipamento, ou queimar o quadro, entre outros.

Particular - há 4 anos

R: não, nem se estivesse ao lado do disjuntor; O calculo varia com a distancia, mas se for até um 10m de distancia do disjuntor seria 8mm (considerando um inverter

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região